7 Vantagens de utilizar um CRM Imobiliário: Será que vale a pena?

O CRM (Customer Relationship Management) é uma ferramenta de marketing que permite um melhor relacionamento com os clientes. É possível utilizá- lo também no mercado imobiliário, com a ideia é melhorar a comunicação entre o corretor ou imobiliária e o interesse em comprar, alugar ou vender algum imóvel.

A partir da utilização dessa ferramenta é possível entender questões importantes  como: o que o cliente deseja e qual tipo de imóvel ele busca, além de facilitar na entrega de algo que ele realmente precisa, fazendo com que ele se sinta acolhido. Através de uma interação entre as partes é possível causar uma impressão positiva, fazendo com que quando for necessário serviços imobiliários novamente, aquela pessoa volta a procurar o corretor.

Pensando nisso, elaboramos este material para que você confira algumas informações importantes acerca do tema e tire todas as dúvidas sobre o assunto. Saiba quais são as vantagens de utilizar um CRM Imobiliário, como ele funciona e como escolher um.

1. Como funciona um CRM?

          Seja qual for o segmento do negócio, é importante entender sobre a procura dos clientes em relação ao que você oferta. Usando o mercado de imóveis como exemplo é preciso se fazer as seguintes perguntas:

  • Quais são as regiões mais buscadas para compra e locação?
  • Qual é o estilo de imóvel buscado pelos clientes (casa, apartamento, kitnet e etc.)?
  • A sua empresa consegue atender a essas solicitações?
  • Como foi a captação de clientes no último mês?

Você só terá ciência desses dados caso faça o registro logo no primeiro contato. E é esse um dos principais diferenciais do CRM: ter acesso simplificado ao que seu público deseja e buscar por ações de melhorias para garantir mais oportunidades de negócio.

Além disso, o CRM imobiliário contribuirá para que você possa reunir as principais informações sobre os leads sempre que eles visitarem o seu site, de modo que você aprimore o atendimento todas as vezes que o potencial cliente entrar em contato com a equipe.

2. Quais as principais vantagens?

Agora que você já sabe o que é o CRM imobiliário e como funciona, chegou o momento de entendermos as principais vantagens de contar com essa funcionalidade. Confira a seguir!

2. 1 Retém contatos

Imagine só a seguinte situação: um cliente entrou em contato com a sua imobiliária buscando imóveis em um bairro X. Naquele instante, a sua empresa não estava com nenhum produto disponível, mas solicitou que o lead entrasse em contato em duas semanas para entender se surgiu ou não alguma oportunidade.

Passado esse tempo, novamente essa pessoa retorna para a sua imobiliária. Caso você não conte com um CRM, o potencial cliente precisará explicar toda a sua situação novamente. Isso poderá gerar insatisfação e até mesmo descontentamento com o atendimento.

Do contrário, com um CRM imobiliário, facilmente o atendimento identifica essas informações, mesmo quando tiver outra pessoa a realizar o chamado. 

2. 1 Automatiza processos

Automatizar processos, melhorar a rotina do time e aumentar a produtividade de toda a equipe sem afetar a qualidade do atendimento, esse é um dos principais desafios de toda imobiliária.

Caso a empresa não conte com nenhum sistema, consequentemente os profissionais gastam boa parte de seu tempo com tarefas manuais. Ou seja, demandas mais estratégicas podem ser deixadas de lado, impedindo o crescimento da empresa.

Nesse sentido, o CRM imobiliário possibilitará que os colaboradores tenham parte de suas tarefas automatizadas, dedicando seu tempo a fortalecer o relacionamento com os clientes e, consequentemente, gerar mais negócios.

3. Como escolher um CRM Imobiliário adequado? 

Inicialmente, vamos entender de maneira mais precisa o que é e como funciona o CRM imobiliário. O CRM vem da sigla Customer Relationship Manager. Da forma como conhecemos na língua portuguesa, trata-se da Gestão de Relacionamento com Clientes. Ou seja, é uma ferramenta que auxilia o negócio a gerenciar toda a sua cartela de clientes, possibilitando traçar estratégias eficazes de acordo com as necessidades da imobiliária.

 3.1 Contribui para conhecer seus clientes em potencial

Conforme abordado, contar com uma ferramenta de CRM em sua imobiliária possibilitará que você tenha importantes dados sobre as pessoas que chegam até o seu negócio interessadas em adquirir novos produtos. Quem são esses clientes? Em que momento da jornada de compra eles estão? Eles já buscaram imóveis em outras empresas do mercado? O que eles buscam?

