Pular para o conteúdo

Gestão de clientes com excelência!

Fazer uma boa gestão de clientes é um grande desafio para qualquer empresa. A equipe de marketing e vendas tem que se esforçar para divulgar sua marca. E gerar novos leads com marketing, branding e conteúdo de valor que realmente atraia e chame a atenção da audiência.

Apesar de muitas empresas ignorarem isso, a gestão de clientes não se resume apenas até a venda ser feita, na verdade, é aí que a gestão está apenas começando. Para o sucesso do negócio a longo prazo, seu negócio precisa de taxas positivas de retenção de clientes, lealdade genuína à marca e clientes que elogiam bastante, dando feedback. Sua marca precisa impressionar, encantar e converter cada usuário que passa pelo seu e-commerce ou redes sociais.

 

Como sua empresa consegue ter uma boa gestão de clientes?

Com uma brilhante estratégia de gestão de cliente, focada em todas as etapas que o seu cliente passa no processo de compra, com o auxílio de um software de marketing de relacionamento de primeira linha que agrega valor aos seus clientes. Agora, vamos te ajudar a criar essa estratégia.

 

O que é a gestão de relacionamento com o cliente

A gestão de cliente se refere às interações de uma empresa com os clientes e sua abordagem para construir uma relação de trabalho positiva. Uma boa gestão de cliente ajuda a gerar negócios contínuos, reter os clientes e aumentar a reputação da marca.

Por outro lado, uma abordagem inadequada para o gerenciamento do relacionamento com o cliente pode causar danos imensos ao seu negócio, principalmente se o seu objetivo for a expansão. O boca a boca ruim se espalha rapidamente e, com o mercado digital, é mais fácil uma crítica negativa ganhar um alcance massivo do que um elogio

É por isso que a gestão de cliente é tão importante, especialmente para empresas que já possuem uma base considerável de clientes. Se não mantê-los satisfeitos, as chances de perder muitos clientes de uma única vez e ainda ter a imagem da sua marca afetada são grandes. 

O que é marketing de relacionamento?

O marketing de relacionamento é quando sua marca constrói relacionamentos incríveis com os clientes como parte de sua estratégia de vendas. É um subnicho do gerenciamento de relacionamento ou gestão de cliente. É uma estratégia que se concentra em conquistar clientes fiéis e o relacionamento de longo prazo com o cliente. Quando bem feito, o resultado são defensores de marcas e um boca a boca positivo, clientes fiéis à marca e promoção gratuita

O marketing de relacionamento é uma abordagem especialmente poderosa para empresas que estão no digital. Pois é preciso passar uma segurança, os clientes precisam confiar no seu trabalho. Freqüentemente, eles não saberão o valor da sua solução, após a sua entrega

Isso significa que você precisa usar muito o marketing com estratégias para manter e aumentar o ‘ciclos de vida’ do cliente, em vez de campanhas isoladas e pontuais. Ou seja, ter uma boa gestão de clientes.

 

Gestão de clientes eficiente
Gestão de clientes eficiente

Aqui estão alguns benefícios do marketing de relacionamento na gestão de clientes

Grande alto retorno sobre o investimento

Muitos especialistas afirmam que melhorar a retenção de clientes em apenas 5% pode aumentar os lucros de 25% a 95%. A venda com recorrência para o mesmo cliente é muito mais econômica do que precisar encontrar sempre novos. Não que não seja preciso encontrar novos clientes, pelo contrário, é extremamente necessário. Mas com o intuito de aumentar a base e ter uma boa gestão de clientes e não repor os que saíram.

 

Feedbacks positivos e de qualidades

Ao construir um relacionamento forte com seus clientes, você terá muitas oportunidades de obter feedback honesto e perspicaz. Isso é importante para a empresa saber se está indo na direção correta, quais os seus pontos fortes, pontos fracos, quais os produtos ou serviços tem a preferência do público.

Assim, sua equipe poderá evoluir seu serviço para atender às necessidades dos clientes e se tornar ainda mais valiosa para eles.

O boca a boca não morreu

Consumidores confiam nas opiniões de seus amigos e familiares muito mais do que em mídia paga. O marketing de relacionamento faz com que sua empresa tenha clientes felizes, que por sua vez trazem novas possibilidades de negócios por meio dos interesses, gostos e necessidades dos clientes

 

Avaliações online

Encantando seus clientes com bons conteúdos, que gerem conexões, agreguem valor e cultivando relacionamentos de longo prazo com eles, sua empresa tem mais chances de obter comentários elogiosos online. Sabemos o quanto as recomendações são importantes, quem nunca pesquisou tudo sobre a marca, inclusive? As avaliações online fazem toda diferença na hora da tomada de decisão do cliente. Isso também o ajudará a atrair novas vendas.

Ao contrário das técnicas tradicionais de publicidade, não há maneira certa ou errada de fazer boa gestão de clientes. Estar sempre aberto a escutar o seu público, fazer pesquisas de mercado sempre e buscar conexão. Porém, uma desvantagem dessa estratégia é que pode ser demorado e até caro.

Mas há definitivamente algumas maneiras acessíveis de encantar os clientes – estabelecendo confiança, definindo expectativas claras, cumprindo promessas e praticando uma boa comunicação.

 

Aqui estão algumas maneiras de estabelecer confiança rapidamente:

Compartilhe seus resultados: mostre ao cliente seu portfólio digital, projetos semelhantes que sua empresa foi bem sucedida ou como é e funciona o seu produto. Não seja humilde sobre os sucessos anteriores – sua empresa precisa parecer experiente, confiante e a solução certa para o problema do cliente.

Tenha prova social: o que seus clientes dizem sobre a sua entrega diz muito sobre a sua empresa. Se você tiver comentários positivos, use-os para ajudar a construir a sua autoridade. Compartilhe essas provas sociais em seu site e suas redes sociais, assim que tiver a oportunidade.

Comunique-se profissionalmente: Ao enviar os primeiros e-mails, certifique-se de escrever de maneira profissional. Tirar todas as dúvidas, falar todos os objetivos e quebrar as objeções universais Ao mesmo tempo, é preciso ter uma abordagem humanizada e amigável.

Seja honesto e transparente: Se a sua empresa está enfrentando desafios, por exemplo, sempre comunique sua base de clientes e seguidores. Fale que está buscando melhorias e quais as medidas que estão tomando para reverter a situação.

Tenha um excelente atendimento e suporte ao cliente: empresas que se comunicam e ouvem o cliente o tempo todo costumam gerar mais confiança. Pois sabem que caso tenham algum problema, a empresa estará disposta a solucioná-lo.

Empresas, como a Chat2Desk, oferecem um serviço de atendimento personalizado 24 horas e 7 dias por semana. Além de ter um sistema de CRM que coleta, organiza as informações dos clientes e disponibiliza em todas as conversas iniciadas. Além de ser disponibilizado em sua área de cadastro, dessa forma, esse banco de dados serve como informações estratégicas através do relatório gerado pelo próprio sistema. E devem ser utilizados nos planejamentos e nas estratégias de marketing de relacionamento.

 

Gestão de clientes com excelência! 1