Não há dúvida de que a maioria das instituições de ensino estão cada vez mais imersas na modalidade de ensino à distância. E com isso é preciso desenvolver plataformas para ter conteúdos, comunidades onlines, investimentos em audiovisual e implementar sistemas de software de CRM para ajudar a atrair, reter e atender seus clientes (alunos) da melhor maneira possível. Em qualquer modelo de negócios, devemos ver os alunos de tais instituições como os clientes e o conhecimento como o serviço prestado a eles.
Para obter uma vantagem competitiva no mercado de ensino, um CRM para instituições de educação é vital, embora a maioria das instituições ainda não esteja usando o sistema, principalmente devido à falta de conhecimento adequado sobre como ter um bom suporte de atendimento ao cliente pode te ajudar nas suas vendas.
Além disso, sendo aproveitado de maneira adequada, o CRM pode ajudar a fornecer insights valiosos sobre os clientes das instituições, permitindo-lhes desenvolver relacionamentos fortes e personalizados com alunos atuais e potenciais, bem como com os ex-alunos.
Resumindo, essa ferramenta poderosa é capaz de capacitar instituições de ensino superior para ficar à frente da concorrência no seu mercado. Para tirar o máximo proveito do potencial desta ferramenta, é preciso ter uma equipe qualificada e bem treinada e escolher um bom sistema de software. Para te ajudar, nesse artigo compilamos vários benefícios do CRM para instituições de ensino.
7 motivos para instituições de ensino terem sistema de CRM
Tabela de conteúdo
Ter os dados do cliente integrados
Esta é uma das tarefas mais rigorosas em qualquer uma das instituições de ensino superior. No entanto, com uma plataforma de CRM instalada, é muito fácil gerenciar o ciclo de vida completo do cliente (aluno), tudo em um único sistema. Isso incluirá os documentos acadêmicos dos alunos, curso e programa em que são admitidos, detalhes completos do lote e número do rolo, entre outras informações necessárias para facilitar o processo de admissão. Nesse sentido, as instituições de ensino superior é capaz de identificar e recrutar os melhores candidatos, engajando-os e, mais importante, melhorando os resultados de matrículas para a instituição.
Utilizar os dados de forma inteligente
Se antes da pandemia, as instituições já deveriam estar presentes na internet, hoje, é obrigatório! Cada vez mais alunos confiam na Internet para buscar as informações necessárias sobre as faculdades e universidades dos seus sonhos. A maioria dos sistemas de CRM disponíveis no mercado vem com ferramentas para colher e organizar dados, ajudando as instituições de ensino a entender melhor os interesses e gostos dos seus leads e como se comunicar com eles por meio de diferentes canais de comunicação como e-mail, impressão e convites para eventos online e offline. Essas informações serão vitais no desenvolvimento de um planejamento de marketing mais inteligente, bem como na alocação dos recursos necessários para as campanhas de marketing mais assertivas.
Suporte de Atendimento ao cliente de alta qualidade
Serviço de alta qualidade e comunicação em tempo real são vitais para melhorar o relacionamento com clientes atuais e potenciais em qualquer ambiente de negócios. Com a ajuda de um sistema de CRM eficiente para instituições de ensino, é mais fácil fazer o acompanhamento de todas as consultas, mantendo um registro adequado das interações com os alunos com a instituição e mantendo um acompanhamento adequado. O sistema de CRM também ajuda a se tornar mais próxima a comunicação entre a instituição e o aluno inquiridor.
Seleção de professores
Depois que uma instituição adota e implementa o software de CRM, a eficiência e a consistência do processo de certificação de professores. Entre outros processos relacionados ao mundo acadêmico, como escolher os potenciais professores para determinada matéria, tendem a aumentar. Isso é fundamental quando a instituição busca otimizar a busca e colocar os professores mais qualificados em seu corpo docente.
Acesso a dados rapidamente
Acesse todos os dados dos alunos de forma rápida e contínua, incluindo os de clientes em potencial, alunos atuais e ex-alunos. Este é um benefício significativo trazido junto com a ajuda de um sistema de CRM para que todos os registros do aluno estejam prontamente disponíveis. Dessa forma, é possível a uma instituição manter um melhor relacionamento com os alunos atuais e futuros, bem como com os graduados. Isso também é útil quando há necessidade de melhorar a comunicação com potenciais filantropos e investidores interessados.
Comunicação entre departamento
A comunicação entre os departamentos é fundamental para garantir a eficácia do processo educacional nos diferentes níveis. Com uma plataforma de CRM eficaz, a troca de informações é facilitada promovendo a cooperação necessária para o melhor funcionamento de qualquer estabelecimento educacional, bem como promovendo a comunicação entre as instituições de ensino e seus alunos. Lembre-se de que os futuros alunos precisam sentir que suas vozes são ouvidas para que possam escolher uma instituição específica em vez de outra. Outro ponto relevante a ser observado é o valioso feedback obtido de um sistema de CRM. Isso é vital quando se trata de melhorar o processo de recrutamento e aumentar os níveis de sucesso dos alunos.
Possibilita a análise de dados
A análise e a geração de relatórios de dados fazem parte das áreas mais importantes com as quais as instituições de ensino deve lidar. Um sistema de CRM eficiente é útil quando se trata de coleta e análise de dados sobre funcionários ou alunos. Leva apenas alguns cliques para ver as análises essenciais para descobrir as tendências educacionais ou para definir os pontos fortes e fracos de cada departamento. Isso é crucial, especialmente em relação à economia de tempo e para o planejamento e visão estratégica de futuro.
Sistemas de CRM como os da Chat2Desk são ideais para atender essa necessidade, conseguem atender a alta demanda dos alunos, pois trabalha com comunicação híbrida em que possui atendimento com chatbots nos casos simples e atendimento humano, para os casos mais complexos. Além disso, coleta e organiza os dados dos clientes, gera relatório, auxiliando as decisões estratégicas. E ainda possui um dashboard integrado facilitando o atendimento e otimizando o trabalho dos colaboradores.