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WhatsApp no Brasil: Oportunidades do App.

WhatsApp no Brasil: Oportunidades do App. 1

Em uma sociedade cada vez mais aberta às transformações digitais, principalmente após as medidas de isolamentos social do último ano, as marcas estão se adequando às estratégias de comunicação em múltiplas plataformas para atender às necessidades dos consumidores, otimizando vendas e prospectando novos clientes em aplicativos que, antes, eram utilizados apenas para fins pessoais.

Com a forte ascensão do WhatsApp nos últimos anos, outros mensageiros estão ganhando espaço no coração dos brasileiros para diversos usos, por isso, é importante que as empresas estejam atentas e saibam como inseri-los em suas estratégias. Pela primeira vez, o Telegram está instalado em mais da metade dos smartphones e 55% desses usuários realizam atendimento com as empresas para distintos objetivos. O Instagram, presente em 82% dos smartphones, também é um dos meios que têm facilitado a comunicação com as marcas, destacando-se, inclusive, pelas vendas de produtos e serviços diretamente em sua plataforma.

Vale ressaltar que 80% do uso do WhatsApp no Brasil é utilizado para se comunicar com empresas, segundo uma pesquisa realizada pelo Infobip. Portanto, para obter sucesso no seu negócio é necessário investir em algumas utilidades da ferramenta.

Em uma sociedade cada vez mais aberta às transformações digitais, principalmente após as medidas de isolamentos social do último ano, as marcas estão se adequando às estratégias de comunicação em múltiplas plataformas para atender às necessidades dos consumidores, otimizando vendas e prospectando novos clientes em aplicativos que, antes, eram utilizados apenas para fins pessoais.

Com a forte ascensão do WhatsApp nos últimos anos, outros mensageiros estão ganhando espaço no coração dos brasileiros para diversos usos, por isso, é importante que as empresas

estejam atentas e saibam como inseri-los em suas estratégias. Pela primeira vez, o Telegram está instalado em mais da metade dos smartphones e 55% desses usuários realizam atendimento com as empresas para distintos objetivos. O Instagram, presente em 82% dos smartphones, também é um dos meios que têm facilitado a comunicação com as marcas, destacando-se, inclusive, pelas vendas de produtos e serviços.

A revolução da mensageria

Segundo o relatório da CX Trends 2021, 84% dos clientes tiveram interações com marcas por meio de mensageiros ou redes sociais. O WhatsApp Business, teve um crescimento de 118% durante o ano de 2020. O diretor do Google Ray Kurzweil, tamb[em, afirma que até antes de 2029, os consumidores não conseguirão distinguir as interações feita por humanos com as feitas por chatbots devido a grande capacidade cognitivas e emocionais que as máquinas terão.

E esse pode ser até o início do fim do uso de aplicativos das empresas para comunicação, compra e atendimento com os seus clientes. Pois, os chatbots poderão fazer isso tudo de forma mais dinâmica e natural. Dois grandes exemplos de chatbots que tem uma linguagem muito natural e humanizada, e os consumidores amam é a Siri, da Apple, e a Alexa, da Amazon

Independente do aplicativo ou rede social que as empresas escolherem para se comunicarem com os seus consumidores. É preciso que esse atendimento seja rápido, personalizado, humanizado, fluido e de resolução dos problemas do cliente quase instantânea. Sendo um fator determinante para que empresas saiam à frente da concorrência em seu segmento.

A era conversacional criou uma ponte bem menor entre o consumidor e a empresa, possibilitando não só a mesma proximidade que o mundo físico, mas que pudessem estabelecer uma relação bem mais sólida devido às inúmeras trocas e interações. E pela possibilidade de se compartilhar tanto o cotidiano das empresas quanto dos seus consumidores.

Para empresas que estão em crescimento ou entrando, agora, no mundo digital, os chatbots com inteligência artificial são essenciais para alcançar um público massivo com um atendimento de excelência, investindo pouco e conseguindo operar em uma quantidade bem maior de interações.

Além disso, com esses novos sistemas de CRM é possível criar funis de vendas com tagueamento de palavras chaves, promover integração com várias outras ferramentas de marketing e gestão. Sendo útil não somente para o setor de atendimento, mas para toda a equipe da empresa. Sistemas de CRM como os do Bitrix integrados a canais de atendimento como o WhatsApp Business API Oficial, como os planos da Chat2desk. Em que é possível ter um sistema completo que possibilita grupos, chats entre os membros da equipe. Criar

tarefas e fazer seu acompanhamento através do kaban, criar funis de venda. Fazer agendamentos e acompanhar planilhas com a integração do Google Sheets. Além de ter o banco de dados por conta da integração WhatsApp Business API Oficial e Bitrix.

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