Inteligência artificial ajudando o mundo a superar à crise

A inteligência artificial é uma tecnologia que, antes, era vista apenas como uma ferramenta para a criar experiência e diferenciação no mercado. No entanto, hoje, é a peça principal para manter negócios ou a ferramenta principal que resultou no sucesso dos mesmos. Principalmente, quando se trata da experiência do usuário.

Apesar de ser fundamental atualmente, poucos tem o seu completo domínio e por conta disso, muitos negócios podem não ser tão favorecidos quanto poderiam. Já que nem todas as ações são planejadas de acordo com os dados que possuem, e que poderiam ser mensurados. E, agora, somos praticamente obrigados a lidar com essa nova realidade que é  a inteligência artificial (IA) e a aprendizagem de máquina ou learning machine (ML), o que tem sido desafiador para muitos empresários e gestores. 

Pois é preciso ter conhecimento de todos os benefícios da inteligência artificial em nossas vidas e como utilizá-la de forma correta. Por sua capacidade de fazer previsões mais assertivas e recomendações mais concretas baseadas em dados. A inteligência artificial e a análise de dados são tecnologias com habilidades sobre humanas, como personalização de atendimento ou da prestação de serviços. Segundo o relatório “Emerging Technologies Hype Cycle”, publicada pela Garther, ainda no meado do ano passado, já era apontado um alto interesse em aplicativos e software que utilizam a inteligência artificial e análise de dados para esse ano. 

Para a nossa surpresa, 2020, não só mostrou como essas tecnologias são úteis e necessárias, como, também, não são uma solução milagrosa e que ainda vivemos uma realidade muito limitada, mesmo com elas. Porém, para os gestores de marketing, será bastante inovador e utilitário ao oferecer melhor experiência para o cliente e atingir seus objetivos quanto a personalização dos serviços e fácil acessos às informações dos mesmos,  que representa ainda a dificuldade de muitas empresas

Muito além a inteligência artificial

A tecnologia da inteligência artificial ajuda as empresas se conectarem de forma mais próxima com as pessoas, sendo essa uma necessidade enorme do mercado. E mesmo com todos os investimentos em pessoas e ferramentas, muitas empresas não sabem exatamente como é a sua jornada do cliente e nem monitoram o comportamento do consumidor. Contudo, para obter melhor proveito dessas tecnologias, as empresas precisam se atentar às seguintes questões:

É necessário ter reunido e alinhado todos os setores e a cultura organizacional da empresa em conjunto com uma forte estratégia comercial. Não adianta tentar atender as necessidades do novo comportamento do consumidor com seus produtos e serviços, sem um posicionamento da empresa e não ter definido qual é o seu propósito atual com os mesmos. Hoje, as empresas precisam se posicionar, vender serviços ou produtos não bastam. É preciso ter linguagem, defender causas e mostrar como faz a diferença na vida do seu cliente.

Mas é preciso ter uma personalidade que seus clientes se identificam, ter os mesmos valores e causas. E nada melhor que os dados para informar e se comunicar com os consumidores de modo linear já que além de arquivarem, organizam todas informações estratégicas. Facilitando a criação de planejamento de marketing e comunicação

Antes de adotarem a inteligência artificial e o learning machine (como blockchain, computação quântica entre outros), que são consideradas tecnologias “pós digital”, as empresas primeiro devem passar pela transformação digital, só assim, poderão utilizar as ferramentas em sua totalidade e ter resultados com as mesmas. 

É preciso investimento em tecnologia e cultura para usar a inteligência artificial corretamente

Infelizmente, a realidade de muitas empresas é que não contam com soluções de alta tecnologia totalmente integrada e com seus bancos de dados em nuvens. E são, justamente, os bancos de dados a base para inteligência artificial funcionar bem e oferecer infraestrutura e suporte para equipe de marketing ter uma entrega com excelência. 

Logo, as empresas que já trabalham com esse conjunto de soluções se mostram na frente das que carecem de tecnologia e, por isso, são as pioneiras em utilizar inteligência artificial e learning machine, já que tem bem mais chances de integrar essas soluções a sua rotina de operação. Isso explica, também, o fato de várias empresas não terem adotado anteriormente essas ferramentas e, por consequência, perderão mercado e muitas delas, nessa crise, irá desaparecer por falta de diferencial competitivo.  

