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Tudo o que você precisa saber sobre chatbot para WhatsApp

O que é o chatbot para WhatsApp?

De maneira resumida, podemos dizer que o chatbot para WhatsApp é um software que serve como um atendente virtual para os clientes que fazem contato com a empresa. Por meio dessa tecnologia, o consumidor tem suas mensagens respondidas na hora e recebe ajuda imediata e para encontrar as soluções que procura. Além disso, o chatbot é um mecanismo que reproduz as interações de pessoa para pessoa através da troca de mensagens. No entanto, o agente de conversação virtual oferece opções e perguntas específicas que lhe permitem fazer um “escaneamento” das solicitações do consumidor. Neste sentido, o mecanismo processa as informações para fornecer uma resposta precisa ao cliente e usa os dados registrados em sua base para fundamentar toda a linha de atendimento.

As 6 vantagens do chatbot para WhatsApp

Ao interagirem diretamente com os clientes que fazem contato com a empresa, os chatbots fazem os questionamentos certos para criar uma interface fluida de atendimento entre as duas partes da conversa. Isso permite que você não apenas gere leads, mas também demonstre que a sua marca está comprometida com a satisfação total dos seus consumidores. Para o cliente
  • Interação em tempo real
  • Respostas objetivas
  • Atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana
Para a empresa
  • Evita a sobrecarga da equipe devido aos altos números de contatos recebidos
  • Permite ter um acompanhamento detalhado dos processos
  • Atendimento mais organizado
  • Aumento das conversões
  • Maior fidelização de clientes
  • Comportamento do consumidor e estatísticas de mercado
Nesse ínterim, um estudo feito pela a Hubspot mostra dados estratégicos sobre o comportamento do público ao contatar uma empresa. Confira. * 82% dos consumidores entrevistados consideraram importante serem respondidos imediatamente após o contato com a empresa. * 90% dos respondentes afirmaram que receber uma resposta instantânea é um fator-chave quando se trata de atendimentos no setor de suporte. Além disso, há outra questão que todas as empresas deveriam considerar quando se trata de atendimento ao cliente: a agilidade do processo. Por exemplo, de quê adianta uma resposta imediata ao cliente se esta não passa de uma mensagem simples que não traz valor ao consumidor? É neste ponto que entra o chatbot para WhatsApp. Se usados com inteligência, os chatbots para WhatsApp ajudam a aumentar as conversões e fidelizações da empresa. Há muitos estudos que sustentam essa ideia, principalmente com o aumento considerável das vendas e questões de suporte pela internet durante a pandemia. No entanto, vejamos os dados abaixo em especial. Observe como as estatísticas se cruzam e formam uma estrutura que pode levar ao sucesso (ou ao fracasso) de uma empresa para conquistar novos clientes. Primeiramente, o que dizem as pesquisas sobre a forma como os clientes fazem suas compras? 81% dos consumidores compram com base nas indicações de parentes e amigos, indicando a tendência cada vez maior de que “o cliente não quer comprar, mas sim ter soluções eficazes para suas necessidades”. Tendo em mente este primeiro fator, observe este dado de destaque sobre o comportamento do consumidor. O estudo da Hubspot apontou que 51% dos respondentes da pesquisa afirmaram estarem mais propensos a divulgarem uma experiência ruim de compra. Chatbot para Whatsapp faz mesmo a diferença? Para ilustrar o que estamos comentando e acabar com essa dúvida,  confira o exemplo abaixo sobre a qualidade do atendimento e suas consequências com o consumidor. Imagine o impacto que um lead não atendido no timing ideal e não satisfeito pode ter na imagem e nas vendas de uma empresa? Isto considerando que mais de 80% das pessoas fazem compras com base em recomendações de parentes ou amigos. Um cenário bastante crítico, não é mesmo? E se pensarmos no contrário? Um lead  manda uma mensagem para empresa através da rede social que ele mais utiliza, o WhatsApp. Após o envio do contato, ele recebe uma resposta imediata via chatbot para WhatsApp. Com esta interação inicial, o chatbot vai propondo opções estratégicas que se tornam um menu completo de autoatendimento ao cliente. Assim, os recursos do chatbot para WhatsApp atendem as demanda imediatas do consumidor e o ajudam a encontrar as soluções que precisam de forma prática e eficiente. A chave para se destacar da concorrência Por fim, um cliente satisfeito com o atendimento e com a experiência de compra tende a se fidelizar e compartilhar sua história com pessoas próximas, o que traz novos clientes para a empresa. Você vê como a interação da sua marca com o consumidor têm fatores essenciais que se conectam? Juntos, esses pontos resultam em ações que levam a uma sequência de efeitos para a empresa, sejam eles positivos ou negativos. Em outras palavras, para sobreviver em um cenário de consumidores cada vez mais exigentes, é essencial ter as melhores ferramentas para atendê-los de forma mais ágil e assertiva. Isto sem contar que ter um menu completo de autoatendimento (estilo URA digital) faz com que o seu cliente tenha praticidade para comprar quando e onde estiver. Nesse sentido, o chatbot para WhatsApp se torna um recurso valioso para aumentar as conversões e se destacar da concorrência, seja qual for a sua área de atuação. Melhores práticas para as empresas que querem utilizar um chatbot para WhatsApp Agora que você já conhece mais sobre os chatbots para WhatsApp e entende a importância dessa tecnologia como um diferencial competitivo no mercado, é hora de saber como utilizar os chatbots de maneira inteligente e estratégica no seu negócio. Em primeiro lugar, é interessante levar em consideração o perfil do consumidor que faz contato com a sua empresa. Quais são as principais dúvidas que os clientes têm sobre o seu produto ou serviço? O que os seus consumidores mais estão buscando nos canais de atendimento online? Seriam mais questões de vendas ou solicitações de suporte? Perguntas como essa vão lhe ajudar a ter um uso otimizado do recurso de chatbots para WhatsApp no seu negócio, uma vez que, por meio desta autoanálise da empresa é possível “treinar” os chatbots com maestria e eficiência. Do mesmo modo, é importante pensar no design conversacional para garantir uma experiência única ao seu cliente e aproveitar ao máximo todos os recursos e opções que os chatbots para WhatsApp oferecem. Se interessou pela ideia e quer saber mais? Leia este artigo e fique por dentro das tendências no assunto.

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