Leads: como gerar e nutrir

O principal objetivo do Marketing Digital é atrair um público que precise de uma solução e sirva como demanda para as ofertas dos produtos e serviços da sua empresa. Ou seja, atrair oportunidades de negócio através dos seus canais de atendimento e venda online. No entanto, para que isso aconteça não basta apenas ter um site e postar nas redes sociais. É preciso ter muita estratégia, construir uma jornada de conteúdo e de compra, ter uma abordagem de acordo com a persona da sua empresa e, mais ainda, ter uma oferta irresistível e matadora.

Um erro que muitas empresas cometem é trabalhar somente com um formulário de contato na página do seu site. E não aproveitar outras formas de converter sua audiência em lead e estreitar o relacionamento. As redes sociais abriram um leque de possibilidade para que as empresas se comunicarem com a sua audiência de forma mais próxima, amiga e com mais frequência do que com a tradicional captura via landing page e nutrição de lead por email.

 

Geração de Leads: como dar os primeiros passos e potencializar seu negócio

Como sua empresa avalia os resultados gerados em suas estratégias de Inbound Marketing? É comum empresas adotarem estratégias de Inbound sem objetivos e foco em resultados. Realizam diversas ações, como produção de conteúdo no blog, produção de conteúdo nas redes sociais e anúncios em mídia paga. Mas não conseguem mensurar os resultados nem criam um relacionamento consistente com seus potenciais clientes ou fazem ofertas assertivas focadas em vendas

Mas por que isso acontece? Um dos motivos é a produção de conteúdo voltado apenas para atrair público e não com o objetivo de converter a audiência e gerar conscientização sobre a solução que a sua empresa vende.

Por mais que o conteúdo seja relevante e de qualidade, se não tiver uma estratégia para gerar leads, sua empresa não conseguirá evoluir em seu funil de vendas e terá dificuldades em mensurar os resultados. Após a atração de visitantes para o perfil da sua empresa nas redes sociais, site ou blog, sua equipe de marketing precisa saber quem são essas pessoas, quais seus interesses e se estão qualificados como uma oportunidade para o seu negócio.

 

Por que é importante gerar leads?

Um Lead é gerado quando alguém fornece suas informações de contato (nome, email, WhatsApp, redes sociais, etc.) em troca de uma oferta de valor que sua empresa oferece em seu site ou blog. Essa oferta de valor deve ser um conteúdo rico, algo exclusivo, como um ebook, guia, template, planilha, checklist, trial ou até mesmo um diagnóstico gratuito.

Com a geração de leads, sua empresa consegue avaliar o interesse de seus visitantes em suas ofertas e ainda entende como está a sua conversão. Se você possui uma boa taxa de conversão  é sinal de que seu conteúdo é atrativo para sua persona. Saber o estágio do lead na jornada de compra, também, é um fator importante. É comum as empresas pensarem somente nos leads que estão prontos para realizar uma compra de um produto ou contratação de algum tipo de serviço.

Leads: como gerar e nutrir
Leads: como gerar e nutrir

Defina sua persona

Para quem quer iniciar uma estratégia de Inbound Marketing de sucesso, é essencial que o primeiro passo seja definir quem é sua persona. Afinal, sua empresa só pode oferecer uma solução para quem tem um problema específico. E como se comunicar adequadamente a sua oferta se sua equipe não souber com quem está falando?

Uma persona é uma representação fictícia de seu cliente ideal. Ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos seus clientes. Ou seja, é a descrição dos interesses pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações de pessoas que precisam da sua solução. 

Um grande erro é utilizar a mesma linguagem para personas distintas. Quanto mais personalizada sua comunicação, melhor será o resultado. É preciso que exista identificação de sua persona com o conteúdo oferecido. Além de ter conhecimento sobre características pessoais (idade, gênero, preferências etc.), entender a dor/necessidade de sua persona é um dos pontos mais importantes.

 

Utilize Landing Pages, pop-ups, formulários e redes sociais

Sua persona precisa ter acesso a um conteúdo rico que mostre a ela os benefícios do seu produto, que quebre objeções e aumente o nível de consciência do cliente. Para isso, utilize ferramentas que permitam a sua distribuição para geração de leads. As opções mais comuns e que podem ajudar nessa etapa são:

 

Landing Pages

Landing pages são páginas de captura que ajudam no processo de geração de leads. Elas são fundamentais, pois apresentam uma estrutura simples e com objetivo definido. Utilizando uma ferramenta de automação de marketing, sua empresa consegue criar de forma rápida uma landing page e que chegará ao lead automaticamente.

Nela, terá geralmente uma chamada principal, uma descrição da solução que está ofertando, um formulário com os campos necessários para geração do lead (nome, email e outros campos personalizados) e um Call-to-action (CTA), que é um botão de ação para envio das informações. O material oferecido e a estrutura da landing page são decisivos para obter uma boa taxa de conversão.

 

Pop-ups

Um pop-up é uma janela que abre no navegador quando se acessa uma determinada página. Os tipos mais eficientes são os seguintes:

Pop-up formulário: é exibido em seu site de forma centralizada quando o visitante tenta sair da página. Ele é excelente para recuperar visitantes que já estavam decididos a fechar a página;

Pop-up CTA: aparece no canto da tela quando seus visitantes rolam 50% da página. Ele possui dois principais objetivos: promover as suas Landing Pages e avançar os seus visitantes na Jornada de Compra.

 

Formulários

Os formulários também são uma excelente alternativa para geração de Leads e podem ser inseridos diretamente nas páginas de seu site. São ideais para casos em que o formulário deve fazer parte de uma página já existente (como um post de blog) ou deve ocupar pouco espaço no site (como um formulário de newsletter).

 

Redes sociais

As redes sociais funcionam tanto para atrair visitantes, nutrí-los e convertê-los. É um ótimo canal de comunicação para sua empresa iniciar a prospecção e geração de lead. Além de poder ser o local de nutrição, campanhas de marketing e geração de oferta.

Nesses casos, ter um sistema de CRM, como os da Chat2Desk, é fundamental para poder responder todas as interações de forma rápida, organizada, coletar e organizar os dados. Além de poder ter o atendimento híbrido, em que os chatbots respondem às questões simples, impedindo o congestionamento de atendimento e que clientes esperem por atendimento. E, ainda, funciona em tempo integral e otimiza o trabalho dos atendentes.

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