Funil de vendas automático: porque a sua empresa necessita de um!

Um dos processos mais eficientes da automação de marketing é o funil de vendas automático que, como conceito, é algo que todos os empreendedores devem adotar em sua empresa. Infelizmente, a maioria dos empreendedores além de não conseguir entender os funis de vendas, também, não consegue aplicar a automação em seus negócios.

Quando os funis de vendas não são devidamente compreendidos ou configurados, o setor de venda e marketing acabam esgotados. E o retorno que dão sobre o investimento não reflete tudo o que demanda para a sua manutenção.

Por isso, vamos te dar três dicas principais para sua equipe fazer o melhor proveito do funil de vendas automático.

 

Por que funil de vendas automático?

A palavra funil é usada como uma metáfora onde o topo do funil de vendas representa a entrada de clientes potenciais em seu no pipeline de vendas. À medida que esses clientes em potencial avançam no funil, os clientes não qualificados ou que não buscam sua solução deixam de interagir com a sua empresa. Esse processo vai deixando seu negócio apenas com uma pequena base de clientes potenciais prontos para comprar e (com um bom trabalho) se tornarem clientes fiéis. Ou seja, vai afunilando esse processo e, por isso, é dado esse nome para a técnica de qualificação em que chegam muitos leads, mas, na verdade, poucos se transformam em clientes.

 

Como funciona um funil de vendas automático?

Como empreendedor, você pode ter o melhor produto, serviço ou processo do mundo, mas se seu funil de vendas automático não estiver ajustado e pronto para começar, poucos serão os clientes que irão comprar seus serviços ou produtos. Na verdade, você estará deixando fugir a grande parte do público que poderia comprar seu produto.  

Um bom funil de vendas automático é um fator importante para consistência e positividade em seu fluxo de caixa. É a única maneira de filtrar clientes em potencial não qualificados que provavelmente não comprarão, dos leads que só precisam ser qualificados e precisam da sua solução. Assim, economiza muito tempo, investimento e energia. 

 

A importância de ter um funil de venda na sua empresa

Imagina trabalhar, dia após dia, na construção do seu negócio, tendo milhares de curtidas no Instagram, mas, ainda assim, poucas delas se transformaram em vendas. Sua conta bancária não reflete todo o trabalho que você tem. Pois é, ter processos manuais, não ter informações o suficiente dos seus clientes e não ter um fluxo organizado não poderiam gerar resultados.

Um bom funil de vendas automático permite que você pegue todas esses processos de qualificação de lead e interações (inscrições, interações, compartilhamentos, etc.) e as canalize de uma forma projetada para gerar conversões acima de qualquer outra coisa. Te dando a capacidade de começar a prever o retorno de campanhas de marketing e publicidade, ajudando a identificar o que funciona e o que não funciona.

Em última análise, seu funil de vendas automático permitirá que você comece a gerar os retornos que seus esforços merecem, de uma forma que demanda menos  investimento de tempo e dinheiro.

 

funil de vendas automático
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Otimize a comunicação com o seu cliente

Imagine por um segundo que seu cliente ideal entre no escritório da sua empresa em busca de uma solução que a sua empresa possa oferecer, mas ele sai porque nenhum colaborador o cumprimenta quando ele entra para perguntar sobre suas necessidades ou desejos. Claro, os clientes podem buscar na internet e encontrar algo para comprar, mas está longe de ser uma garantia.

Um site não é diferente de uma loja física. Uma atmosfera hostil afastará clientes em potencial, seu site é a porta para o sistema de funil de vendas automático. Cada mídia social ou esforço de marketing que sua empresa executa deve ser direcionado ao site, seu escritório online 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Os sites devem ser criados não apenas para atrair visitantes, mas, também, para mantê-los assim que chegarem. Ofereça a eles um relatório gratuito, ebooks, série de vídeos ou desconto no produto em seu site ou uma demonstração de como é o seu serviço em troca de dados importantes do seu lead para que a sua empresa possa manter o contato com ele.  

Atraia os leads para visitar seu site e eles oferecerão de forma espontânea suas informações para sua qualificação.

 

Tenha um bom sistema de CRM

Depois de conseguir que seus leads entregam informações de contato, sua equipe precisa começar a fazer marketing estratégico de conteúdo para nutrir seus clientes potenciais e transformá-los em clientes fiéis. Comece a construir relacionamentos com esses leads da lista e aumente a probabilidade de conversões no futuro. É preciso manter contato com os seus leads frequentemente!

Dê a esses clientes em potencial tudo o que sua empresa prometeu quando eles aceitaram dar suas informações. Pode parecer óbvio, mas muitos empreendedores (e seu site) não cumprem suas promessas.

Após o contato inicial, envie artigos úteis com certa regularidade (talvez uma vez por mês) com notícias sobre eventos atuais, conteúdo exclusivo, ofertas especiais e qualquer outro conteúdo valioso que os ajudará a entender a solução da sua empresa e como pode ajudá-los a resolver seus problemas.

 

Tenha um CRM que possibilite muitas integrações

Finalmente é hora de começar a medir seu funil de vendas automático para ver o que funciona e o que não funciona. A maneira mais simples é ter um CRM implementado. Medir é alcançar resultados bem-sucedidos. Não precisa ser difícil e existem muitas ferramentas disponíveis para ajudá-lo a tirar conclusões inteligentes.

Empresas com a Chat2Desk, oferece um sistema de CRM completo que faz integrações com mais de 5.700 ferramentas que empresas usam em seu cotidiano. Além de integrar com as principais redes sociais, possibilitando o atendimento full time de forma ininterrupta, já que disponibiliza o uso de chatbot com inteligência artificial e machine learning.

Podendo ter inúmeras configurações de menu, além de coletar os dados e organizá-los a cada início de interação. Facilitando a abordagem e a resolução de problemas. Ainda é possível criar grupos de trabalho. Ter projetos com um kanban para que os colaboradores vejam o que precisa ser feito, consigam acompanhar o andamento do projeto. E ainda gera relatórios com dados organizados, além de avaliar toda a performance da equipe para que os gestores possam gerir bem de acordo com a produtividade.

 

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