Em todos os setores da sua empresa é importante ter estratégias robustas e um objetivo a ser alcançado, principalmente quando se trata de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM). Todas as empresas precisam investir nesse setor não só por meios tradicionais, mas, atualmente, é imprescindível tê-la, também, no digital.
Sabemos o quanto o digital deixou as compras mais fáceis e rápidas para os nossos consumidores, não só com relação a comprar e pesquisar sobre produto, mas, também, em poder analisar todas as opções no mercado. Por isso, as empresas que desejam sair à frente e ganhar da concorrência precisam investir em uma boa estratégia de CRM e buscar ter presença digital.
Uma boa estratégia de CRM melhora o relacionamento com o cliente em todos os aspectos e, consequentemente, aumentará o valor da vida útil do cliente e aumentará a receita. Pois há mais chances de se ter clientes fiéis quando se investe em boas estratégias para construção desse relacionamento.
Hoje, quando ouvimos falar de gerenciamento de relacionamento com o cliente, sempre associamos a um sistema de CRM. Um sistema de CRM é uma ferramenta de software que ajuda no gerenciamento de contatos, fluxos de leads, fluxos de trabalho de e-mail, gerenciamento de vendas, produtividade e muito mais.
As empresas precisam de um sistema de CRM robusto e completo para lidar com as grandes quantidades de dados que são criados todos os dias em sua base. Cada vez que alguém envia uma mensagem no chat do seu site, abre um WhatsApp enviado pelo departamento de marketing, entra em contato pelas redes sociais ou mesmo faz as compras em estabelecimento físico – novos dados são gerados com os quais sua empresa pode aprender algo
Como é o tratamento desses dados com o sistema de CRM?
Tabela de conteúdo
Sabemos que é um risco deixar dados de clientes em computadores pessoais – talvez em documentos do Word ou planilhas ou o que você tiver. Além de se perder no meio de tantos outros arquivos, certamente, muitos colaboradores não poderão visualizar e analisar os arquivos quando não tiver acesso a essas máquinas. Em casos de pane, então, ou mesmo a possibilidade de se pegar um vírus.
No entanto, quando uma empresa tem um sistema de CRM em funcionamento que trabalha nos bastidores para armazenar todos esses dados. É possível que nesse sistema todas essas informações estejam acessíveis a todos seus colaboradores que tenham acesso.
De fato, a pesquisa da JobNimbus descobriu que as empresas com uma estratégia e sistema de CRM funcional aumentaram a receita em 41% por vendedor, em média. Além do mais, as taxas de conversão de leads podem melhorar em até 300%. Já as melhorias na retenção de clientes foram de 27% e a redução nos custos de vendas e marketing de 23%.
Podemos concluir o quanto essas ferramentas ajudam no faturamento e como importante empresas adotarem. Então, vamos te ajudar a construir uma estratégia assertiva que irá te garantir muitas vendas.
5 maneiras de melhorar sua estratégia de CRM
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Estabeleça seus objetivos
Em primeiro lugar, sua estratégia de CRM deve ajudar sua empresa a atingir suas metas e, portanto, naturalmente, o primeiro passo é identificar quais são esses objetivos. Pode ser que você esteja procurando leads mais qualificados, um sistema de CRM que garanta respostas mais rápidas para lidar com interações dos clientes. Ou para mapear melhor a jornada do cliente do início ao fim.
Seja o que for, é fundamental que sua equipe de marketing e comercial saiba o que está tentando alcançar desde o primeiro passo. Só assim, os gestores serão capazes de rever sua estratégia após executá-la e, por meio dessa análise do que funcionou e do que não funcionou. Sua equipe terá a direção do que é preciso otimizar na sua gestão de relacionamento com o cliente, daqui para frente.
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Use o seu sistema de CRM em todos os departamentos
Muitas empresas, mesmo quando possuem um sistema de CRM, não o utilizam em sua capacidade total. A melhor estratégia de CRM que se pode ter é um sistema que não apenas ajude um departamento específico, como o de marketing e vendas, por exemplo – a atingir seus objetivos, mas que tenha uma gestão integrada, de fato.
Na verdade, uma das maravilhas do software de CRM é que você pode rastrear um lead desde o momento em que se inscreveu no seu blog ou boletim informativo até o momento em que se torna um cliente fiel. Isso significa que o marketing se beneficiará do sistema tanto quanto o setor de vendas.
De campanhas de mídia social a fluxos de trabalho de e-mail, com sua inteligência artificial obtidas de um sistema de CRM irão ajudar a informar o marketing quando o melhor momento é postar conteúdo. Quanto entrar em contato com os clientes e passar o lead para o setor de vendas. Até mesmo setores, como o de pesquisa e desenvolvimento, devem ter acesso aos dados de CRM, para que possam descobrir o próximo produto ou atualização que deve ser lançado no mercado.
Resumindo, um sistema de CRM pode e deve ser usado para ajudar cada membro de sua equipe a fazer seu trabalho ainda melhor.
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Priorizar clientes em potencial e clientes
O mundo dos negócios não é mais um modelo fordista. É comum que muitas empresas queiram tentar e tratar todos os seus leads e clientes como iguais. Porém, para uma empresa ter sucesso, ela deve aprender e estar disposta a priorizar.
Por exemplo, existem muitas pesquisas relacionadas ao fato de que clientes recorrentes são muito mais valiosos do que clientes novos, geralmente gastando quase o dobro. Além do mais, também, é muito mais econômico vender para clientes existentes do que adquirir novos.
Sua empresa, sem dúvida, terá sua própria maneira de determinar o que torna um cliente ou lead valioso. Portanto, identifique essas características particulares e, em seguida, use seu sistema CRM para segmentar seus contatos em grupos prioritários.
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Torne sua estratégia de CRM social
É fundamental que seu sistema de CRM esteja alinhado com suas redes sociais e tenha integração para tal. Segundo o estudo feito pelo banco Barclays prevê que, em 2021, afirma que 41% dos consumidores são influenciados pelas redes sociais e é bem provável que no futuro irão usá-las para realizar compras.
Além do mais, os consumidores regularmente recorrem às redes sociais para fazer reclamações às marcas. Claro, as pessoas também fazem recomendações e deixam elogios. Mas o que tudo isso significa é que, se seu sistema de CRM não estiver conectado às suas redes sociais, você perderá uma vasta quantidade de dados valiosos sobre como sua marca é percebida pelos seus seguidores.
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Analisar e melhorar
Como acontece em todo processo de construção de um negócio, sua estratégia de CRM provavelmente não será perfeita desde o primeiro momento em que sua equipe a implementa. E isso é absolutamente bom, desde que você esteja disposto a ser paciente e persistente, para minar ativamente seus dados e descobrir onde precisam ser feitas mudanças e melhorias. Saber o que é ineficaz é quase sempre tão valioso quanto saber o que funciona. Então, identificar fraquezas através do seu sistema de CRM não é uma coisa ruim, pois permitirá que sua equipe otimize seus processos no futuro.
Empresas como a Chat2desk, possui um sistema de CRM completo com integração com as principais redes sociais. Além de outras ferramentas, ainda coleta e organiza dados. Sua equipe tem um dashboard integrado que possibilita ver todas as interações. Além de ter chatbot auxiliando no atendimento.