No início de novembro do ano passado, o WhatsApp do grupo do Facebook e a National Payments Corporation of India (NPCI) anunciaram que o WhatsApp iria começar a testar o serviço do WhatsApp Pay no país. Foi o início de um teste no país que mais consome os serviços do grupo do Facebook para saber se seria validado e implantado em todos os países que o aplicativo opera.
No Brasil, o WhatsApp tentou operar em junho de 2020, porém o Banco Central e o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) acabaram suspendendo o seu funcionamento para analisarem os possíveis riscos por conta da concorrência.
Na época, muito foi falado que isso ocorreu devido o Pix, serviço próprio de pagamento do Banco Central que estava para ser lançado e que, hoje, é muito utilizado por todos nós e aceito em todos os bancos. Apesar de sofrer, com frequência, uma certa instabilidade, é um serviço fácil de transferência monetária em que usamos nossos dados do cotidiano como código de transferência em vez de dar os dados bancários.
WhatsApp Pay liberado no Brasil
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Somente em maio desse ano, o aplicativo foi permitido de operar aqui, no Brasil. A ferramenta ainda não foi disponibilizada para todos os usuários e será liberada aos poucos pelo aplicativo. Para saber se você foi um dos sorteados, é só atualizar com frequência o WhatsApp no Apple Store ou no Play Store.
Segundo o WhatsApp, somente pessoas físicas podem fazer as transferências bancárias até o momento, já os pagamentos para empresas ainda estão sendo analisados pelo Banco Central.
E, agora, temos o WhatsApp Pay que simplifica ainda mais as transações e, sobretudo, a relação das empresas com os seus clientes. Sabemos que, com a pandemia, o WhatsApp deixou de ser um aplicativo para falar com amigos. E se tornou um Suporte de Atendimento ao Cliente e um grande canal de vendas que ajudou muitas empresas e pessoas a sobreviver na crise.
Além disso, já sendo um objetivo do próprio Facebook, a quarentena acelerou o processo de transformá-lo em uma ferramenta de business, obrigando o grupo investir cada vez mais em melhorar a experiência do usuário. E em dar as ferramentas necessárias para que as empresas utilizassem o WhatsApp como um canal de comunicação com os seus clientes. Facilitando e acelerando cada vez mais os atendimento e as vendas.
Até o momento, é permitido que os usuários utilizem os cartões das bandeiras Visa ou Mastercard, dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Bradesco, Banco Inter, Itaú, Mercado Pago, Next, Nubank e Sicredi. Sendo possível fazer transferência de até R$ 1 mil por transação e receber, no máximo, 20 pagamentos por dia, tendo como limite R$ 5 mil por mês.
Apesar de bem limitado, é esperado que a ferramenta venha evoluindo conforme o tempo e melhorando sua disponibilidade e a flexibilização de transação. Para te ajudar a aplicar mais essa ferramenta em seu atendimento e nas vendas feitas pelo WhatsApp, vamos te ensinar a como utilizar o WhatsApp Pay
Como configurar uma conta
Etapa 1: Para dispositivos Android, abra o WhatsApp e clique nos três pontos que aparecem no lado superior direito do aplicativo. Para iOS, clique na opção ‘Configurações’ no canto inferior direito.
Etapa 2: Selecione a opção ‘Pagamentos’. Selecione ‘Adicionar método de pagamento‘. Você será solicitado a aceitar as políticas de pagamento do WhatsApp. Clique em ‘Aceitar e continuar’.
Etapa 3: você obterá a lista de bancos; selecione o banco do qual deseja fazer os pagamentos. Além disso, se você tiver duas contas bancárias em um banco, selecione a conta bancária com a qual deseja fazer os pagamentos.
Ao selecionar o banco, certifique-se de que o número do celular do WhatsApp é o mesmo vinculado à sua conta corrente. Isso ocorre porque um SMS será enviado neste número para fins de verificação.
Etapa 4: Assim que a verificação for concluída, você deverá configurar um PIN para que possa utilizar o WhatsApp pay
Como transferir dinheiro via WhatsApp
Etapa 1: na lista de contatos do WhatsApp, selecione o contato para o qual deseja transferir dinheiro. Abra a opção de chat e selecione a opção de pagamento. Se o contato que você selecionou não estiver usando a opção de pagamento WhatsApp.
Você tem a opção de transferir o dinheiro usando os dados da pessoa de outra plataforma, como Google Pay etc. Você receberá uma notificação informando que o contato não está usando o Mecanismo de pagamento WhatsApp.
Você também pode transferir dinheiro usando a opção do QR Code.
Etapa 2: insira o valor e seu código. Assim que o PIN correto for inserido, o valor será transferido para a conta bancária do destinatário.
Recebendo dinheiro via WhatsApp
Se o remetente tem WhatsApp Pay: Se o remetente está transferindo dinheiro para você via WhatsApp Pay, então tudo que ele precisa fazer é seguir as instruções acima para fazer a transferência.
Como dissemos anteriormente, seus clientes precisam ter o seu número do WhatsApp gravado para que realmente leiam suas mensagens. Portanto, é preciso que a empresa ou que você divulgue o seu WhatsApp em todos os canais de comunicação com seu público. O importante é alcançar o maior número de pessoas possível
Ao anunciar suas informações de contato, sua empresa permite que seus usuários decidam se desejam se comunicar com você e com a sua empresa. Dessa forma, sua empresa ou você terá um canal mais próximo para se comunicar com os clientes realmente interessados e que a taxa de abertura é bem maior, além de ser um canal de comunicação mais pessoal.
Não esqueça de pedir aos seus leads que ao salvar o seu número, também mande uma mensagem, para que a sua equipe ou você saiba que aquele lead salvou teu contato e quer receber informações ou novidades sobre a sua marca. É importante ter consciência que dependendo da sua audiência, será preciso ter junto ao seu WhatsApp, um sistema de CRM. Pois o serviço só permite ser usado em um smartphone e um computador.
Logo, para que todos sejam atendidos rapidamente, será preciso ampliar esse acesso. O ideal é contratar um serviço de CRM omnichannel, podendo atender clientes em todos os canais de vendas, empresas como a Chat2Desk, que tem sistema em SaaS, oferece comunicação híbrida.
Com chatbots que respondem de forma personalizada a casos simples, graças a inteligência artificial e ao machine learning. Além disso, ainda oferece relatórios com informações estratégicas que podem ser utilizados nos planejamentos futuros.