O que é o chatbot para WhatsApp?
De maneira resumida, podemos dizer que o chatbot para WhatsApp é um software que serve como um atendente virtual para os clientes que fazem contato com a empresa. Por meio dessa tecnologia, o consumidor tem suas mensagens respondidas na hora e recebe ajuda imediata e para encontrar as soluções que procura.Além disso, o chatbot é um mecanismo que reproduz as interações de pessoa para pessoa através da troca de mensagens. No entanto, o agente de conversação virtual oferece opções e perguntas específicas que lhe permitem fazer um “escaneamento” das solicitações do consumidor. Neste sentido, o mecanismo processa as informações para fornecer uma resposta precisa ao cliente e usa os dados registrados em sua base para fundamentar toda a linha de atendimento.
As 6 vantagens do chatbot para WhatsApp
Ao interagirem diretamente com os clientes que fazem contato com a empresa, os chatbots fazem os questionamentos certos para criar uma interface fluida de atendimento entre as duas partes da conversa.
Isso permite que você não apenas gere leads, mas também demonstre que a sua marca está comprometida com a satisfação total dos seus consumidores.Para o cliente
- Interação em tempo real
- Respostas objetivas
- Atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana
Para a empresa
- Evita a sobrecarga da equipe devido aos altos números de contatos recebidos
- Permite ter um acompanhamento detalhado dos processos
- Atendimento mais organizado
- Aumento das conversões
- Maior fidelização de clientes
- Comportamento do consumidor e estatísticas de mercado
Nesse ínterim, um estudo feito pela a Hubspot mostra dados estratégicos sobre o comportamento do público ao contatar uma empresa. Confira.* 82% dos consumidores entrevistados consideraram importante serem respondidos imediatamente após o contato com a empresa.
* 90% dos respondentes afirmaram que receber uma resposta instantânea é um fator-chave quando se trata de atendimentos no setor de suporte.Além disso, há outra questão que todas as empresas deveriam considerar quando se trata de atendimento ao cliente: a agilidade do processo.Por exemplo, de quê adianta uma resposta imediata ao cliente se esta não passa de uma mensagem simples que não traz valor ao consumidor? É neste ponto que entra o chatbot para WhatsApp.Se usados com inteligência, os chatbots para WhatsApp ajudam a aumentar as conversões e fidelizações da empresa. Há muitos estudos que sustentam essa ideia, principalmente com o aumento considerável das vendas e questões de suporte pela internet durante a pandemia.No entanto, vejamos os dados abaixo em especial. Observe como as estatísticas se cruzam e formam uma estrutura que pode levar ao sucesso (ou ao fracasso) de uma empresa para conquistar novos clientes.Primeiramente, o que dizem as pesquisas sobre a forma como os clientes fazem suas compras?81% dos consumidores compram com base nas indicações de parentes e amigos, indicando a tendência cada vez maior de que “o cliente não quer comprar, mas sim ter soluções eficazes para suas necessidades”.Tendo em mente este primeiro fator, observe este dado de destaque sobre o comportamento do consumidor. O estudo da Hubspot apontou que 51% dos respondentes da pesquisa afirmaram estarem mais propensos a divulgarem uma experiência ruim de compra.Chatbot para Whatsapp faz mesmo a diferença?Para ilustrar o que estamos comentando e acabar com essa dúvida, confira o exemplo abaixo sobre a qualidade do atendimento e suas consequências com o consumidor.Imagine o impacto que um lead não atendido no timing ideal e não satisfeito pode ter na imagem e nas vendas de uma empresa? Isto considerando que mais de 80% das pessoas fazem compras com base em recomendações de parentes ou amigos. Um cenário bastante crítico, não é mesmo?E se pensarmos no contrário? Um lead manda uma mensagem para empresa através da rede social que ele mais utiliza, o WhatsApp. Após o envio do contato, ele recebe uma resposta imediata via chatbot para WhatsApp. Com esta interação inicial, o chatbot vai propondo opções estratégicas que se tornam um menu completo de autoatendimento ao cliente. Assim, os recursos do chatbot para WhatsApp atendem as demanda imediatas do consumidor e o ajudam a encontrar as soluções que precisam de forma prática e eficiente.A chave para se destacar da concorrênciaPor fim, um cliente satisfeito com o atendimento e com a experiência de compra tende a se fidelizar e compartilhar sua história com pessoas próximas, o que traz novos clientes para a empresa.Você vê como a interação da sua marca com o consumidor têm fatores essenciais que se conectam? Juntos, esses pontos resultam em ações que levam a uma sequência de efeitos para a empresa, sejam eles positivos ou negativos.Em outras palavras, para sobreviver em um cenário de consumidores cada vez mais exigentes, é essencial ter as melhores ferramentas para atendê-los de forma mais ágil e assertiva. Isto sem contar que ter um menu completo de autoatendimento (estilo URA digital) faz com que o seu cliente tenha praticidade para comprar quando e onde estiver.Nesse sentido, o chatbot para WhatsApp se torna um recurso valioso para aumentar as conversões e se destacar da concorrência, seja qual for a sua área de atuação.Melhores práticas para as empresas que querem utilizar um chatbot para WhatsAppAgora que você já conhece mais sobre os chatbots para WhatsApp e entende a importância dessa tecnologia como um diferencial competitivo no mercado, é hora de saber como utilizar os chatbots de maneira inteligente e estratégica no seu negócio.Em primeiro lugar, é interessante levar em consideração o perfil do consumidor que faz contato com a sua empresa.Quais são as principais dúvidas que os clientes têm sobre o seu produto ou serviço?O que os seus consumidores mais estão buscando nos canais de atendimento online? Seriam mais questões de vendas ou solicitações de suporte?Perguntas como essa vão lhe ajudar a ter um uso otimizado do recurso de chatbots para WhatsApp no seu negócio, uma vez que, por meio desta autoanálise da empresa é possível “treinar” os chatbots com maestria e eficiência.Do mesmo modo, é importante pensar no design conversacional para garantir uma experiência única ao seu cliente e aproveitar ao máximo todos os recursos e opções que os chatbots para WhatsApp oferecem.
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