Depois que o negócio for efetivado, também é importante registrar desafios e outras oportunidades que contribuirão para que a imobiliária tenha mais sucesso em vendas futuras. O atendimento foi bom? Qual o feedback de melhorias que pode ser aplicado na empresa.

Ou seja, você terá um perfil completo das necessidades de seus clientes, o que possibilitará buscar por novos imóveis sempre que identificar que há oportunidades perdidas pela empresa.

4. Como escolher um CRM adequado?

Uma dúvida comum entre as empresas está relacionada ao que deve ser observado no momento de escolher um CRM imobiliário. A seguir, selecionamos algumas dicas.

4. 1 Entenda as suas necessidades

Assim como qualquer outro produto, o primeiro passo é identificar quais são as suas necessidades perante a realidade de sua empresa. Dessa maneira, há a possibilidade de filtrar pelas principais opções do mercado, optando por aquela que melhor se encaixa ao que seus profissionais buscam.

4.2 Tire todas as suas dúvidas com as empresa escolhida

Ao fazer uma ligação com as empresas selecionadas, tire todas as dúvidas possíveis. Entenda como é o funcionamento da solução, como ela se aplicaria para a sua realidade e os principais diferenciais. Antes de fazer uma reunião com essa equipe, busque entender também como ela se diferencia da concorrência, de modo que os seus questionamentos sejam direcionados a fim de optar por aquele que considera mais adequado para a sua realidade.

E o mais importante, pesquise um bom método de CRM, um bom sistema para facilitar todo o trabalho e melhorar o desempenho do time. É preciso escolher um bom CRM, com um bom parceiro é possível utilizar toda a capacidade da ferramenta e ter maior resultado. É preciso entender qual é o modelo que mais atende o seu negócio, por onde os seus consumidores se comunicam, como é oferecido o produto ou o serviço e ter definido os objetivos que busca alcançar a longo prazo.

5. Sistema de CRM Chat2desk e FLIP CRM

Um sistema de CRM como os da Chat2Desk que possuem um dashboard integrado, em que automatiza vários canais de comunicação de forma bem personalizada, principalmente o WhatsApp que é o mais utilizado pelas pessoas em seu cotidiano. Permitindo a comunicação híbrida, em que os atendentes solucionam os casos mais complexos e os chatbots os casos mais simples. Além disso, ainda organiza todos os dados conforme a jornada do cliente e os disponibiliza todo organizado em relatórios.disso, ainda organiza todos os dados conforme a jornada do cliente e os disponibiliza todo organizado em relatórios.

Mas caso queira algo mais voltado para o seu negócio imobiliário, contamos com a nossa parceria com a Flip CRM, onde sua imobiliária realmente pode se tornar um negócio digital.

Na FLIP você encontra tudo que a sua imobiliária precisa em um só lugar, como por exemplo:

5.1 Indicadores em tempo real:

Onde é possível fazer análise através de painéis e relatórios elaborados, para assim tomar uma decisão de forma rápida e dinâmica para seu negócio. Além de avaliar em tempo real o desempenho de sua imobiliária e adotar estratégias para maximizar seus resultados. 

5.2 Roleta automática de leads:

Para ter maior conversão, o tempo é prioridade. Descubra através de uma ferramenta como a roleta a possibilidade aumentar significativamente seu volume de negócios. Sem processos manuais, os leads são recebidos e transferidos de forma automática e personalizada.

5.3 Gestão completa de imóveis e clientes:

Você sabe realmente como anda a qualidade da sua carteira? Sua imobiliária precisa de vendas e não apenas de leads. A Flip foi projetada para gerenciar os imóveis e clientes da sua carteira, com integração entre portais, gestão financeira, controle de chaves e muito mais.

5.4 Site integrado e inteligente:

Seu site é a vitrine da sua imobiliária digital. É a primeira etapa da sua esteira de vendas e a Flip tem os recursos de ponta para alavancar a experiência do seu cliente, desde o buscador inteligente e agendamento de visitas até o fechamento de venda, aumentando a sua performance.

Neste conteúdo, você pôde entender o que é o CRM imobiliário, quais os ganhos que ele traz para a empresa, além de dicas práticas de como escolher pelo ideal. Em uma empresa, é essencial buscar por soluções que contribuam para melhores resultados. Dessa forma, conforme vimos, o CRM imobiliário trará mais qualidade ao atendimento, além de aprimorar o relacionamento com o seu público.

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