Pular para o conteúdo

Negócios: como vender mais e deixar o cliente satisfeito?

Como fechar melhores negócios?

Manter a satisfação do cliente pode ser um desafio nos negócios. No entanto, existem várias maneiras de melhorar as vendas e a satisfação do cliente ao mesmo tempo. Apesar de ser um caminho negligenciado mesmo causando um impacto positivo nas relações com os clientes.

Compreender seus clientes te coloca em uma posição de oferecer melhores serviços. Assim, ao melhorar as relações com os consumidores, sua empresa pode atrair e reter mais clientes. Sabendo da importância dessa prática, vamos te passar umas dicas práticas de negociação para aumentar a satisfação de seus clientes.

 

Redefina sua estratégia de negócios

Uma estratégia de negócios clara garante que os membros da sua equipe estejam todos enxergando o mesmo cenário. Trabalhar juntos em prol de objetivos comuns pode fortalecer a dinâmica de sua equipe. Além disso, ter essa harmonia pode construir a confiança dos clientes. Vários estudos mostram que a confiança do cliente é essencial para que ele seja fiel a sua marca.

É importante ter uma estratégias de retenção de clientes em seu planejamento de negócios. De acordo com a Harvard Business Review, seus lucros podem aumentar entre 25% a 95%, se a sua empresa consegue aumentar a retenção de clientes em, somente, 5%.

Se seus clientes continuam voltando para comprar da sua empresa, isso pode ser um forte indicador de que eles estão satisfeitos com seus serviços. Além disso, geralmente custa menos reter clientes existentes do que adquirir novos.

 

Analise suas técnicas de vendas ao fechar um negócio

Ao fechar negócios com seus clientes, sua empresa pode optar por uma abordagem de venda forte ou moderada. Sua escolha depende de vários fatores, como tipo de produto e prioridades de vendas. Sua equipe de vendas precisa, também, sempre ter treinamento sobre qual a melhor abordagem para fechar negócios, pois, assim, saberá quais técnicas de vendas usar

 

Snap selling

Tem técnicas de vendas que usam uma abordagem direta nos negócios e, também, é conhecida como snap selling. Foca em fechar negócios de forma direta e se concentra em informar o cliente sobre os benefícios de comprar seu produto ou serviço. É comumente usado para vendas frias.

Você pode usar a abordagem de snap selling ao fazer vendas únicas ou ao lidar com negócios menos complexos. Os clientes que precisam de ajuda para decidir sobre um determinado produto podem apreciar essa abordagem. Se usado da maneira errada, a snap selling pode afastar seus clientes.

Por isso, o treinamento de vendas deve ensiná-lo a atrair clientes usando técnicas de vendas agressivas, mas de forma correta. A seguir estão as ideias que você pode usar para melhorar a experiência de um cliente ao fazer negócio com essa técnica de vendas:

  • Honestidade
  • Relevância
  • Etiqueta empresarial
  • Adição de valor

 

Como fechar melhores negócios?
Como fechar melhores negócios?

Spin selling

A técnica spin selling é voltada para orientar, em vez de levar seus clientes a uma decisão de compra, de primeira. A Spin Selling é uma técnica de venda mais sutil, persuasiva ou indireta. No processo de negócio da venda spin selling, você pode falar com seus clientes em um tom mais amigável, porém convincente.

Muitas grandes empresas usam a abordagem de spin selling para construir a marca e a fidelidade do cliente. Essa técnica funciona bem ao estabelecer relacionamentos de longo prazo com clientes valiosos.O spin selling é adequado ao fazer vendas complexas, como serviços profissionais em que a confiança do cliente é vital.

Os profissionais de vendas geralmente usam gatilhos mentais e PNL para melhorar as habilidades de vendas em negócios complexos. A lista abaixo destaca algumas táticas populares para fechar negócios desse porte:

  • Testes grátis
  • Vídeos informativos
  • Mídia social
  • Material didático gratuito
  • Eventos
  • Demonstração

Avaliações gratuitas: muitas empresas de software como serviço (SaaS) podem oferecer avaliações gratuitas de 14 ou 30 dias. Para que os clientes possam aprender a usar o software antes de fazer um compromisso financeiro.

Vídeos informativos: muitas empresas produzem tutoriais e vídeos promocionais no YouTube, site e Instagram para apresentar indiretamente os benefícios de seus produtos. Este é um método eficaz para construir a confiança do cliente.

Mídia social: muitas empresas postam artigos em blogs e posts nas mídias sociais para atrair novos clientes. Sua equipe também pode usar plataformas como Facebook, Telegram e WhatsApp para conversar com seus clientes existentes e oferecer serviços de suporte.

 

Reveja as técnicas utilizadas para fechar um negócio

Existem as técnicas de negociação mais usadas ​​nos negócios. Cada técnica tem prós e contras em diversas situações. Muitos empresários tendem a usar apenas um ou duas técnicas de negociação. No entanto, vendedores de sucesso alternam entre os cinco.

Sua equipe pode testar e ver qual das técnicas de negociação usar e em quais processos de negpocios. É importante observar que seus clientes, também, podem ter diferentes perfis. Se você entende seus clientes, saberá qual é o seu perfil pode oferecer serviços melhores.

Habilidades essenciais de uma negociação que deixa o cliente satisfeito

Há muito mais que sua equipe pode fazer para criar uma impressão positiva duradoura. A lista abaixo destaca algumas habilidades que os profissionais de vendas devem ter para fechar negócios de sucesso e incentivar seus clientes a continuar comprando da sua empresa:

  • Escuta activa
  • Paciência
  • Autocontrole

Escolha o melhor sistema de CRM: Chat2desk

A satisfação de seus clientes depende de uma ampla gama de fatores. Sem o treinamento e as ferramentas adequadas, as técnicas de negociação não são suficientes para que a sua empresa consiga converter clientes de forma eficiente. Seu foco durante as negociações e a sua dedicação ditará o volume de clientes que sua empresa conseguirá.

A percepção dos seus clientes pode pesar muito no sucesso do seu negócio. Isso deixa você com a responsabilidade de acertar todas as vezes. Para fazer isso, você precisará fornecer a qualificação e as ferramentas certas que todo processo de vendas necessita. E ter um conjunto sólido de processos a seguir para manter negócios de sucesso.

Empresas como a Chat2Desk, em que possuem sistema de CRM completo são essenciais para coletar dados importantes dos clientes. Além de possuir um funil de vendas automático em que é possível verificar em qual etapa da jornada de compra o cliente está. Além de todas as informações do cliente, com histórico, a cada início de interação, facilitando completamente a abordagem do vendedor com o cliente.

Negócios: como vender mais e deixar o cliente satisfeito? 1

 

A Chat2desk

© Chat2Desk Brasil – CNPJ: 31081317000123
Política de privacidade
Termos

Horário de atendimento: Segunda à sexta-feira, das 08:00 às 18:00. Sábados e Domingos das 08:00 às 12:00. Suporte 24h em Inglês.