Estamos entrando em uma fase de retomada da economia, exigindo das empresas, muita adaptação ao mercado atual, para que possam sobreviver ao período pós covid. Será preciso encontrar um break even entre: o que funcionava bem antes, como solucionar os problemas dos clientes hoje, o que precisa ser mudado porque não comporta mais devido a realidade atual e o que precisa ser feito daqui para frente para solucionar as demandas dos clientes futuras.
Tanto o estado, quanto os centros de pesquisas e agências internacionais tem se dedicado a estudar esses temas para ajudar as comunidades, profissionais e as empresas a lidarem com esse novo normal. Adaptação ao mercado atual, com certeza, foi um dos termos mais ouvidos nas reuniões das empresas nos anos que se passaram, visto que a tecnologia já obrigava-nos a nos atualizamos de tempos em tempos. Mas nunca fomos tão forçados por isso em prática em tanta velocidade como agora, o novo normal pede ação.
E a pergunta que tem permeado muitos gestores e líderes é: o que podemos fazer? Qual é o melhor caminho? O que precisamos mudar para conseguir ganhar mercado em tempos de crise? Como me inserir nessa adaptação ao mercado atual? Vou precisar mudar de área? O que precisamos implementar em nossa organização hoje? Qual solução devemos vender? Quais os melhores canais de atendimento para falar com o cliente?
Períodos de crise necessitam de soluções concretas que dão resultados rápidos, não é o momento de querer criar a roda, mas de fazê-la rodar em meio a lama. Os processos precisam ser simples e não complexos. E as ações precisam ser tomadas rapidamente. Algumas questões são importantes analisar:
Tabela de conteúdo
A mudança do comportamento do consumidor foi só uma consequência, pois o que mudou, de verdade, foram as necessidades das pessoas. Muitas pessoas estão consumindo apenas o necessário, tirando tudo o que supérfluo. Se o seu negócio é voltado para o consumidor final, mapeie 5 problemas com mais recorrência que as pessoas precisam resolver nesse momento.
Se o seu público é B2B, busque focar como se estivesse no lugar dos sócios ou da equipe de liderança. Qual seria a real necessidade da empresa hoje? Encontre os 5 problemas que estão tirando o sono dos líderes e gestores e que precisam ser solucionados para manter e fazer a empresa crescer nesse período.
Essas questões vão te ajudar a encontrar uma orientação ser uma das empresas que se reinventou com sucesso por conta adaptação do mercado atual.
Faça um checklist com tudo o que a empresa oferece e verifique quais soluções é possível entregar que supram as demandas atuais, principalmente os que precisarão de ser resolvido nos próximos meses. Se a sua empresa não tiver nenhuma solução ou produto que toque a dor do cliente ou não consiga implementá-la na adaptação ao mercado atual, sua empresa terá somente duas alternativas
Sua empresa não só pode escolher uma das alternativas, como pode executar as duas, melhorando as suas opções.
A sua empresa tem que descobrir no que ela precisará investir agora, que poderia ter feito antes, mas não fazia por concentrar seus esforços em outras coisas. Um exemplo: uma empresa está inserida no mercado, se mantém competitiva, mas não investe nas redes sociais ou não tem um e-commerce ou canais de vendas por meio digital. E, agora, precisa migrar ou investir mais nesse ambiente como canais de vendas.
Antes, as desculpas eram que o negócio conseguia sobreviver sem estar nas mídias sociais ou mesmo porque não tinham tempo ou verba para investir, que redes sociais eram apenas posicionamento de marca. Apesar de sabermos que as redes sociais é um excelente ambiente para estreitar o relacionamento com o cliente.
Sabíamos, antes da crise, que a transformação digital seria o futuro de todos os negócios para os próximos anos. No entanto, agora, é necessário sofrer essa transformação hoje! Quantas lives e quantos negócios digitais não nasceram na crise? Quem já estava aqui, sai na frente, e quem não estava, precisa correr. Até mesmo quem não está vendendo, aproveita para reforçar seu branding.
A verdade é que não investir em desenvolvimento sempre gerou mais prejuízo que lucro, nesse momento, então, pode acabar de vez com o seu negócio. Pois terão competências que seus líderes e gestores precisarão desenvolver rapidamente para ajudar os colaboradores. Toda empresa que investe em pesquisa e desenvolvimento será pioneira na adaptação ao mercado atual. Logo, você precisa qualificar sua equipe!
Será através dessas habilidades desenvolvidas rapidamente, que a sua equipe ajudará a empresa a sair da crise. Só lembre-se: o treinamento precisa ensinar algo prático e não algo teórico, embora ele seja virtual, terá que gerar resultados e retorno rápido para ter uma boa adaptação ao mercado atual.
As crise só aceleram o que já estavam a caminho, então, aproveite esse tempo para refletir se o seu produto ou serviço é perene e se será lucrativo a longo prazo. Muitos negócios serão afetados devido a toda mudança nos hábitos de consumo, forçando uma adaptação ao mercado atual. Mas muitas já estavam nesse caminho ou já tinham sofrido essa transição, o que será determinante para serem novos líderes de mercado em seu segmento.
Portanto, você precisa repensar a sua estratégia e como será sua implementação da adaptação ao mercado atual da sua empresa, simultaneamente. É importante você fazer alguns questionamentos para o seu time e analisar as respostas:
É importante, também atualizar constantemente os seus clientes atuais sobre todas as mudanças que a empresa está fazendo para acompanhar a adaptação ao mercado atual, sobretudo as permanentes. Como, nesse período, o único ambiente de vendas é o mercado digital, recomendamos uma comunicação omnichannel. Empresas como a Chat2Desk, que são parceiras do Facebook, oferecem comunicação eficiente em todos os canais.
Pois o atendimento é híbrido. Logo, o cliente não fica esperando, os chatbots respondem, já que a empresa oferece serviço de resposta automática. Isso, além de otimizar o tempo dos colaboradores, pode ajudar a empresa a fazer comunicados sobre suas mudanças, responder dúvida. E o melhor, seu deashboard é totalmente integrado., isso ajuda a atender os clientes em todos os canais com eficiência enquanto a empresa vai sofrendo a transformação de adaptação ao mercado atual.