Inteligência artificial um aliado paaa entender o comportamento do consumidor
Inteligência artificial um aliado para entender o comportamento do consumidor

Dificuldades para implementação de Inteligência artificial

Muitas empresas ainda não implementaram a inteligência artificial ou tem resistências por conta de algumas barreiras, que no cenário atual, se mostram latentes, como por exemplo:

Limitações dos gestores com relação ao conhecimento sobre os benefícios e vantagens, a falta de mão de obra qualificada em business intelligence, muitos não sentem que sua equipe tenha preparo e que seus negócios estão maduros para a implantação.  Embora, o maior objetivo das empresas permanece sendo a experiência do cliente, o que a inteligência artificial teria maior contribuição, a implantação dessa tecnologia fica em oitavo lugar na lista de objetivos das empresas para 2020.

As necessidades do “novo normal”

Com a pandemia do coronavírus, o ambiente online está se tornando e se consolidando como o principal meio de comunicação das empresas com os clientes. E, por consequência, essas soluções tecnológicas irão ganhar força rapidamente e se validarão no mercado como um todo até o meado de 2021. Visto que várias empresas já estão com dificuldades em se posicionar e manter seus clientes no mundo digital, perdendo mercado para as big tech que estão construindo seu monopólio

As empresas de telecomunicações, provedores e mídias sociais precisam, também, se adequar à nova realidade e o crescimento de sua demanda. Quando a operadora britânica Vodafone mudou a gestão de marketing, em 2018, investiu fortemente na transformação digital, incluindo assistente virtual com inteligência artificial.

 Segundo a CFO da empresa, “agora tudo será digital primeiro e acredita que investir energia em um bom planejamento, execução e aprimoramento de uso desse universo e suas ferramentas, será uma grande oportunidade de crescimento para a rede de operadora”. Além disso, a empresa implementou, também, uma solução de inteligência artificial para monitorar e garantir o bom funcionamento das implantações internas, como uma redundância. Pois inteligência artificial necessita ser confiável, levar segurança aos clientes com relação aos seus dados confiados as empresas e ser uma ferramenta robusta para dar conta de todos os clientes do mercado em um único sistema.  

E não só no marketing que a inteligência artificial pode ser utilizada, mas em diversos outros setores, ajudando a executar atividades de forma mais rápida e precisa, cruzando os dados de maneira inteligente e compactando as informações para termos acessos de forma otimizada. No entanto, é preciso de grande e ágil processamento de dados, sendo esse a maior barreira por conta das limitações dos sistemas tradicionais. 

Inteligência artificial no combate ao coronavírus

O algoritmo o Blue Dot, da área de tecnologia voltada para a saúde, comunicou em um email as organizações de saúde e empresas de serviço aéreo, no dia 31 de dezembro de 2019, dez dias antes mesmo da OMS, que haveria perigo na região de Wuhan, na China. E que fosse evitado locomoção de pessoas para lá.

Ainda conseguiu prever com precisão o desenrolar da pandemia com o acesso às informações dos voos e destinos daquela região e ao mapear as notícias de milhares fontes de todo o mundo em mais de 65 idiomas. Rastreando, também, as redes de pesquisa em saúde e comunicados de empresas ligados a vários setores. O algoritmo trabalha justamente para identificar áreas de risco e o surgimento de novas doença.

Facebook: uma das empresas que mais utilizam Inteligência artificial

A empresa de rede sociais tem investido largamente em seus algoritmos, aprimorando cada vez mais a experiência do usuário, entregando os conteúdos que ele mais gosta, dando a possibilidade de dialogar com seus criadores de conteúdos, marcas e amigo de forma mais rápida e fácil.

Além dos apelos afetivos, esses dados ajudam muito nas campanhas de mídia paga, pois os anúncios atingem de forma certeira seu público alvo. Além de integrar seus três aplicativos, facilitando o marketing, publicidade, relacionamento com o cliente e a venda. O grupo ainda utilizou sua inteligência para ajudar as empresas no combate ao coronavírus, disponibilizando diversas ferramentas para seus usuários compartilharem informações.

Chat2esk: o chatbot que ajuda seu atendimento através da inteligência artificial e learning machine

Uma das ferramentas que tem essas duas soluções unidas são os chatbots, eles enviam mensagens automáticas que agem de acordo com a resposta do usuário, aprendendo por comportamento. Logo, fazendo um atendimento personalizado. Além disso, o Chat2Desk oferece a possibilidade de vários usuários utilizarem a mesma plataforma simultaneamente. Possui painéis integrados que possibilitam melhor análise de resultados e entrega relatórios. Assim, não só facilita a comunicação da empresa com os clientes, mas entre gestores e colaboradores. 

Novos tempos necessitam de inteligência artificial 1

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