WhatsApp Pay: tudo o que você precisa saber

No início de novembro do ano passado, o WhatsApp do grupo do Facebook e a National Payments Corporation of India (NPCI) anunciaram que o WhatsApp iria começar a testar o serviço do WhatsApp Pay no país. Foi o início de um teste no país que mais consome os serviços do grupo do Facebook para saber se seria validado e implantado em todos os países que o aplicativo opera. 

No Brasil, o WhatsApp tentou operar em junho de 2020, porém o Banco Central e o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) acabaram suspendendo o seu funcionamento para analisarem os possíveis riscos por conta da concorrência.

Na época, muito foi falado que isso ocorreu devido o Pix, serviço próprio de pagamento do Banco Central que estava para ser lançado e que, hoje, é muito utilizado por todos nós e aceito em todos os bancos. Apesar de sofrer, com frequência, uma certa instabilidade, é um serviço fácil de transferência monetária em que usamos nossos dados do cotidiano como código de transferência em vez de dar os dados bancários. 

WhatsApp Pay liberado no Brasil

Somente em maio desse ano, o aplicativo foi permitido de operar aqui, no Brasil. A ferramenta ainda não foi disponibilizada para todos os usuários e será liberada aos poucos pelo aplicativo. Para saber se você foi um dos sorteados, é só atualizar com frequência o WhatsApp no Apple Store ou no Play Store.

Segundo o WhatsApp, somente pessoas físicas podem fazer as transferências bancárias até o momento, já os pagamentos para empresas ainda estão sendo analisados pelo Banco Central. 

E, agora, temos o WhatsApp Pay que simplifica ainda mais as transações e, sobretudo, a relação das empresas com os seus clientes. Sabemos que, com a pandemia, o WhatsApp deixou de ser um aplicativo para falar com amigos. E se tornou um Suporte de Atendimento ao Cliente e um grande canal de vendas que ajudou muitas empresas e pessoas a sobreviver na crise.

Além disso, já sendo um objetivo do próprio Facebook, a quarentena acelerou o processo de transformá-lo em uma ferramenta de business, obrigando o grupo investir cada vez mais em melhorar a experiência do usuário. E em dar as ferramentas necessárias para que as empresas utilizassem o WhatsApp como um canal de comunicação com os seus clientes. Facilitando e acelerando cada vez mais os atendimento e as vendas.

Até o momento, é permitido que os usuários utilizem os cartões das bandeiras Visa ou Mastercard, dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Bradesco, Banco Inter, Itaú, Mercado Pago, Next, Nubank e Sicredi. Sendo possível fazer transferência de até R$ 1 mil por transação e  receber, no máximo, 20 pagamentos por dia, tendo como limite R$ 5 mil por mês.

Apesar de bem limitado, é esperado que a ferramenta venha evoluindo conforme o tempo e melhorando sua disponibilidade e a flexibilização de transação. Para te ajudar a aplicar mais essa ferramenta em seu atendimento e nas vendas feitas pelo WhatsApp, vamos te ensinar a como utilizar o WhatsApp Pay

 

WhatsApp Pay: tudo o que você precisa saber
WhatsApp Pay: tudo o que você precisa saber

Como configurar uma conta

Etapa 1: Para dispositivos Android, abra o WhatsApp e clique nos três pontos que aparecem no lado superior direito do aplicativo. Para iOS, clique na opção ‘Configurações’ no canto inferior direito.

Etapa 2: Selecione a opção ‘Pagamentos’. Selecione ‘Adicionar método de pagamento‘. Você será solicitado a aceitar as políticas de pagamento do WhatsApp. Clique em ‘Aceitar e continuar’.

Etapa 3: você obterá a lista de bancos; selecione o banco do qual deseja fazer os pagamentos. Além disso, se você tiver duas contas bancárias em um banco, selecione a conta bancária com a qual deseja fazer os pagamentos.

Ao selecionar o banco, certifique-se de que o número do celular do WhatsApp é o mesmo vinculado à sua conta corrente. Isso ocorre porque um SMS será enviado neste número para fins de verificação.

Etapa 4: Assim que a verificação for concluída, você deverá configurar um PIN para que possa utilizar o WhatsApp pay

 

Como transferir dinheiro via WhatsApp

Etapa 1: na lista de contatos do WhatsApp, selecione o contato para o qual deseja transferir dinheiro. Abra a opção de chat e selecione a opção de pagamento. Se o contato que você selecionou não estiver usando a opção de pagamento WhatsApp.

 Você tem a opção de transferir o dinheiro usando os dados da pessoa de outra plataforma, como Google Pay etc. Você receberá uma notificação informando que o contato não está usando o Mecanismo de pagamento WhatsApp.

Você também pode transferir dinheiro usando a opção do QR Code.

Etapa 2: insira o valor e seu código. Assim que o PIN correto for inserido, o valor será transferido para a conta bancária do destinatário.

Recebendo dinheiro via WhatsApp

Se o remetente tem WhatsApp Pay: Se o remetente está transferindo dinheiro para você via WhatsApp Pay, então tudo que ele precisa fazer é seguir as instruções acima para fazer a transferência.

Como dissemos anteriormente, seus clientes precisam ter o seu número do WhatsApp gravado para que realmente leiam suas mensagens. Portanto, é preciso que a empresa ou que você divulgue o seu WhatsApp em todos os canais de comunicação com seu público. O importante é alcançar o maior número de pessoas possível

Ao anunciar suas informações de contato, sua empresa permite que seus usuários decidam se desejam se comunicar com você e com a sua empresa. Dessa forma, sua empresa ou você terá um canal mais próximo para se comunicar com os clientes realmente interessados e que a taxa de abertura é bem maior, além de ser um canal de comunicação mais pessoal.

Não esqueça de pedir aos seus leads que ao salvar o seu número, também mande uma mensagem, para que a sua equipe ou você saiba que aquele lead salvou teu contato e quer receber informações ou novidades sobre a sua marca. É importante ter consciência que dependendo da sua audiência, será preciso ter junto ao seu WhatsApp, um sistema de CRM. Pois o serviço só permite ser usado em um smartphone e um computador

Logo, para que todos sejam atendidos rapidamente, será preciso ampliar esse acesso. O ideal é contratar um serviço de CRM omnichannel, podendo atender clientes em todos os canais de vendas, empresas como a Chat2Desk, que tem sistema em SaaS, oferece comunicação híbrida.

Com chatbots que respondem de forma personalizada a casos simples, graças a inteligência artificial e ao machine learning. Além disso, ainda oferece relatórios com informações estratégicas que podem ser utilizados nos planejamentos futuros.

 

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