Uma das etapas mais importantes do inbound marketing é o funil de vendas, no WhatsApp Business API Oficial não seria diferente, como em todos os canais de comunicação, essa estratégia precisa ser utilizada. E, por mais que o aplicativo tenha começado como uma rede social voltada para apenas os mais chegados. Assim como, qualquer outra rede social, também, vem ganhando espaço no meio corporativo e sendo utilizado como uma ferramenta muito eficiente de marketing e vendas.
Por mais que alguns gestores ainda possuam a crença limitante que o WhatsApp não aparenta ser um canal de comunicação profissional ou mesmo que o cliente irá se sentir incomodado. A ferramenta foi um dos grandes responsáveis por fazer com que grandes varejistas e empresas de grande, médio e pequeno porte sobrevivessem a crise que enfrentamos com o fechamento dos estabelecimentos físicos.
Além disso, existe mais de um celular por pessoa no Brasil e a utilização do WhatsApp aumentou em 150% desde o começo da quarentena. Através desses dados podemos perceber a sua potência como ferramenta de marketing e vendas para as empresas.
Antes da Covid19, aplicativos de mensagens, como o WhatsApp Business API Oficial, já indicavam 98% da satisfação do cliente como um canal de atendimento com relação aos outros meios de comunicação tradicionais. Uma outra pesquisa, o estudo CX Trends 2021, constatou, também, que 64% dos consumidores preferem receber atendimentos, hoje, através de mensagens e bots.
Foi, justamente, pensando na preferência do consumidor e em como ajudar as empresas que trazemos essa novidade para os nossos clientes:
Liberada função de criação de funis no WhatsApp Business API
Tabela de conteúdo
A partir do dia 15 de setembro de 2021, nossos clientes do WhatsApp Business API Oficial podem utilizar conteúdo promocional, pois o WhatsApp liberou o funcionamento de funis da jornada do cliente. Sua equipe pode enviar mensagens aos clientes após o período de 24h do início da conversa e autorização do cliente para o envio de mensagem, pois não há mais restrições para esse tipo de abordagem.
Agora, é possível que as empresas enviem novos modelos de mensagens, como conteúdo para construção de um relacionamento com o cliente. Enviar conteúdos de novos produtos, promoções, informativos, novidades, produtos recomendados e etc.
Terá mudança no processo de configuração dos modelos de mensagem?
Não é preciso alterar o processo de criação do funil ou modelos de mensagens do WhatsApp Business API Oficial, você já pode escolher algum modelo existente para envio. É imprescindível que a sua equipe sempre analise se há alguma violação na política comercial ou de negócios do Facebook, antes de enviar para revisão. E que sempre planeje as ações em tempo hábil, considerando o período de revisão da equipe do Facebook e liberação para veiculação.
A autorização prévia do cliente para envio de mensagem por parte das empresas permanece, como em qualquer interação do WhatsApp Business API Oficial. Por isso, tenha uma estratégia muito bem elaborada, que toque na dor do cliente e tenha a solução que ele deseja. Uma abordagem bem humanizada e personalizada para que o cliente queira construir e manter uma relação com a sua empresa.
Qual é a melhor abordagem para um contéudo promocional segundo as diretrizes do WhatsApp Business API Oficial?
Até mesmo o WhatsApp Business API Oficial tem uma ordem de prioridades e requisitos que a empresa considera importantes no envio de mensagens de seus parceiros para os seus clientes. Sobretudo, se esses modelos vem do processo de um funil completo, vejam a seguir quais são:
Autorização: que os usuários já tenham autorizado e esperam receber essas mensagens e informações da sua empresa pelo WhatsApp;
Conteúdo de valor: as mensagens precisam ser personalizadas para o cliente, que seja um conteúdo relevante, que acrescente algo em seu nível de consciência como consumidor. É importante ter frases chamariz e um título claro do conteúdo para o cliente
Timing: os usuários não querem receber mensagens a todo tempo, mas, também, não querem perder informações específicas e importantes. Logo, é necessário fazer uma análise de quando é oportuno enviar uma mensagem e informar o seu cliente de eventos e ações estratégicas.
O timing das ações de marketing é um fator decisivo, pois não se pode deixar a audiência ficar estressada com excesso de mensagens. Principalmente se não forem importantes, não tendo conteúdos relevantes, enviando apenas ofertas.
O ideal é fazer a oferta somente quando o lead estiver bem qualificado e num momento de oportunidade. Lembre-se que, apesar da autorização do WhatsApp de envio de conteúdo promocional, os usuários podem bloquear ou mesmo denunciar empresas a qualquer momento.
Podendo ocasionar punições a empresa por parte do WhatsApp, como limitação da taxa de envios ou mesmo remover os modelos de funis que a mensagem denunciada ou bloqueada se enquadra. Além disso, há uma classificação da qualidade da empresa, como se fosse um lead scoring para o WhatsApp Business API Oficial. Essa pontuação é importante, principalmente se tratando dessas questões de punições, o ideal é que as pontuações das empresas sejam boas e que caso caiam que não se mantenham baixas por muito tempo.
Essa classificação de qualidade da empresa para o usuário é feita por meio de inteligência artificial e não uma pesquisa de satisfação como fazemos nas empresas. A pontuação é feita conforme a leitura do sistema de diversos sinais combinados que confirmam como foi a qualidade das mensagens trocadas, nos últimos sete dias, das empresas com os clientes. Esses sinais que são informações sobre a qualidade da relação inclui feedback dos clientes, bloqueios, relatórios e os motivos que os próprios clientes informam ao WhatsApp Business API Oficial.
Qual é o impacto dessa mudança?
Como em qualquer nova feature que o Facebook implanta, essa também foi testada por um grupo específico antes de ser liberada para o grande público. Nesse teste, 60% das empresas mais relevantes enviaram novos formatos de mensagens e constataram um aumento em até 3x de respostas e 37x a mais em conversões pelo WhatsApp Business API em comparação com outros canais, como SMS.
Se a sua empresa obtém o opt-in do cliente e possui o plano WhatsApp Business API Oficial, você já está autorizado a enviar novos tipos de mensagens. Porém, se um cliente entra em contato com a sua empresa, você não poderá enviá-lo esses tipos de mensagens, pois é preciso obter formalmente a autorização do seu cliente, ou seja, o opt-in para que possa enviar mensagens proativas.
A classificação dos modelos permanecem os mesmos disponíveis, as empresas só precisam escolher a classificação correspondente a mensagem de envio. Criar o seu funil com palavras chaves específicas e assertivas, para que o chatbot trabalhe de forma precisa. E com uma estratégia matadora para que possa não só converter muitos clientes, mas, principalmente criar um relacionamento com o seu cliente. E manter esse relacionamento é fundamental para que a empresa possa sempre enviar conteúdos pelo WhatsApp Business API Oficial e ter vendas recorrentes.
Empresas como a Chat2desk oferecem serviço de WhatsApp Business API Oficial, com chatbot operando com machine learning e inteligência artificial. Oferecendo aos clientes um atendimento profissional, humanizado, organizado e totalmente personalizado conforme a jornada do cliente.
Ainda é possível, a equipe ter disponíveis dados estratégicos sobre seus clientes, os gestores ter acesso a performance da equipe. Além de um único número com vários atendentes operando. Possibilitando sua empresa entregar melhor experiência ao cliente, escalar suas vendas e ainda poder metrificar seu marketing e entregar informações importantes.