Hoje, mais do que nunca, um sistema de CRM se faz essencial para qualquer empresa, pois nossos consumidores mudaram o seu comportamento de compra e se tornaram mais conscientes, justamente, por conta da internet, da democratização da educação e comunicação por meio dela. Com a maturação do mercado digital, atualmente, é imprescindível que uma empresa tenha endereço eletrônico e uma boa comunicação na internet.
Muitos são os consumidores que não só pesquisam pela internet antes de realizar uma compra, como também, recorrem a esse meio em caso de algum problema, que seja necessário contatar o suporte. Pois ninguém mais quer falar ao telefone com a correria que é o cotidiano das pessoas no mundo moderno. Outro ponto que faz com que um sistema de CRM seja necessário para qualquer empresa, é que, com a pandemia, a tendência do home office virou a realidade de muitas empresas. Além da tendência da descentralização.
Um sistema de CRM possui diversas funcionalidades, ajudando equipes a tomar decisões mais assertivas, a escalar o negócio com as informações que coletam e organizam. Ainda melhoram a experiência do cliente com o negócio, sendo uma estratégia essencial para o sucesso de uma empresa. Mas, sabemos que muitas empresas contratam sistemas de CRM e, ainda assim, não o sabem usar ao seu favor, utilizando toda a sua performance.
O que é um CRM?
Tabela de conteúdo
Um CRM não é somente um sistema, mas um conjunto de práticas, estratégias de negócio e tecnologias focadas no relacionamento com o cliente.
O sistema de CRM armazena informações de clientes atuais e potenciais – nome, endereço, número de telefone, etc –, e suas tarefas, o andamento de cada uma delas e os pontos de contato com a empresa, incluindo visitas a sites, ligações telefônicas, e-mails, entre outras interações.
Entretanto, a plataforma não é apenas uma lista de contatos elaborada: ela reúne e integra dados valiosos para preparar e atualizar suas equipes com informações pessoais dos clientes, histórico e preferência de compras. São informações importantes e estratégicas que são usadas demasiadamente pela equipe de vendas e marketing
Qual a importância de um CRM?
Um sistema de CRM ajuda sua empresa a dispensar os processos obsoletos, que demandam tempo, por conta do esforço manual E implanta eficiência, organização e tecnologias para que o seu negócio possa progredir e escalar. A plataforma organiza os bancos de dados dos clientes de forma acessível, em tempo real, acelerando e simplificando o processo de vendas.
Em vez de ficar preso a lembretes ou agendas, tendo que a equipe perguntar tudo o que vem acontecendo ou imerso em planilhas. Qualquer colaborador passa leads para sua equipe de vendas de forma rápida e fácil: cada membro da equipe, independentemente de onde esteja e o que esteja fazendo, está sempre trabalhando com informações atualizadas sobre os clientes e suas interações com a empresa.
Com um sistema de CRM, sua equipe encontra mais leads, fecha mais negócios, mantém mais clientes, expandindo sua empresa com o aumento no número de vendas.
CRM e marketing:
Estamos acostumados a associar sistema de CRM às vendas, mas o marketing, também, é essencial no relacionamento com o cliente. Ao integrar processos de marketing e vendas, você pode acompanhar a jornada do cliente por todo o funil.
As empresas não precisam mais ser passivas ao esperarem que um possível comprador entre em contato. Devemos sair à frente com estratégias e objetivos de negócios construídos com base na realidade disruptiva, acelerada e ultraconectada que estamos vivendo, e ter prospecção ativa.
Automação de marketing:
A automação de marketing é a utilização de ferramentas e soluções movidas por novas tecnologias digitais para automatizar todos os processos de marketing no digital, eliminando tarefas manuais que geram muitos esforços e permitindo o monitoramento de todas as ações que geram pontos de contato.
Automações são aliadas dos times marketing e vendas a ordenar prioridades e focar nas estratégias e insights que realmente importam, com agilidade e eficiência. As tecnologias digitais possibilitaram o avanço da automação de marketing que, por sua vez, abriu o caminho para que as empresas pudessem focar cada vez mais na jornada do cliente.
Tudo isso de forma personalizada para que clientes com diferentes interesses sejam impactados de forma ideal para chegar a um mesmo objetivo final: fechar mais negócios.

CRM e inteligência artificial
O uso de inteligência artificial nos sistemas de CRM irá impulsionar negócios globais em 1.1 trilhões de dólares até 2021. Quando falamos de inteligência artificial, falamos sobre o processamento natural de linguagem. Esses termos apontam para um futuro de sistemas inteligentes o suficiente para aprender com nossas interações e dados, para prever nossas necessidades e se encarregar de tarefas comuns.
Com tudo isso, você pode prever a próxima interação ideal de vendas, marketing ou atendimento para cada cliente. O setor de vendas poderá prever oportunidades e priorizar os melhores leads. As equipes de atendimento ao cliente fornecerão a próxima geração de atendimento proativo, saberão reconhecer os gargalos e tomar medidas preditivas.
Além de responder as perguntas frequentes em uma comunidade de clientes antes que se tornem casos de atendimento. O marketing poderá criar jornadas preditivas para todos os clientes, personalizando experiências como nunca antes.
Fidelização dos clientes
Uma solução de customer relationship management, também, é importante para retenção e fidelização de clientes, já que ajuda no relacionamento com o mesmo. Ao ter clareza sobre o momento de cada um dos leads, suas necessidades e demandas, é possível ser mais assertivo na comunicação com ele, aumentando as chances de uma conversão e uma posterior fidelização.
A minha empresa precisa de um CRM?
Se você ainda não tiver certeza se sua empresa teria benefícios com o uso da ferramenta, confira alguns sinais que indicam a necessidade de um CRM:
- Você tem equipes que trabalham remotamente e precisam se comunicar o tempo todo?;
- Suas equipes de vendas estão frequentemente viajando, indo de encontro ao cliente?;
- Você não consegue encontrar rapidamente os dados de clientes para tomar decisões na hora?;
- Você sente que as negociações não estão sendo analisadas da melhor forma porque você está gerenciando tudo em planilhas e cadernos. E muitas vezes, esses dados ficam dispersos?
- Facilitaria sua gestão ter um aplicativos com todas as funções de um CRM, com um banco de dados ou “sistema de registros”, além de ter toda a equipe e gerenciamento de projetos? ;
- Sua empresa está crescendo muito rápido e você sente que ainda não está preparado para os clientes que chegam?
- Você tem dificuldade de metrificar os seus resultados, analisá-los, identificar os gargalos e criar um planejamento para melhorá-los?
- Você acredita que a experiência do cliente de sua empresa está deixando a desejar?
- Perda frequente de clientes.
- Dificuldade em fidelizar clientes.
Se essa é a sua realidade ou muito desses pontos acima, sua empresa precisa de um sistema de CRM para melhorar sua performance e ajudar a escalar as vendas. E para que sua empresa possa manter um crescimento saudável é preciso que sua equipe consiga colher e analisar os dados, criar projetos em que saiba como está sendo o andamento. Além de ter uma equipe de marketing que consiga focar no necessário porque tem ferramentas que a ajudam com automações e com uma comunicação híbrida.
A Chat2Desk oferece um serviço de CRM com um sistema SaaS. E permite o uso de chatbots que possuem inteligência artificial, para ir aprendendo todos os interesses do cliente oferecendo um atendimento diferenciado, personalizado e humanizado. Possui um sistema que possibilita criação de grupos, projetos e tarefas, além do acompanhamento dos mesmos. E ainda gera relatórios avançados com informações estratégicas importantes para que possam fazer ações mais assertivas.