WhatsApp Business: 5 funções que sua empresa deve usar!

O WhatsApp Business possui funcionalidades exclusivas que não tem na versão comum do aplicativo, desenvolvido justamente para facilitar a comunicação entre empresas e clientes

O WhatsApp Business pode ser acessado tanto por Android, IPhone (iOS) e na versão web, sendo bem acessível para quem busca trabalhar com o aplicativo, oferecendo um atendimento mais humanizado e rápido aos seus clientes. Visto que é um dos aplicativos mais utilizados no mundo.

Muitos clientes deixam de comprar por mal atendimento ou por ter que ligar para o suporte para tirar dúvidas básicas. O WhatsApp facilita não só por ser um aplicativo de mensagem, em que não incomoda com barulho e o cliente pode responder quando quiser. Mas, principalmente, por ser algo acessível, que usamos em nosso cotidiano e já está instalado em nosso celular

O WhatsApp Business permite que as empresas, inclusive, organize todo os seus fluxos de conversa e que possa ofertar seus produtos de forma profissional no aplicativo. Ou seja, ao mesmo tempo, que constrói uma relação mais próxima e mais humana entre a empresa e o cliente. Não passa a imagem de amadorismo, fortalecendo a gestão da marca.

Pois no perfil da sua conta no WhatsApp Business, você pode personalizar tudo com as informações do seu negócio: categoria – setor em que atua, horário, descrição do seu negócio, site e ainda integrar com o Instagram. Tem a opção de criar catálogos para que seus clientes possam ver seus produtos ou mesmo a proposta comercial dos seus serviços. Além de marcar as conversas por etiqueta, para que possa ter controle de qual parte do processo da jornada de compra está cada cliente

Além disso, uma das funcionalidades que mais otimizou o trabalho de quem faz atendimento, é a mensagem pronta automática. Você pode personalizar mensagens de boas vindas, por exemplo. E toda vez que um cliente for falar contigo, ele receberá essa mensagem automática, que é enviada a todos que forem falar contigo. Nesses casos, o WhatsApp Business te dá a opção de criar a mensagem padrão de saudação, de ausência entre outros. Além de agilizar o atendimento, permitindo que os colaboradores atendam mais clientes, já que há diminuição do tempo do atendimento devido às mensagens automáticas e outras funcionalidades. E não deixa o cliente esperando, a falta de agilidade no atendimento é uma das coisas que mais desmotivam os clientes

E tem uma outra função parecida que é a resposta rápida, assim como o atalho do teclado. Você escolhe uma sigla ou qualquer outra palavra que remeta a frase, como um código que determina que você quer dizer tal coisa. E ao utilizar /maisocódigo, a frase é inserida automaticamente. Facilitando bastante, por exemplo, quando os clientes  fazem sempre a mesma pergunta e o atendente precisa ficar digitando ou ficar copiando e colando várias vezes. Com essa função, você apenas insere um código pequeno e está respondido. 

Vamos especificar cada funcionalidade para que você possa ter o melhor proveito do WhatsApp Business.

 

1. Conta comercial com localização do negócio

Um grande benefício que o WhatsApp Business traz que tantos os clientes quanto às empresas podem ser o seu próprio perfil. No caso das empresas, elas podem criar um perfil profissional, pois além do avatar, você pode por o endereço via Google Maps, o horário de funcionamento de todos os dias e outras informações de contato e redes sociais. Todos os dados podem ser inseridos com facilidade pela própria configuração do aplicativo. Tornando o WhatsApp Business não só um canal de atendimento, mas, também, de marketing estratégico, ao ter as informações disponíveis para o cliente acessar quando quiser. 


