Toda empresa que queira se comunicar diretamente com os seus clientes precisa ter um sistema de helpdesk, sobretudo se você tem uma lista grande de clientes. Essa ferramenta pode ser usada em diversos setores, seja um típico negócio digital a clínicas médicas, empresas de tecnologia e muito mais. Desde o seu surgimento, os helpdesks têm sido usados mais nos serviços de atendimento ao cliente ou pelas equipes de TI de uma empresa, mas as equipes comerciais podem ter grandes benefícios ao utilizá-los, dependendo do seu modelo de negócios.
Elas tem integração do WhatsApp com um sistema de CRM em que os colaboradores podem atender inúmeras pessoas ao mesmo tempo com uma única conta de WhatsApp. Como esse sistema é feito com tecnologia de inteligência artificial, todas as informações estratégicas do seu cliente são colhidas e organizadas de acordo com o funil de vendas. A funcionalidade é sempre a mesma independentemente do nicho, estreitar o relacionamento entre o cliente e a empresa, tirar dúvidas e prestar um suporte de qualidade. Ter uma comunicação voltada para a satisfação do cliente.
Para que serve um helpdesk?
Vamos supor que você possui um e-commerce de tênis de corrida. Você pode se comunicar com os clientes por e-mails, chats, mensagens, etc., abordando uma variedade de tópicos diferentes, desde prazo de entrega a perguntas sobre produtos ou reembolsos. Podendo priorizar os mais urgentes, que exigem uma atenção imediata, enquanto outros são mais simples e podem ser respondidos com uma resposta padronizada, por meio de chatbots mesmo.
Em vez de listar tudo manualmente em um um funil padronizando com os temas mais importantes, você pode utilizar um sistema de helpdesk que fará esse trabalho para você. Além disso, o software de helpdesk ajuda a criar respostas padrões que otimizem o trabalho dos seus colaboradores em responder às perguntas dos clientes com apenas alguns cliques.
De fato, os helpdesks oferecem muitas ferramentas importantes para acelerar o trabalho das equipes de suporte a priorizar as questões mais complexas e categorizar automaticamente as consultas dos clientes. Isso faz com que o cliente não espere para ser atendido e que, além disso, as questões que demandam mais atenção sejam priorizadas e que tenham seus problemas solucionados rapidamente.
Não importa se você possui uma pequena empresa ou uma empresa de grande operação, marcas que buscam oferecer experiência ao cliente e construir um relacionamento forte com o seu consumidor devem usar um helpdesk, principalmente por ser uma ferramenta omnichannel.
Como um sistema de helpdesk ajuda no encantamento do cliente?
A experiência de atendimento ao cliente é fundamental para qualquer negócio. A forma como você se comunica com os seus clientes e a experiência que lhes oferecem influencia diretamente em o quão leais eles serão e quanto consumirão com frequência os seus produtos ou serviços. Se você surpreende o seu cliente, ele estará sempre defendendo a sua marca, se tornando um fã. E é assim que você conquista um cliente pelo resto da vida.
Uma ótima experiência de atendimento ao cliente inicia com um atendimento rápido, personalizado e que solucione os problemas do cliente. Sabemos que a maior fama do suporte ao cliente é de ser algo repetitivo, estressante e tedioso por natureza. Se as ferramentas que os seus colaboradores estão usando, também, exigem muito trabalho manual, dificulta a agilidade do atendimento e o fornecimento de ótimas experiências de atendimento ao cliente.
Além disso, as equipes de CRM que trabalham com sistemas inflexíveis, que não utilizam o poder da tecnologia e da inteligência artificial podem esperar que a produtividade, a satisfação e a motivação de seus colaboradores sejam prejudicados. Em última análise, isso afeta a experiência do cliente diretamente, não somente porque ele pode encontrar com um colaborador frustrado, mas como, também, levar muito tempo para ser atendido.
É preciso ter não só boas ferramentas como o helpdesk, mas, também, ter uma equipe capacitada que possa tirar o melhor proveito dela. Principalmente hoje, em um mundo omnichannel, em que o cliente quer que você esteja na plataforma de preferência dele, para que você vá até ele e não ele até você.
O essencial é ter uma plataforma robusta que possa te oferecer canais de comunicação nas principais frentes. E tendo como consequência mais interações e mais leads, sendo realmente necessário algo automatizado para realizar as questões burocráticas. E deixar os colaboradores atendendo os clientes de forma humanizada, personalizada e que resolva os seus problemas rapidamente.
O mundo corporativo costuma usar os termos “call center” e “helpdesk” e para muitas pessoas parece ser ferramentas todas iguais. Existe uma enorme diferença, sobretudo quando você é o cliente. Quem nunca se queixou de receber uma ligação de uma empresa, em um momento inoportuno, quando, na verdade, ela poderia falar contigo pelo WhatsApp. Sendo bem mais breve e não gerando incômodo?
O mercado entendeu que os consumidores não gostam desse tipo de abordagem e por isso, criou sistemas que fazem dos aplicativos, centrais de ajuda. Essa é a maior diferença entre elas, enquanto a central de call center é apenas por ligação por voz, o helpdesk possibilita atendimento omnichannel em diversos canais de comunicação que os usuários mais utilizam. Como WhatsApp, Instagram e Facebook.
Como escolher o software de helpdesk ideal?
Apesar de ter diversos tipos de software de suporte de atendimento ao cliente, a melhor forma de decidir qual é o software para o seu negócio é avaliando qual das suas opções irá lhe fornecer o maior ROI. Não opte pelo mais barato, escolha o melhor, pois ele estará lidando diretamente com a sua base.
Se houver erros, irá afetar diretamente o setor responsável por resolver os problemas dos clientes, que nesse caso, iria estar sendo mais um problema para o cliente. E a sua empresa se tornará mais uma das empresas de serviço medíocre que vemos por aí. Dessa forma, você dá espaço para a concorrência ser melhor em algo muito importante e pegar uma parte do seu market share.
Além disso, trabalhe na cultura da empresa para que os colaboradores não tenham resistência em ter uma nova ferramenta, além de saberem usar a capacidade máxima da ferramenta. Outros setores, também, podem se beneficiar ao utilizarem todas as informações contidas nos relatórios. Principalmente, o seu setor de marketing.
Empresas como a Chat2Desk possuem um excelente sistema de CRM, via SaaS, que possibilita um alto fluxo de informações em tempo real. Oferece comunicação híbrida em que os chatbots respondem as coisas mais simples e os atendentes, ficam por conta das solicitações mais complexas. Isso não só otimiza o tempo de cada atendimento, como o trabalho dos colaboradores. E, acima de tudo, dá a possibilidade da empresa oferecer um atendimento personalizado.