O WhatsApp sempre busca fazer atualizações para melhorar a usabilidade e levar mais funcionalidades aos seus clientes. Vimos o quanto o WhatsApp teve adesão nas empresas como canal de atendimento e de vendas, em 2020. A digitalização e maturação do mercado para o ambiente digital foi bem considerável para o curto espaço de tempo. E o Grupo Facebook vem investindo fortemente em ganhar o market share nos canais de atendimento das empresas.
Promovendo inúmeras ações, até mesmo comprando espaço publicitário na televisão, como uma forma de levar à audiência massiva a facilidade e a funcionalidade do aplicativo. Sobretudo, com relação a nova funcionalidade de pagamentos, como uma forma de levar aos seus clientes, segurança sobre as transações que são feitas pelo aplicativo.
Mas as novidades não param por aí, ao que tudo indica, o WhatsApp resolveu definitivamente entrar para o mercado B2B com toda força. Essa semana, o WhatsApp revelou que após o dia 1º de novembro, o WhatsApp vai deixar de operar em alguns aparelhos smartphone, pois esses não suportam as próximas atualizações do WhatsApp. A empresa listou os 40 aparelhos que em breve não poderão mais operar o aplicativo.
Quais os aparelhos não poderão operar no WhatsApp?
Os smartphones Android com as versões mais antigas que 4.1 e os que estão abaixo do sistema iOS 10 e KaiOS 2.5,1 não poderão utilizar mais o aplicativo.
Segue a lista de todos os aparelhos:
Samsung – Galaxy Trend Lite, Galaxy Trend II, Galaxy S2, Galaxy S3 mini, Galaxy Xcover 2, Galaxy Core e Galaxy Ace 2
LG – LG Lucid 2, Optimus F7, Optimus F5, Optimus L3 II Dual, Optimus F5, Optimus L5, Optimus L5 II, Optimus L5 Dual, Optimus L3 II, Optimus L7, Optimus L7 II Dual, Optimus L7 II, Optimus F6, Enact, Optimus L4 II Dual, Optimus F3, Optimus L4 II, Optimus L2 II, Optimus Nitro HD and 4X HD, e Optimus F3Q
ZTE – ZTE Grand S Flex, ZTE V956, Grand X Quad V987 e Grand Memo
Huawey – Huawei Ascend G740, Ascend Mate, Ascend D Quad XL, Ascend D1 Quad XL, Ascend P1 S e Ascend D2
Sony – Sony Xperia Miro, Sony Xperia Neo L e Xperia Arc S
Demais aparelhos – Alcatel One Touch Evo 7, Archos 53 Platinum, HTC Desire 500, Caterpillar Cat B15, Wiko Cink Five, Wiko Darknight, Lenovo A820, UMi X2, Faea F1 e THL W8.
Como isso irá afetar a minha empresa?
Se a sua empresa não possui a nossa hospedagem ou o plano de WhatsApp Business API Oficial, homologado pelo Facebook. E o smartphone que está logado no WhatsApp, não é um aparelho atual, sim, você poderá ser afetado! Prevendo esses e outros possíveis problemas futuros sempre recomendamos aos nossos clientes a assinarem a hospedagem ou mesmo ter o plano de WhatsApp Business API Oficial.
Não que os outros planos não sejam oficial, porém esse, é homologado pelo Facebook e todo o acesso fica em um servidor do WhatsApp. E temos uma equipe técnica que fica responsável por cuidar de toda a segurança dos dados e com relação a estabilidade da plataforma, para que o seu atendimento possa funcionar 24h por dia. Garantindo rapidez e estabilidade através de um servidor dedicado nos USA com ligação de 1GBPS.
Não corra risco de ser clonado e nem cair nas fraudes que tanto tem afetado pessoas físicas e empresas. Você poderá ter inúmeros atendentes utilizando um único número, num sistema de atendimento completo que canaliza um cliente para cada operador, porém você só terá uma única conta do WhatsApp. Além disso, a sua equipe pode conversar entre si com no próprio sistema, utilizar tags para criar um funil de vendas, agendar mensagens de cobrança ou lembrete.