2. Catálogo de produtos do WhatsApp Business

Para empresas, essa é uma função muito útil que não pode deixar de usar. No catálogo, você pode cadastrar os seus produtos ou pacotes de serviços separadamente, com fotos, valor, descrição do produto ou serviço e link de cada produto. O WhatsApp Business ainda facilita o envio dos detalhes dos produtos para os consumidores, otimizando o tempo e a venda


3. Mensagem de ausência e mensagem de saudação

Essa funcionalidade ajuda a sua empresa ter um cuidado com o cliente mesmo fora do horário de expediente ou nos fins de semana. A empresa pode mandar a mensagem personalizada de acordo com o seu objetivo, direcionado para o seu público, com a identidade da marca e pode definir os horários de envio. Você não precisa mandar mensagens só de boas vindas ou ausência, pode personalizar como quiser. 

Muitos clientes preferem a comunicação pelo WhatsApp Business
Muitos clientes preferem a comunicação pelo WhatsApp Business


 

4. Etiquetas para organizar conversas

Poder organizar as conversas de acordo com cada etapa é uma excelente forma de priorizar o que é mais urgente, ter uma abordagem direcionada e criar um cronograma. Essa função te ajuda na classificação das conversas, assim, você já sabe quem tem dúvida, quem está solicitando troca ou suporte, quem está buscando comprar e quem é de pós venda.  As etiquetas podem ser nomeadas e mudarem de cor de acordo com a preferência do cliente


Quais as vantagens do WhatsApp Business para o Whats Business API?

Imagine o quanto de mensagens uma empresa de médio ou grande porte recebe? Por mais que o WhatsApp Business ofereça inúmeros recursos que auxiliam e otimizam o atendimento. Ainda assim, seriam muitas mensagens para responder e ainda teria que solucionar cada questão, falar com o time, colocar no sistema entre outras coisas.

Ou seja, é bem difícil uma pessoa ou duas somente fazer um bom atendimento e rápido, dar conta das demandas de uma empresa que tenha grande clientela. E como no normal, no WhatsApp Business, uma conta pode ser acessada somente por um aparelho celular e um computador. Vendo essa demanda reprimida sem solução, o Facebook criou o WhatsApp Business API e fez parceria com empresas de CRM, como a Chat2Desk.


5. Vantagens do WhatsApp Business API

Com o WhatsApp API você pode ter vários atendentes respondendo seus clientes em uma única conta. Pois, é como um sistema que, além de, te oferecer a interface do WhatsApp Business para que seus colaboradores tenham acesso. Você poderá ter relatórios de todas as conversas e tê-las arquivadas para consulta. Outra vantagem, é que empresas como a Chat2Desk, oferecem também um sistema de comunicação omnichannel, o que seria isso? Você pode ter vários canais de comunicação, acessá-los em um sistema só. 

Por exemplo: sua empresa possui contas no Facebook, WhatsApp e Instagram entre outros. Todas as mensagens dos seus clientes por esses canais poderão ser respondidas no sistema, sem ter que acessar cada rede social. E as interações de todos os canais podem ser disponibilizados em um dashboard. Assim, otimizando não só o trabalho dos colaboradores em responder os clientes, mas, também, poder ter maior controle do processo em si.

Os gestores terão acesso não só a relatórios, mas, também, detalhes de todo o processo. Saberá quantos atendimentos cada colaborador fez, a média de tempo de cada atendimento. E ainda organiza todas as informações sobre o cliente, mapeando toda a sua jornada de compra. Essas informações ajudarão, inclusive, no planejamento estratégico e de marketing da marca. 

E você ainda pode utilizar o chatbot para automatizar todas as conversas. Ao ter atendimento híbrido, é possível criar menus, solucionando os problemas mais simples e, em caso, de necessitar de atendimento humano. O colaborador já receberá as informações necessárias para dar continuidade ao atendimento, sem precisar perder tempo verificar o ocorrido. Logo, é bem mais rápido e eficaz! 

Dessa forma não deixa o cliente esperando para ser atendido. Muitos clientes desistem de fazer uma compra por conta de um atendimento ruim, não deixar o cliente esperando é uma obrigação da empresa. Pois isso afeta diretamente a sua experiência, sendo um fator decisivo para que o cliente se torne fiel ou não compre mais da sua marca

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