Sua equipe sabe o que separa as marcas de maior sucesso no Facebook daquelas que não obtém sucesso? Eles têm um funil de vendas no Facebook. Anunciantes de todo o mundo investiram mais de 60 bilhões de dólares em anúncios do Facebook somente em 2019. Os usuários estão o tempo todo sendo bombardeados com anúncios em seus feeds, stories e até mesmo nas caixas de entrada do messenger.
Se você quiser chamar a atenção de um público no Facebook, “Aqui está meu produto, compre agora!”, não será com essa headline que você irá conseguir. Converter audiências frias no Facebook geralmente requer um funil de vendas no Facebook feito de vários estágios e pontos de contato, com diferentes criativos de anúncios, enfatizando propostas de valor exclusivas.
Criar um que realmente funcione para o seu negócio é uma tarefa complexa. Veja como criar um funil de vendas no Facebook que o ajudará a evitar que seu orçamento de publicidade do Facebook vá pelo ralo. Os anúncios do Facebook oferecem muitas opções acessíveis para obter mais clientes pagantes. Mas isso também é parte do problema.
Nesta postagem, você descobrirá como usar um ‘Funil de vendas no Facebook’ para maximizar as visitas, leads e clientes ao site. O que fazer quando 99% dos visitantes não estão prontos para comprar. As conversões médias do site giram em torno de 1-3% dos leads, com estudos recentes mostrando uma média de 1,84% e 1,77% em 2020. Podendo ser até menor.
Isso significa que a grande maioria dos visitantes NÃO estão prontos para comprar e passar pelo funil de vendas no Facebook e em outras redes sociais também, só com exceção do Google. Para a maioria dos e-commerce ou negócios online, isso é uma má notícia. Então, como você aumenta suas taxas de conversão? Como você alcança os outros 97-99% das pessoas e as converte? Seu primeiro passo é entender a situação de cada cliente potencial e, em seguida, mostrar a mensagem certa que gere conexão com ele.
Compreenda as diferentes fases do funil de vendas no Facebook
Tabela de conteúdo
Tradicionalmente, o ciclo de compra é dividido em três fases diferentes – consciência, consideração, decisão.
Consciência
Pessoas no estágio de conscientização não conhecem seu produto – tudo o que eles têm é um problema que precisam ser resolvidos. Por exemplo, uma pessoa percebeu que seus sapatos estão ficando gastos, mas não fez uma escolha consciente sobre substituir, consertá-los ou simplesmente usar outro par de sapatos.
Eles ainda não estão prontos para comprar, então você não pode vender imediatamente. Em vez disso, prenda a atenção deles apontando uma necessidade que o cliente tem e que a sua empresa vende a solução.
Consideração
Assim que as pessoas identificarem uma necessidade, elas começarão a pesquisar opções em potencial para a solução do seu problema.
Por exemplo, eles podem estar procurando novos pares de sapatos de couro em um e-commerce ou buscando os preços de conserto de sapatos.
Mostre os benefícios do seu produto com a abordagem certa e você gerará um lead interessado.
Decisão
Nesta fase final do funil de vendas no Facebook, o consumidor começará a explorar as diferentes opções que descobriu. Eles podem ligar e pedir um orçamento ao sapateiro, ou ir a uma loja de sapatos para experimentar um novo par de sapatos ou pedir a recomendação de um amigo.
Os clientes que compram em e-commerce lerão análises de produtos, irão comparar preços e examinarão fotos ou vídeos dos produtos em uso – contando com a experiência anterior de clientes reais.
Todos os consumidores irão passar por esses estágios do funil de vendas no Facebook em velocidades diferentes. Ao anunciar para um público frio do Facebook, mesmo que sua empresa se baseie em interesses ou públicos semelhantes, a maioria dos usuários está no estágio de conscientização. Eles provavelmente nem mesmo entendem completamente que precisam do seu produto ou serviço. E esse é o ponto central da questão.
Você está fazendo publicidade errada no Facebook?
Como a sua empresa está fazendo marketing para um público frio, muitas coisas podem dar errado com suas campanhas no Facebook. Por isso, sua empresa precisa sempre avaliar as métricas e buscar aprimorar as estratégias.
- Como estão os seus criativos de anúncio?
- Como é a sua proposta de valor?
- Sua empresa está visando um público genérico ou um público alvo?
- Quais são os seus canais de anúncios?
- Como você está rastreando e otimizando para as métricas?
- A pesquisa (orgânica, mas especialmente paga – como o Google Ads) converte bem porque as pessoas já querem comprar algo? E o público frio?
É importante ressaltar a diferença entre o Google e o Facebook. As pessoas não vão ao Facebook fazer uma pesquisa e tomar decisões. Eles vão ao Facebook para evitar tomar decisões. Por isso, no Facebook, a sua empresa NÃO está realizando um desejo e a sua publicidade não pode ter a mesma copy que no Google. A sua empresa precisa mostrar um problema que o cliente tem e mostrar a ele que a sua empresa é a melhor para resolvê-lo. A maioria das pessoas que usam a plataforma não se preocupam com seu produto, é a sua empresa que deve dar motivos para que elas se preocupem.
Você não pode simplesmente ir direto ao ponto, como acontece com o Google Ads.
Em vez disso, você precisa aumentar seu jogo de sedução, estar mais presente nos canais de comunicação, mostrar as vantagens, quebrar as objeções.
Uma das maiores diferenças entre o Google Ads e o Facebook Ads é a intenção de pesquisa. Os usuários do Google estão procurando especificamente por algo que desejam comprar, enquanto os usuários do Facebook veem anúncios com base em seus interesses. È por isso que é tão importante ter um funil de vendas no Facebook. Enquanto o Google tem uma estratégia de marketing de atração, o Facebook trata do reconhecimento da marca, o processo é maior no Facebook
Quando se trata do Google, os pesquisadores estão em uma missão. Eles estão procurando por algo específico e querem encontrar o que procuram. É do interesse dos anunciantes exibir um anúncio que corresponda à intenção de pesquisa.
É preciso entender qual a intenção do cliente em cada plataforma e combinar o anúncio e a página de destino com o objetivo do usuário.
É muito importante manter a interação e o engajamento com público no Facebook e conquistar um relacionamento sólido com o cliente, por isso é essencial responder os comentários e os directs, ter um bom sistema de CRM para ter sempre um bom atendimento de suporte. Empresas como a Chat2Desk, além de auxiliar os atendentes a interagir com o cliente em diversos canais de comunicação, ainda tem comunicação híbrida, em que os chatbots respondem os casos simples e os atendentes em casos complexos, podendo dar mais atenção os casos que realmente demandam análises e tratamento personalizado. Além de trabalhar com machine learning e inteligência artificial.