Adaptação ao mercado atual: questões sobre retomada da economia

Estamos entrando em uma fase de retomada da economia, exigindo das empresas, muita adaptação ao mercado atual, para que possam sobreviver ao período pós covid. Será preciso encontrar um break even entre: o que funcionava bem antes, como solucionar os problemas dos clientes hoje, o que precisa ser mudado porque não comporta mais devido a realidade atual e o que precisa ser feito daqui para frente para solucionar as demandas dos clientes futuras.

Tanto o estado, quanto os centros de pesquisas e agências internacionais tem se dedicado a estudar esses temas para ajudar as comunidades, profissionais e as empresas a lidarem com esse novo normal. Adaptação ao mercado atual, com certeza, foi um dos termos mais ouvidos nas reuniões das empresas nos anos que se passaram, visto que a tecnologia já obrigava-nos a nos atualizamos de tempos em tempos. Mas nunca fomos tão forçados por isso em prática em tanta velocidade como agora, o novo normal pede ação. 

E a pergunta que tem permeado muitos gestores e líderes é: o que podemos fazer? Qual é o melhor caminho? O que precisamos mudar para conseguir ganhar mercado em tempos de crise? Como me inserir nessa adaptação ao mercado atual? Vou precisar mudar de área? O que precisamos implementar em nossa organização hoje? Qual solução devemos vender? Quais os melhores canais de atendimento para falar com o cliente?

Períodos de crise necessitam de soluções concretas que dão resultados rápidos, não é o momento de querer criar a roda, mas de fazê-la rodar em meio a lama. Os processos precisam ser simples e não complexos. E as ações precisam ser tomadas rapidamente. Algumas questões são importantes analisar:

 

Quais os problemas que seus clientes tem e que sua empresa pode solucionar hoje?

A mudança do comportamento do consumidor foi só uma consequência, pois o que mudou, de verdade, foram as necessidades das pessoas. Muitas pessoas estão consumindo apenas o necessário, tirando tudo o que supérfluo. Se o seu negócio é voltado para o consumidor final, mapeie 5 problemas com mais recorrência que as pessoas precisam resolver nesse momento.

Se o seu público é B2B, busque focar como se estivesse no lugar dos sócios ou da equipe de liderança. Qual seria a real necessidade da empresa hoje? Encontre os 5 problemas que estão tirando o sono dos líderes e gestores e que precisam ser solucionados para manter e fazer a empresa crescer nesse período. 

Essas questões vão te ajudar a encontrar uma orientação ser uma das empresas que se reinventou com sucesso por conta adaptação do mercado atual. 

Identifique um break even entre as soluções que a sua empresa entrega e a necessidades atuais dos seus clientes

Faça um checklist com tudo o que a empresa oferece e verifique quais soluções é possível entregar que supram as demandas atuais, principalmente os que precisarão de ser resolvido nos próximos meses. Se a sua empresa não tiver nenhuma solução ou produto que toque a dor do cliente ou não consiga implementá-la na adaptação ao mercado atual, sua empresa terá somente duas alternativas

  1. Criar um produto ou solução nova que atenda essa necessidade atual: escolha algo que você possa criar e vender rapidamente, sem processos complexos.
  2. Estude outras áreas e encontre alguma solução que estão oferecendo e esteja funcionando. Essa pesquisa pode tanto te dar insights do que sua empresa pode aplicar no seu setor ou, na falta de saída, você pode mudar de área conseguindo adaptação ao mercado atual.  

Sua empresa não só pode escolher uma das alternativas, como pode executar as duas, melhorando as suas opções.

retomando no mercado após a quarentena
Retornando após a quarentena: adaptação ao mercado atual

Descobrir novos recursos e habilidades da equipe

A sua empresa tem que descobrir no que ela precisará investir agora, que poderia ter feito antes, mas não fazia por concentrar seus esforços em outras coisas. Um exemplo: uma empresa está inserida no mercado, se mantém competitiva, mas não investe nas redes sociais ou não tem um e-commerce ou canais de vendas por meio digital. E, agora, precisa migrar ou investir mais nesse ambiente como canais de vendas.

