Hoje, o Instagram vem sendo praticamente uma plataforma de vendas que mais teve inserção e que foi usada por empresas, nesse período da quarentena. Por mais que saibamos que a plataforma foi criada para entretenimento, ela vem sendo responsável por muitas vendas. E até mesmo o Facebook vem criando mecanismos para transformá-la em um grande marketplace. Mas, para que isso aconteça, é preciso que você utilize as técnicas corretas para prender a atenção do usuário e levá-lo ao check out.
A técnica mais usada para atrair clientes em plataformas de criação de conteúdo é o funil de vendas, uma ferramenta importante do marketing. Esse é o caminho que o consumidor percorre desde o momento que demonstra interesse de um cliente potencial até a compra. O funil de vendas no Instagram apresenta quatro estágios principais que o cliente passa na construção de relacionamento com a marca, nos quais a campanha direta será baseada. Agora, vamos te ensinar a passar pelos estágios de construção de um funil eficaz:
- Atenção;
- Interesse;
- Desejo;
- Ação.
O modelo “AIDA” corresponde às etapas em que o consumidor passa a decidir entre comprar (fechar um negócio). Para que o seu funil de vendas no Instagram seja o mais eficaz possível, recomendamos que utilize plataformas de comunicação direta, como é o caso do Instagram Direct, pois não há interferências nem ruídos na comunicação. O usuário só irá sair da plataforma para efetuar o pagamento.
Como levar meu cliente à compra pelo Instagram?
Tabela de conteúdo
Apresente-se
Diga o porquê de você estar no Instagram: Nada fará seu negócio crescer mais rápido do que dizer, de forma clara, ao público o que você oferece aos seus clientes. Melhor, qual o resultado você oferece. É uma forma de atrair o público certo, chamar atenção e, ao mesmo tempo, é um apelo à ação. Tenha uma descrição de bio certeira em que diz o que faz, porquê e os resultados obtidos, de forma clara e sucinta.
No mundo acelerado das mídias sociais, você deve mostrar ao seu público como pode ajudá-lo e por quê está ali. Então, você imediatamente diz a eles onde ir para obter essa ajuda, o famoso “link na bio”. O Instagram é um dos poucos canais de rede social em que uma pessoa olha para uma foto, leia a descrição da bio e, dependendo de quão boa for, irá clicar no CTA ou no direct. Simples assim. Mesmo que todo mundo, hoje, no mundo digital, prefira a tática “direto ao ponto”.
Chamar atenção
Você tem outras formas de chamar a atenção da sua audiência após a apresentação, vá de acordo com a sua necessidade e sua estratégia de marketing:
Anúncio
Use publicidade, podendo direcionar sua oferta ou conteúdo conforme o público que deseja atingir. Ou pode fazer toda a campanha promocional por meio de tráfego pago e coloque um botão que leve o lead para o direct.
Criação de conteúdo
Pense na estratégia de conteúdo, desenvolva as publicações necessárias, com a ajuda do estúdio de criação do próprio Facebook, e planeje as datas de publicações para a semana seguinte. Usando essa ferramenta, você pode analisar quais posts tem mais alcance e engajamento, valendo a pena focar neles.
Criar interesse
Como você sabe, o interesse é o que leva o lead a compra. Portanto, para uma campanha eficaz, você precisa interessar seus clientes potenciais. Para fazer isso, você pode usar as seguintes funções:
Enviar posts via instagram directs
Pode ser novos seguidores, todos os seguidores ou uma lista de seguidores. O mais importante é ter uma oferta brilhante e incomum que possa interessar instantaneamente seus seguidores e fazê-los acompanhá-los sempre no instagram.
Resposta automática nos instgram directs
Acredite, muitas pessoas ficarão interessadas em seu conteúdo, mas muitas delas não os veem em seu feed devido a distribuição de alcance mínimo da plataforma. Porém, enviar uma mensagem por direct para cada seguidor, manualmente é muito trabalhoso e demanda muito tempo. A melhor solução nesse caso é usar a automação para fazer esse serviço de forma especializada.
Envie algum catálogo de produtos
Seja por um link de documento ou mesmo um e-commerce: Todo mundo gosta da praticidade de não precisar se preocupar e procurar algo por conta própria. O melhor nisso tudo é que com a automação, os novos itens são enviados automaticamente.
Despertar o desejo
Uma das etapas mais importantes é o despertar do desejo de compra. Você precisa fazer as pessoas entenderem que sem o seu produto, elas simplesmente não podem sobreviver, ele precisa ser vital para elas. Para tanto, é possível utilizar técnicas como:
Crie ofertas com escassez
Se você enviar um direct para uma pessoa com uma oferta única, por um tempo limitado, funcionará de forma que a pessoa pense que isso é necessário para ela e ela pode não ter outras oportunidades de compra. Portanto, ele deve fazer um pedido agora, pois o seu senso de urgência e exclusividade foram acionados.
Personalize cada mensagem
Estamos na era da experiência do cliente, é essencial que tratamos cada cliente como único, mostrando a preocupação da marca com ele. Você precisa escrever uma oferta que funcione como um gatilho psicológico, e a pessoa se sente querida e valorizada, isso gera senso de reciprocidade e gratidão.
Ação
Aqui, entram em jogo as possibilidades incríveis dos directs, que podem não só trazer lucro, mas também simplificar o seu trabalho no Instagram.
Tenha um scripts de vendas
Faça perguntas estratégicas para entender a necessidade do seu leads. Assim, você entenderá exatamente as suas necessidades e poderá construir sua oferta irresistível. Não há nada que gere mais resultados do que ter uma oferta certeira, que quebre objeções e que solucione o problema do seu cliente, isso economiza muito tempo.
Utilize um sistema de CRM com inteligência artificial, para que você possa responder rapidamente às perguntas, dúvidas e questões importantes para o seu lead. Em contas grandes, a demanda do Instagram Direct é muito grande para ser feita manualmente. A resposta rápida aumenta a fidelidade do cliente, e você pode utilizar o direct também, para uma abordagem direta.
Sistemas de CRM como os da Chat2Desk que funcionam com tecnologia SaaS, inteligência artificial e machine learning, são essenciais para executar todos esses processos. Pois, além de otimizar o tempo, automatizando as interações e trabalhando com comunicação híbrida. As informações dos clientes são colhidas e organizadas conforme a jornada do cliente, além de gerar relatórios para que você utilize essas informações de forma estratégica e promovendo melhorias em seu funil de vendas do Instagram e na experiência do cliente.