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O Instagram se consolida como ferramenta de trabalho

O instagram tem investido, cada vez mais, em recursos para melhorar a sua usabilidade e transformar o aplicativo em um plataforma eficiente que ajude as empresas a fazerem suas vendas no ambiente digital. Essa corrida em prol da excelência está em um ritmo mais acelerado devido à chegada e guinada do seu concorrente no mercado: o Tik Tok. Apesar de atenderem a públicos bem diferentes e o Instagram ainda estar em primeiro lugar como o aplicativo que tem mais watchtime. Ou seja, ele retém mais atenção da audiência, porque seus usuários passam muito tempo o utilizando.

Isso nos mostra a importância de avaliar métricas e público antes de escolher investir ou não em uma plataforma. No caso dos empreendedores, o Instagram tem se mostrado cada vez mais preparado para atendê-los e, próprio para isso, de acordo com o seu público. Já o TikTok se mostra mais descontraído, ideal para o entretenimento de um público mais jovial.

Decepção com Reels e investimentos em lives e IGTV

Já faz mais ou menos um ano que o Instagram lançou o Reels para concorrer direto com o TikTok, pois este tinha se tornado o aplicativo mais baixado do mundo. Durante esse tempo, o Instagram fez melhorias, aumentou o alcance do reels, deu visibilidade e um espaço só para essa ferramenta na interface da plataforma, facilitando o acesso do usuário aos conteúdos. Mas, ainda assim, percebeu que chegou tarde no jogo dos vídeos curtos descontraídos e o seu concorrente venceu. Em uma entrevista, o head da plataforma, Adam Mosseri, confessa que o resultado com o Reels não foi o esperado, e por mais que a ferramenta permaneça, não será o foco da empresa por agora. 

Sendo assim, o Instagram irá investir em melhorias e visibilidade de outras ferramentas da plataforma, como o IGTV. Além disso, a plataforma está buscando outras formas de dar mais autonomia ao usuário para criar os seus conteúdos. Recentemente, também, foi adicionado ao IGTV as legendas automáticas que já melhora bastante a retenção do usuário nos vídeos, já que muitos assistem em momentos em que não podem estar ouvindo. 

 

Público do Instagram é voltado para o mercado de trabalho

Uma outra questão que envolve essa análise, de qual ferramenta dá mais resultado e porquê, se deve ao fato do objetivo do público com a rede social e como isso é alcançado, além da maturidade do mercado. Os usuários do Instagram vem de uma cultura que se baseia em: criar cada vez mais conteúdo de valor, ter uma entrega cada vez melhor e sempre a mais. Para conquistar clientes é preciso fazer overdelivery mesmo, sendo que esse foi o fator principal que fez com que o reels não fosse uma boa ferramenta, não sendo usado em massa e não obtendo os resultados esperados.

Já que ele é próprio para conteúdo topo de funil. Além do mais, com a pandemia do coronavírus e o aumento de usuários que começaram a investir profissionalmente no Instagram, fez com que a competitividade da ferramenta aumentasse. Não somente a concorrência do seu nicho, mas, no geral, já que na briga por atenção, você concorre com todos os outros instagram que o usuário segue.

Isso quer dizer que o mercado está amadurecendo e que você precisa entregar cada vez mais conteúdo para a sua audiência, precisa prender cada vez mais a atenção dela e a retenção do público na plataforma. Hoje, não adianta só você conquistar clientes, é preciso conquistar fãs. Precisa se dedicar e levar o Instagram como uma ferramenta de trabalho e não como entretenimento. Assim, como em uma carreira qualquer em que é preciso se dedicar, como em um canal de vendas que é preciso ficar todos os dias ali, se dedicando e alimentando seus leads.

Inclusive, foi pensando nesse mercado que vem se estabelecendo, se tornando cada vez mais técnico e presente na maioria das empresas. O Instagram está se posicionando cada vez mais como uma plataforma de vendas e relacionamento com o cliente. Essa semana mesmo, foi lançada uma nova ferramenta para as contas profissionais em que integra todas as informações referentes às empresas em uma só aba. Facilitando para o usuário fazer as análises de métricas, a execução das atividades e receber novidades.

 

Como crescer no Instagram?

Um ponto muito importante para crescer e construir público no Instagram é saber como trabalhar o seu conteúdo, gerando funil e recorrência para qualificar o lead, atente-se a essas etapas.

Aposte no Feed

Ele é a sua vitrine, você conquistará o seguidor através dele! Por isso explore bastante conteúdo topo de funil, que gere engajamento como listas, conteúdos de carrossel e dicas práticas. Altere também os formatos, faça alguns reels, mas não esqueça do IGTV para o seu público que já te acompanha. Por mais que seja muito importante cuidar de captar novos usuários, não podemos esquecer de manter o interesse daqueles que já estão com a gente.

 

Stories é retenção

As pessoas que estão todos os dias vendo os seus stories, são pessoas que realmente te acompanham. É um lead que está sendo qualificado e tende a virar um fã. E será nos stories que você irá trabalhar todo o subconsciente e as emoções dos seus seguidores, é onde irá criar conexão, identificação e reciprocidade para criar uma tribo. Você pode falar um pouco da sua vida pessoal, mas pode criar um conteúdo meio de funil, que aqueça sua audiência para o próximo passo.

 

Instagram para empresas
Instagram para empresas

Lives e IGTVS grandes!

Se, antes, as lives já eram usadas como conteúdo pré lançamento, seja para dar aula e vender um infoproduto ou bastante entretenimento para vender algo de um patrocinador. Hoje, é o que está mais em alta, justamente porque permite você entregar o máximo de conteúdo, o overdelivery! É por ele que você converte e transforma em venda, que cria uma oferta irresistível. Lembre-se, principalmente, que, esse ano, os vídeos vem como uma forte tendência e serão valorizados pelas plataformas.

Obviamente, que para isso funcionar e ter, de fato, boa entrega é preciso ter uma conta engajada e o líder de engajamento é o direct, lá está o ouro! Faça sempre um CTA nos seus stories, busque interagir com os seus seguidores para que eles se sintam à vontade em conversar com você.  

Quanto mais mensagens no directs e mais conteúdo salvo, melhor. Por isso, é preciso ter estratégia. Fazer todos os posts e stories com alguma intenção, diversificar sua linha editorial para vários formatos e com várias estratégias, cada uma com um objetivo. Para ter boas métricas e, por consequência, boa entrega. Assim, as chances de alcançar mais pessoas e conseguir manter quente o lead que você já tem é maior. Pois é sempre importante trabalhar em todas as frentes!

Como dissemos antes, o ouro está no direct e, conforme seu perfil do Instagram for crescendo, mais interações você terá para responder e mais difícil ficará dar conta de atender todos os clientes a tempo, de forma rápida, personalizada e focada em um atendimento de excelência. O ideal é ter um sistema de CRM como os da Chat2Desk, que possui sistema SaaS para arquivar e organizar as informações de acordo com o funil de vendas.

Assim, auxilia a sua equipe a oferecer aos clientes um atendimento mais personalizado. Além disso, possui atendimento híbrido, que otimiza bastante o trabalho dos colaboradores e não deixa os clientes esperando. Pois os atendimentos mais simples são feitos pelos chatbots e, os mais complexos, por atendimento humano. Além disso, criam relatório de performance em que você consegue ter todo o controle da produtividade da equipe e obter, também, informações estratégicas do cliente.

 

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