Pular para o conteúdo

WhatsApp API Oficial: como onverter leads?

Muitas empresas têm utilizado o WhatsApp API Oficial para se comunicar com os seus clientes, fazer vendas e pós atendimento. Apesar do nosso uso contínuo da ferramenta, muitos gestores e empresas ficam sem direcionamento em como utilizar a plataforma de forma profissional.

E como utilizar estratégias de marketing pelo mensageiro, devido às suas inúmeras funções e pelo formato, diferente de todas as outras redes sociais. No entanto, é inegável o poder do WhatsApp API Oficial em alcançar uma audiência enorme, construir relacionamentos sólidos com os clientes e aumentar as vendas.

Por isso, resolvemos, neste artigo, falar de como sua empresa pode utilizar estratégias de marketing no WhatsApp, incluindo vários exemplos de campanhas de marketing no WhatsApp API Oficial. 

 

Como posso usar o WhatsApp API Oficial para promover meu negócio?

Só da sua empresa informar aos seus leads ou clientes que está disponível no WhatsApp API Oficial para atendimento. Disponibiliza o número em suas redes sociais também, isso trará leads para o seu negócio. Ao iniciar uma conversa pelo WhatsApp API Oficial, sua empresa tem a oportunidade de transformar esses leads em clientes. Ao mesmo tempo, que já abriu um canal direto para suporte.

Além disso, sua empresa pode vender produtos diretamente pelo WhatsApp API Oficial. Se sua equipe de marketingconfigurou a nova atualização do aplicativo WhatsApp API Oficial, pode adicionar produtos ao seu catálogo. Dessa forma, sua empresa pode enviar uma mensagem com um único produto, onde terá toda descrição e precificação. Ou enviar um catálogo com mais produtos, conforme a necessidade e o interesse do seu cliente, essa seleção inclusive é feita pelo próprio algoritmo.
Dessa forma, sua empresa poderá enviar mensagens promocionais e converter o lead em cliente. Podendo até criar fluxos para enviar essas mensagens de forma automática.

 

Mensagens automáticas

Sua empresa pode enviar e até mesmo automatizar algumas mensagens padrões ou que sejam enviadas de acordo com a solicitação do cliente. É só criar o seu fluxo e enviar modelos de mensagens ao WhatsApp API Oficial para revisão manual.

Que podem ser usadas, por exemplo, para atualizar o cliente sobre o andamento do frete, follow up, atualização de pagamento, cancelamento, novidades, agendamento de algum evento etc.

 

Em resumo, podemos usar o WhatsApp API Oficial para:

  • Transformar leads em clientes
  • Lidar com o suporte ao cliente
  • Venda seus produtos e serviços diretamente
  • Automatizar mensagens padrões

O marketing pelo WhatsApp API Oficial é eficaz?

Usar o WhatsApp API Oficial para se conectar diretamente com leads e vender para clientes é extremamente eficaz. É uma estratégia de conversação e relacionamento que se baseia no seguinte:

  • 87% da população mundial de smartphones envia mensagens via WhatsApp 
  • 100 bilhões de mensagens são trocadas nos produtos do Facebook a cada dia
  • A conversa pelo chatbot é automatizada de forma única para atender as necessidades e mensagens dos usuários, fornecendo melhores experiências de usabilidade.

A única desvantagem do WhatsApp API Oficial é que a automação ainda não consegue responder em caso de situações complexas, então, sua equipe ainda terá que fazer muito trabalho manual. Outro desafio é levar sua audiência ao seu canal do WhatsApp API Oficial e iniciar uma conversa com você.

Mas qual é a melhor maneira de alcançar seu público? Qual é a melhor forma de iniciar uma conversa com o seu lead quando se trata de estratégia de marketing no WhatsApp API Oficial? Isso depende de onde seu público está na maior parte do tempo, é claro. Mas os anúncios de mídia paga com o CTA para WhatsApp API Oficial é uma boa forma de expandir seu alcance.

Sua empresa pode enviar e até mesmo automatizar algumas mensagens padrões ou que sejam enviadas de acordo com a solicitação do cliente.

4 dicas para gerar leads com o WhatsApp API Oficial

  1. Use o link do WhatsApp Bot no link do Instagram ou no seu linktree

Se a sua empresa tem um perfil profissional no Instagram, provavelmente já tem um link com uma página que tem uma lista de contato e de outras redes sociais para que seus clientes em potencial possam entrar em contato.

Tudo que você precisa fazer é disponibilizar o link do seu WhatsApp API Oficial nessa lista estrategicamente para que os clientes possam iniciar conversas com sua empresa via WhatsApp API Oficial, também. Incluir o link do WhatsApp API Oficial pode ser uma maneira inteligente de chamar a atenção de seus clientes em potencial que queiram saber mais sobre ou tirar uma dúvida.

 

  1. Compartilhe o link nos anúncios do Facebook

Além de incluir o link do WhatsApp API Oficial em suas redes sociais, a utilize nos anúncios de mídia paga e email marketing. A API do WhatsApp Business permite que você integre o WhatsApp ao Facebook Business, Google Ads e outras plataformas. Portanto, executar anúncios do Facebook e do Google em uma conversão do WhatsApp também é possível facilmente.

 

  1. Use o QR Code do WhatsApp API Oficial para gerar leads

A geração de leads e a conversão desses leads em vendas podem se tornar muito fáceis com o QR Code do WhatsApp. Portanto, é obrigatório que você gere seu próprio QR code do WhatsApp API Oficial. O QR Code precisa ter comandos adequados para que possa direcionar seus clientes potenciais para o WhatsApp API Oficial. Uma empresa inteligente anexará imagens dos produtos/serviços com o seu QR Code.

Dessa forma, ao escanear seu QR Code, um usuário será direcionado para sua página de destino para visualizar o produto/serviço que sua empresa planeja vender. Algumas marcas, também, anexam anúncios em seu QR Code ou informativo sobre aquele produto para que os clientes em potencial possam saber sobre o seu produto e o processo de compra possa ser conduzido pelo seu WhatsApp API Oficial.

      4. Desenvolva conteúdos envolventes

Há uma razão pela qual todos os profissionais de marketing dizerem que nessa nova era do marketing: “o conteúdo é o rei”. Mesmo que sua empresa esteja tentando usar as ferramentas de marketing pelo  WhatsApp, seu conteúdo deve falar por si. Por exemplo, você pode contar a seus clientes em potencial uma história de marca que gere conexão, fazer algumas perguntas divertidas para mantê-los ligado a sua marca. Com ótimo conteúdo, é mais fácil gerar e converter leads de alta qualidade.


Empresas como a Chat2Desk, possui serviço de WhatsApp API Oficial com integração com o Bitrix24 que não serve como um canal de atendimento, mas um sistema de CRM com base de cliente organizada. Além de coletar e organizar todas as informações do cliente, disponibilizá-las no início da conversa e ainda gerar relatórios. E ainda possibilita a criação de projetos, acompanhamento dos mesmos e ainda criação de grupos entre os colaboradores para poder discuti-lo melhor.

WhatsApp API Oficial: como onverter leads? 1