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Integração de CRM com Marketing Digital

CRM e marketing precisam andar juntos

Uma empresa que investe em tecnologia sempre estará à frente das que se mantêm paradas no tempo. O ano de 2020 nos mostrou isso, com clareza, as empresas mais atualizadas conseguiram sair a frente na pandemia do coronavírus e sobreviver a toda crise causada. 

Hoje e daqui pra frente, principalmente, sistema de CRM e marketing digital precisam estar conectados no dia a dia das empresas. Estando presente no setor comercial, de relacionamento com o cliente, no suporte e gerando mais demandas. Pois, só assim, irão gerar mais confiança e entregar melhor experiência aos seus clientes. 

As empresas devem conhecer melhor os seus prospects, sua equipe deve saber quem está buscando o seu produto ou serviços na internet. Ficar na espera que o cliente chegue até você é deixar dinheiro na mesa. Até porque, muitos concorrentes não devem estar parados esperando que o cliente venha até eles.

No mundo digital, cerca de 70% do funil de vendas ocorre antes da abordagem do vendedor. Obviamente, é preciso que toda essa jornada do cliente seja monitorada através de uma automação de marketing, que trabalhe com inteligência artificial e learning machine, oferecendo um atendimento cada vez mais personalizado, oferecido para muitos clientes simultaneamente.

 

Integração do sistema de CRM e Marketing Digital 

Agregar valor ao cliente, conscientizá-lo através de um bom conteúdo, passar segurança e ter um atendimento bom e ágil, não é fácil. Mas é preciso e gera bem mais lucratividade do que antes, em que as empresas ficavam com as informações dos clientes espelhadas por colaboradores e planilhas. Sem usar esses dados tão valiosos de forma estratégica. E com o CRM é possível cruzar as informações, analisar os dados. Possibilitando e potencializando a integração do marketing digital.

 

Cruzando informações de forma estratégica

O CRM funciona justamente para arquivar o atendimento entre colaboradores com os clientes e manter todas as informações importantes organizadas em um único lugar. Porém, hoje, enxergamos que o usuário começa a sua jornada do cliente muito antes de entrar em contato com a empresa

Acompanhar o comportamento do consumidor no ambiente digital é tão preciso quanto a abordagem do colaborador para efetuar a venda. Pois as automações do CRM monitoram as interações dos leads com a sua empresa, dessa forma, você terá a informação de qual é o momento correto de entrar em contato com o seu lead.

Para ter resultados, tanto a equipe de marketing quanto comercial devem ter informações estratégicas, ganhando agilidade no processo de vendas e de forma personalizada. Você pode integrar uma ferramenta de automação de marketing com CRM ou contratar um sistema que já tenha isso tudo integrado.

Obtendo assim, informação bidirecional de forma bem mais estratégica. Uma parte cuida do engajamento do prospects e, o outro, dos feedbacks do pós-venda e atendimento para poder ter o direcionamento do que aprimorar futuramente.

 

Processo de vendas rápido e escalável

Empresas que buscam atrair leads e clientes através do marketing digital costumam ter maior número de leads com o decorrer do tempo. É preciso que esses leads sejam qualificados, gerando uma economia de tempo, dinheiro e abraçando mais oportunidades.

Dessa forma, o marketing e o CRM andam em conjunto, o CRM te dará as informações corretas para que a equipe do marketing qualifique o lead que atende a sua persona. Diminuindo as chances de erros, aumentando a agilidade do processo, já que possuem um direcionamento a ser seguido pelas duas partes.

Outra estratégia é analisar todas as ações do lead para saber quando ele está no ponto de compra e o seu comportamento em cada uma das etapas. Essa identificação pode ajudar na construção da copy, no uso dos gatilhos mentais, no timing do vendedor em uma oportunidade de venda. 

CRM e marketing precisam andar juntos
CRM e marketing precisam andar juntos

Processo de vendas direcionado

Toda empresa que busca crescimento exponencial em seus negócios precisa automatizar processos que dão muito trabalho, do contrário, vão estagnar seus resultados. Ter essa rapidez nos processos é um diferencial e tanto, mas, não adiantaria de nada, se não tiver direcionamento e timing. Ao ter a equipe de marketing e vendas alinhadas com o CRM é possível analisar todas as etapas do processo de vendas. Cada parte do seu funil de vendas é analisado, da visita às redes sociais ao pós-venda.

Logo, é possível verificar e analisar o resultado de cada campanha de marketing e o quanto isso gerou de caixa para a empresa. É isso que chamamos de analisar o retorno sobre o investimento sobre toda ação estratégica que a junção dessas duas ferramentas possibilitam a sua empresa. Sua equipe saberá o que dá certo e o que não dá, de forma rápida e precisa, antes que isso cause algum dano ou você deixe dinheiro na mesa.

 

Personalização do atendimento ao cliente

Poder fazer isso com personalização, gerando equity ao seu negócio, multiplicará seus lucros. Ao contrário do que se pensa, ter um atendimento personalizado não é só saber o nome ou local onde mora o cliente, mas o que ele gosta, seus hábitos e afins. É poder abordar o cliente na hora certa, sabendo suas dores e desejos e como levá-lo à venda. 

Quando sua equipe tem o controle do relacionamento entre os leads e a empresa, vocês conseguem executar melhor a primeira etapa da venda: o marketing. Conscientizando o consumidor com um bom conteúdo e orientando-o por um funil de vendas com dados que lhe permite ações certeiras. Essas etapas que, antes, eram feitas por vendedores em direcionar o cliente sobre porquê efetuar a compra, como usar o produto e como ele fará a diferença na vida do cliente.

 

Otimizando o processo de vendas

Com o modelo de vendas atual, cruzando os dados do CRM, marketing e vendas, além de otimizar o tempo do vendedor, ele tem mais ferramentas para melhorar o seu approach, suas ofertas, saber o timing correto de abordar, e como negociar e fechar a venda. Ter conhecimento dos interesses e necessidades dos seus clientes, identificando o perfil negociador do cliente para poder persuadi-lo a efetuar a compra é a melhor forma de vender.

O histórico do cliente, também, ajuda o vendedor saber como agregar mais valor ao produto de maneira correta. Obviamente, seus vendedores precisam ser atualizados, capacitados com frequência e saber trabalhar no sistema de CRM para poder tirar o melhor proveito de todas essas oportunidades. Só assim, ele conseguirá identificar os dados estratégicos, como usá-los, quando e em qual das personas aquele cliente se encaixa.

E o mais importante, ter claro a importância do CRM integrado com o marketing muito forte e ecoando na cultura da empresa. Dessa forma, todos os vendedores, colaboradores dos setores de marketing e até os que trabalham no processo produtivo do produto, utilizam em capacidade máxima o benefício de integrar esses dois braços da venda. Principalmente em tempo de incertezas e mudança do comportamento do consumidor, como os que estamos vivendo. Isso pode ajudar muitas empresas a agir rapidamente e se adaptar ao mercado a tempo de conquistar a demanda reprimida gerada. E ainda se posicionar futuramente como líder de mercado.

O ideal para empresas que buscam integrar esses dois setores são os sistemas de CRM em SaaS, como os da Chat2Desk, que é omnichannel e tem interface integrada. Ou seja, o atendente recebe mensagens pelo chat ou pelas redes sociais, tudo no sistema. Além de ter comunicação híbrida, em que os chatbots respondem interações mais simples e, o atendimento humano, as interações mais complexas. Possibilitando assim, a otimização e um atendimento mais personalizado, até pelo uso da inteligência artificial que colhe e organiza dados. Criando relatórios com informações estratégicas direcionadas.

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