A importância de ter um CRM

Todo business que tem o consumidor como o centro do negócio precisa de um CRM. Muitas vezes, a gente só vê o CRM como o sistema que otimiza o relacionamento com o cliente. E, obviamente, o sistema é muito importante para todo o processo de vendas e personalização das comunicação.  

São soluções que toda empresa deve ter, pois segundo uma pesquisa feita em 2018, pela TechTrends, 56,9% das empresas usam um sistema de CRM em seu suporte. No entanto, precisamos parar de pensar que CRM é apenas um software e entender que envolve muitos aspectos do relacionamento da marca com o consumidor. Todas as estratégias precisam ter como principal foco o cliente e não a empresa, desde a criação do produto até a pós venda e a sua entrega. 

Logo, não pense que ao contratar um bom CRM na sua empresa será o suficiente para que o cliente se sinta exclusivo e veja tua oferta como imperdível. É necessário ter boas estratégias e um planejamento eficaz voltado para a relação com o cliente em todas as etapas da operação.

Por isso, vamos te ajudar a criar algumas estratégias eficazes para fidelizar mais clientes e criar recorrência.

Como um CRM pode alavancar os lucros da sua empresa?

Se você seguir o passo a passo que te ensinaremos aqui, você verá o poder do CRM e como pode ser muito lucrativo para a sua empresa. Além de melhorar a experiência do cliente e levar reconhecimento da sua marca, pois é o objetivo principal da sua marca. Ao deixar o cliente satisfeito, conseguirá aumentar o ticket médio e ter maior retenção, diminuindo os custos e aumentando o lucro do seu negócio.

O CRM tem outras vantagens ao centralizar as suas informações em um único lugar, por conta da análise de dados não há ruídos na comunicação. As atividades são automatizadas ao contratar um bom sistema, além de melhorar a produtividade dos colaboradores. 

1.  Tenha um planejamento

Não tem saída, tem que planejar! Isso é fundamental, apesar da maioria querer pular essa etapa ou fazer rapidamente sem se atentar aos detalhes, que é justamente nisso que o planejamento nos ajuda. Querer ter resultado rápido, praticando de qualquer forma sem uma estratégia direcionada. Como saber os desafios? Pontos fortes e pontos fracos? Quais os objetivos? Quais são as metas para alcançar? Como está o desempenho? Prazos para cada processo? É preciso dividir as etapas e fazer acompanhamento de curto, médio e longo prazo.

Obviamente, que quando você tem um sistema de CRM esse processo é bem mais rápido, pois algumas etapas são otimizadas. Você poderá colher e organizar informações essenciais. Fica mais fácil entender a sazonalidade da compra, quais clientes são fiéis e quais não. E você terá acesso a tudo isso computadorizado de forma mais fácil ainda, deixando seu processo de vendas mais eficiente. Além de poder ter um funil de vendas organizado e com follow ups, podendo planejar assim, melhor suas ações

2. Analisar seus clientes e quais são suas necessidades

O CRM oferece algo essencial para empresa: você passa a conhecer profundamente os seus clientes. E tem algo que te ajude a vender mais do que entender bem a sua persona? Como conquistar clientes fiéis sem entender suas reais necessidades? O CRM lhe dar inúmeras informações como:

  • Quais são seus produtos ou serviços que mais tem procura por persona?
  • Qual o período do ano que mais tem venda?
  • Quais os clientes que mais consomem?
  • Qual experiência e entrega mais agrada os clientes?
CRM é importante para analisar métricas
CRM é importante para analisar métricas

 

A empresa terá acesso a essas e outras informações através de outros relatórios bem mais precisos e assertivos. E, dessa forma, cria-se estratégias de CRM mais eficientes e com maiores resultados. 

 

3. Fortalecer as relações com os clientes

As empresas sempre acabam pecando em crer que seu maior objetivo é vender, quando, na verdade, tem que ser: atender bem o cliente. Vender é, na verdade, uma consequência disso, construir uma relação sólida com seus clientes é imprescindível para que a empresa tenha reconhecimento de marca e ganhe mercado

Através do CRM, os diversos e mais importantes dados sobre a persona, deixando seus clientes satisfeitos com mais facilidade. Pode analisar como está sendo as interações, quais são os pontos que geram insatisfações, executando um atendimento personalizado. Ao se relacionar com o cliente melhor, com certeza, aumentará sua recorrência em vendas.

 

4. Tenha uma equipe alinhada

Para uma estratégia ser bem executada é preciso que a equipe responsável por sua aplicação seja boa. Primeiro, a empresa deve ter uma boa comunicação com a sua equipe, pois dessa forma, eles estarão envolvidos e dedicados a essa estratégia. Verifique qual é a meta da empresa com o CRM, como ela melhora o trabalho da equipe, os benefícios que traz para a empresa no geral. Explicar a contribuição de cada um para isso e como melhorar o relacionamento com o cliente.

É preciso, também, sempre atualizar e treinar os colaboradores para que saibam usar corretamente as ferramentas do CRM de acordo com a necessidade da empresa. Por exemplo: a equipe de vendas tem que entender o gerenciamento de leads e como identificar as oportunidades. Da mesma forma que os gestores precisam ser capazes de dominar a parte gerencial. Entenda que, ao implementar um CRM, será preciso mudar toda rotina de trabalho e cultura da empresa, e isso pode levar um tempo.

 

5. Faça uma campanha promocional certeira

O CRM ajuda na criação de campanhas promocionais que alavancam as vendas nos períodos de baixo movimento. Levando em conta todos os dados, você poderá investir energia em seus melhores clientes, analisando os que mais compram, como criar a promoção ideal para eles e como ter bons resultados realmente impactantes.

E o mais importante, pesquise um bom método de CRM, um bom sistema para facilitar todo o trabalho e melhorar o desempenho do time. É preciso escolher um bom CRM, com um bom parceiro é possível utilizar toda a capacidade da ferramenta e ter maior resultado. É preciso entender qual é o modelo que mais atende o seu negócio, por onde os seus consumidores se comunicam, como é oferecido o produto ou o serviço e ter definido os objetivos que busca alcançar a longo prazo.

Um sistema de CRM como os da Chat2Desk que possuem um dashboard integrado, em que automatiza vários canais de comunicação de forma bem personalizada, principalmente o WhatsApp que é o mais utilizado pelas pessoas em seu cotidiano. Permitindo a comunicação híbrida, em que os atendentes solucionam os casos mais complexos e os chatbots os casos mais simples. Além disso, ainda organiza todos os dados conforme a jornada do cliente e os disponibiliza todo organizado em relatórios.

5 estratégias de CRM para aplicar na sua empresa 1

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