Antes, as desculpas eram que o negócio conseguia sobreviver sem estar nas mídias sociais ou mesmo porque não tinham tempo ou verba para investir, que redes sociais eram apenas posicionamento de marca. Apesar de sabermos que as redes sociais é um excelente ambiente para estreitar o relacionamento com o cliente. 

Sabíamos, antes da crise, que a transformação digital seria o futuro de todos os negócios para os próximos anos. No entanto, agora, é necessário sofrer essa transformação hoje! Quantas lives e quantos negócios digitais não nasceram na crise? Quem já estava aqui, sai na frente, e quem não estava, precisa correr. Até mesmo quem não está vendendo, aproveita para reforçar seu branding.

A verdade é que não investir em desenvolvimento sempre gerou mais prejuízo que lucro, nesse momento, então, pode acabar de vez com o seu negócio. Pois terão competências que seus líderes e gestores precisarão desenvolver rapidamente para ajudar os colaboradores. Toda empresa que investe em pesquisa e desenvolvimento será pioneira na adaptação ao mercado atual. Logo, você precisa qualificar sua equipe!

Será através dessas habilidades desenvolvidas rapidamente, que a sua equipe ajudará a empresa a sair da crise. Só lembre-se: o treinamento precisa ensinar algo prático e não algo teórico, embora ele seja virtual, terá que gerar resultados e retorno rápido para ter uma boa adaptação ao mercado atual.

 

Reflita sobre sua estratégia e a adaptação ao mercado atual que sua empresa precisa

As crise só aceleram o que já estavam a caminho, então, aproveite esse tempo para refletir se o seu produto ou serviço é perene e se será lucrativo a longo prazo. Muitos negócios serão afetados devido a toda mudança nos hábitos de consumo, forçando uma adaptação ao mercado atual. Mas muitas já estavam nesse caminho ou já tinham sofrido essa transição, o que será determinante para serem novos líderes de mercado em seu segmento.

Portanto, você precisa repensar a sua estratégia e como será sua implementação da adaptação ao mercado atual da sua empresa, simultaneamente. É importante você fazer alguns questionamentos para o seu time e analisar as respostas:

  1. Quem são os seus clientes atuais e quais serão os seus clientes pós crise? Por qual motivo eles devem escolher a sua empresa?
  2. Qual o valor que a sua empresa agregará na vida dos clientes no período pós crise? Por que você será melhor que a sua concorrência
  3. Qual o valor que a sua empresa agrega na vida dos clientes hoje? Por que você é melhor do que a sua concorrência hoje? 
  4. Quais os problemas sua empresa pode resolver que não está resolvendo agora? Quais novos produtos precisam ser criados?
  5. Quais os canais de comunicação esses clientes preferem para entrar em contato com a sua empresa e com o seu suporte
  6. Qual o valor do seu CAC (Custo de Aquisição por Cliente), LTV (Lifetime Value) & Churn (Retenção) do seu negócio?
  7. Quais os recursos e habilidades necessários para que a sua empresa não só consiga adaptação ao mercado atual, mas sustentá-la nessa nova realidade

É importante, também atualizar constantemente os seus clientes atuais sobre todas as mudanças que a empresa está fazendo para acompanhar a adaptação ao mercado atual, sobretudo as permanentes. Como, nesse período, o único ambiente de vendas é o mercado digital, recomendamos uma comunicação omnichannel. Empresas como a Chat2Desk, que são parceiras do Facebook, oferecem comunicação eficiente em todos os canais.

Pois o atendimento é híbrido. Logo, o cliente não fica esperando, os chatbots respondem, já que a empresa oferece serviço de resposta automática. Isso, além de otimizar o tempo dos colaboradores, pode ajudar a empresa a fazer comunicados sobre suas mudanças, responder dúvida. E o melhor, seu deashboard é totalmente integrado., isso ajuda a atender os clientes em todos os canais com eficiência enquanto a empresa vai sofrendo a transformação de adaptação ao mercado atual. 

 

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