O ano de 2021 foi longo, mas, finalmente, está chegando ao fim, e continuamos nossa boa tradição de resumir os resultados do ano, analisando as principais novidades do Instagram e as mudanças do WhatsApp Business API Oficial. Esses últimos dois anos foram um marco para as plataformas onlines, inúmeras mudanças e melhorias foram implementadas nas redes sociais do grupo Meta buscando se adaptarem à maturação do mercado.
E atender às novas demandas dos consumidores, em um mundo cada vez mais online. Hoje, uma das duas plataformas mais utilizadas pelas empresas para vender seus produtos e serviços, se comunicarem e mantêm um relacionamento com os clientes. O grupo Meta vem buscando investir, cada vez mais, e mudar o seu posicionamento B2C para B2B tanto no Instagram quanto no WhatsApp Business API Oficial.
Um pouco de história de como começou o WhatsApp Business API
Tabela de conteúdo
Inicialmente, o WhatsApp, ao contrário de outros mensageiros, manteve sua API fechada. Ou seja, os desenvolvedores não tiveram a oportunidade de vincular suas soluções de software ao messenger. Por exemplo, para integrar o WhatsApp aos sistemas CRM\ERP ou automatizar a comunicação com os clientes por meio de um chatbot.
O grupo Meta (a empresa que, antes, se chamava Facebook, comprou o WhatsApp em outubro de 2014) explicou isso pelo desejo de proteger os usuários de spam e mailings desnecessários, para tornar o espaço de informações do mensageiro mais seguro. A propósito, essa política do grupo Meta foi preservada até hoje, muitas das decisões da empresa são justificadas por esses princípios.
Em 2015, o WhatsApp se tornou o mensageiro mais popular do planeta e, hoje, o aplicativo conta com mais de 2 bilhões de usuários. Nem as críticas ao fundador do Telegram nem a mudança na política de privacidade, em maio de 2021, afetaram a posição do WhatsApp e sua supremacia. Suspeitamos que o WhatsApp já conquistou uma massa crítica de usuários. Que foram, justamente, os responsáveis por sua melhoria contínua e atualizações, o que não o permitirá sair do pódio tão facilmente.
Com a crescente popularidade do mensageiro, o interesse das empresas em trabalhar com o WhatsApp, também, cresceu. Lembre-se de que o Grupo Meta sempre se posicionou o WhatsApp como um mensageiro grátis protegido contra spams, o que é em parte o motivo pelo qual a introdução de ferramentas para negócios foi adiada, pois a abertura da API exigia preparação.
Em 2017, o Grupo Meta anunciou acesso limitado ao WhatsApp Business API, e apenas as maiores marcas do mundo tiveram a oportunidade de testar a tão esperada ferramenta. Desde 2018, cada vez mais empresas estão tendo a oportunidade de se conectar ao WhatsApp Business API. E, hoje, há uma tendência de simplificar cada vez mais o procedimento de acesso ao WhatsApp Business API, pois é uma ferramenta muito eficiente para as empresas. Apesar das particularidades do grupo Meta em trabalhar com a solução, que analisamos na tabela abaixo.
Como está a conexão da API do WhatsApp Business hoje?
O grupo Meta fornece acesso ao WhatsApp Business API por meio de seus parceiros ou BSP (Business Solution Provider). Você pode se familiarizar com a lista de BSPs existentes, aqui. Não apenas o BSP pode se conectar ao WhatsApp Business API, mas também os parceiros do BSP – integradores de API.
O custo e a ordem de conexão dependem da política de preços e serviços adicionais dos seus parceiros e da integração do API com o qual você coopera. O WhatsApp Business API Oficial, por exemplo, fornece acesso exclusivo à API sem margens adicionais e taxas ocultas. Para obter mais informações, consulte a página do WhatsApp Business API.

Como funciona o WhatsApp Business API Oficial?
O WhatsApp Business API Oficial, incluindo o chatbot, foi desenvolvido em um momento em que WhatsApp Business não estava disponível para empresas e programadores de forma mais profissional. A API do WhatsApp é, geralmente, baseada nos protocolos de web do WhatsApp, permitindo automatizar e otimizar a comunicação com os usuários pelo mensageiro.
O WhatsApp Business API Oficial inicialmente se posicionou como uma ferramenta segura para expandir os recursos de desenvolvedores e empresas para trabalhar com vários usuários no WhatsApp. Se posicionando contra spam e correspondências de marketing incorretas e focando no bom relacionamento com o cliente e experiência do usuário.
O WhatsApp Business API Oficial é uma interface para otimizar o trabalho do Meta com o WhatsApp. Conectar-se à API do WhatsApp Business é um processo mais complexo associado à confirmação e verificação de negócios. Além disso, o preço do WhatsApp Business API Oficial é pago. Mas a vantagem inegável do WhatsApp Business API Oficial é o seu poder de ter vários atendentes em única conta, ter suas conversas gravadas de forma segura, num banco de dados inteligente, com o poder do chatbot e proteção contra o seu banimento.
Então, seria certo usar a API oficial do WhatsApp?
A primeira vantagem aparentemente óbvia do WhatsApp Business API Oficial é ser homologado pelo grupo Meta e a segurança que isso passa. No entanto, devido a algumas limitações financeiras ou por falta de um setor de TI, que será cada vez mais necessário, nem todas as empresas podem se beneficiar dessas vantagens.
As empresa encontra os clientes em um território familiar
Você já se perguntou: o que o WhatsApp Business API Oficial pode fazer pelos seus clientes em termos de conveniência? Você só precisa deixar os dados contarem a história.
- Três em cada quatro clientes ficam irritados por não poderem responder ou agir de acordo com uma mensagem de texto que recebem.
- 43% dos clientes assumiram a responsabilidade de enviar mensagens de texto para uma empresa.
- Quase seis em cada dez clientes preferem não ter que se comunicar com empresas por meio de um outro aplicativo ou email
- E aqui está como isso se conecta ao WhatsApp.
- Dois bilhões de pessoas em todo o mundo usam o WhatsApp todos os meses.
- Mais de 175 milhões de pessoas enviam mensagens de texto para uma conta do WhatsApp Business diariamente.
Os números dizem tudo
A demanda por maior comunicação com as empresas por meio de mensagens de texto existe. E com o WhatsApp como o aplicativo de mensagens líder globalmente, não há plataforma melhor para se estar.
Ao entrar em contato com seus clientes no WhatsApp, uma plataforma na qual eles têm muito mais probabilidade de estar do que qualquer outra, você os encontra em um território com o qual eles estão familiarizados. Isso torna as coisas mais convenientes para seus clientes, pois evita que precisem alternar entre diferentes canais para se comunicarem com sua empresa.
Empresas como a Chat2desk oferecem não só a possibilidade de ter o WhatsApp Business API Oficial, mas, também, seus principais canais de comunicação integrados com um sistema de CRM que coleta e organiza os dados. De uma forma que seja possível criar melhores estratégias até mesmo para manter o relacionamento com o clientes por esses canais.