Configurar um menu da forma que quiser, criando opções de setor para transferência e enviando aquele cliente para ser atendido por determinado operador. Tudo isso, na mesma conversa. Além de poder, também, decidir quais os atendimentos podem ser feitos por chatbots e quais precisam do atendimento manual. E ainda disponibiliza na própria conversa todas as informações dos clientes para que o atendente possa utilizá-la na abordagem, facilitando a conversão em venda ou até o mesmo o suporte ao cliente.
Como o nosso WhatsApp Business API Oficial funciona na nuvem, nossos clientes não precisam se preocupar com o uso do smartphone e, na maioria dos casos, os atendentes fazem o atendimento pelo desktop. Ele funcionará independente se estiver logado ou não a um smartphone, é como se o nosso servidor fosse o aparelho em que ele está logado. Você ainda pode receber o backup das conversas e se deseja ter de volta o seu número, nós garantimos sua conta de volta sem qualquer dano.
Mas compreendemos que mesmo não mudando a realidade dos nossos clientes, não os isentam de ficar preocupados por conta dos seus próprios clientes. E como será a comunicação com eles futuramente, caso a maioria não tenha aparelhos atuais.
Como saber se essa mudança do WhatsApp afeta a minha comunicação com os meus clientes?
O ideal é sempre fazer um comunicado sobre a atualização do WhatsApp aos clientes, já que, hoje, é habitual que todos nós, consumidores e empresas, nos comuniquemos por meio do WhatsApp.
E, depois, fazer uma pesquisa para saber se essas atualizações do WhatsApp podem ou não demandar alterações na forma da sua empresa se comunicar. Apesar de sabermos que muitas pessoas irão mudar de aparelho celular. Pois são mais de 2 bilhões de usuários tendo o aplicativo como um meio de comunicação entre familiares, amigos e empresas. Logo, é preferível trocar de aparelho do que ficar sem se comunicar.
De qualquer forma, o ideal é sempre ter vários canais de comunicação, vivemos na era do Omnichannel, nossos clientes nunca estão em uma única plataforma. Pelo contrário, segundo a pesquisa do Global Digital Report, o tempo médio que as pessoas passam, na internet, está em torno de 7 horas diárias.
O brasileiro passa em média 10 horas e 08 minutos na internet. Então, podemos concluir que, naturalmente, as pessoas utilizam mais de uma rede social e as empresas precisam estar em todas elas também . Qualquer gestor sabe o quanto é essencial que as empresas façam parte do cotidiano dos seus clientes, façam conteúdo educativos e precisam estar atendendo o seu cliente o tempo todo, tirando suas dúvidas.
Então, nesses casos, se os seus clientes irão ficar sem o WhatsApp, sua empresa terá outras alternativas para se comunicar, pois é imprescindível ter mais de um canal de atendimento. É um erro de qualquer empresa ter apenas um canal de atendimento, pois em caso de qualquer problema não terá como se comunicar com seus clientes. E, além de perder a oportunidade de converter os leads que preferem outros canais de comunicação, coletar mais dados sobre os potenciais clientes, estar mais presente na vida dos seus consumidores e ainda ter mais presença digital.
Quanto mais canais de comunicação sua empresa tiver, mais leads alcançam e mais chances de escalar e converter em mais vendas, também! É extremamente importante criar conteúdo em todos esses canais de comunicação, quanto mais presença sua empresa tiver, mais na mente dos seus clientes estará e terá mais chances de passar a sua concorrência, ganhando mais mercado.
Com a Chat2desk, sua empresa não só tem a possibilidade de ter a WhatsApp Business API Oficial, como os principais canais de comunicação que o grande público utiliza. Além de um sistema de CRM completo que te ajuda a ter todos os dados dos clientes, da performance da equipe e relatórios avançados que ajudam no planejamento tanto do marketing quanto do comercial.