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As tendências de vendas 2022

Os anos de 2020 e 2021 não afetaram, apenas, como e onde as equipes de vendas trabalharam,mas influenciaram até no que os consumidores esperam das empresas e suas preferências de compra. Não adianta, toda dinâmica do mundo mudou! E queremos que, diferente dos dois últimos anos, em que muitos empreendedores ficaram perdidos. Sem saber como atender essas novas necessidades dos seus clientes e como ter a melhor entrega. Esse ano que vem, as empresas estejam preparadas e atentas as tendências de vendas do mercado, Por isso, separamos cinco tendências de vendas que a sua empresa deve adotar em 2022.

 

  1. Adotando um modelo de vendas híbrido ou totalmente remoto

A grande maioria de 2020 e 2021 colocou as equipes de vendas em modo de sobrevivência. A atitude normalmente era colocar nossos esforços em modo on-line em curto prazo e ver como tudo se desenrolava. No entanto, a fortuna, muitas vezes, favorece os corajosos e aqueles que se arriscaram a investir no trabalho remoto, colheram as recompensas.

De acordo com o Relatório de Vendas 2021, da HubSpot, investir em trabalho remoto valeu a pena para os líderes de vendas. 64% dos que fizeram a transição para a venda remota cumpriram ou excederam suas metas de receita, enquanto o número foi de apenas 50% daqueles que não o fizeram.

E, então, é hora de todos os outros se atualizarem, para moldar suas políticas, cultura e processos em torno do trabalho híbrido ou remoto. Em vez de preferir o modelo tradicional offline, parar e analisar todos os pontos deste novo formato que muitos se adaptaram bem. 57% dos entrevistados na pesquisa disseram que o modelo de vendas de sua organização seria híbrido no próximo ano.

Porque? É uma pergunta justa. Há muitas maneiras de os representantes de vendas remotos terem um desempenho mais eficaz se tiver uma boa estrutura e uma equipe treinada e motivada. Considere a organização de reuniões, por exemplo, o uso de um link de agendamento que permite que os clientes em potencial encontrem espaços vazios na agenda do vendedor, reduzindo as ligações e mensagens de acompanhamento necessários para reuniões. Além de ser menos incômodo, é mais prático.

Sem um foco cara a cara, muitas vezes, eles podem agir com mais eficiência e, também, vender em escala global. No entanto, isso é muito mais útil se eles tiverem ferramentas que ajudam a gerenciar diferenças de horário ou se seus processos remotos incentivam a flexibilidade em torno do horário de trabalho quando se trata de fechar esses negócios globais. A autonomia é uma grande parte disso, você precisa dar a eles controle sobre como e quando funcionam – mas isso também requer algumas proteções e melhores práticas que a liderança deve definir por meio de processos de vendas remotos, manuais, políticas e metas.

Não são apenas os líderes ou vendedores remotos que se beneficiam com a adoção do formato remoto. O Relatório de vendas de 2021, do LinkedIn, revelou que 50% dos consumidores acreditam que o trabalho remoto, também, facilitou o processo de compra.

 

  1. Os vendedores precisam começar a personalizar e entender seus clientes

Pense em todos aqueles grandes palestrantes e autoridades do seu setor que você admira. Eles conquistam o seu público, são claros e confiantes na forma como comunicam sobre si mesmos. E é assim que sua equipe precisa abordar as vendas em 2022.

O relatório de vendas de 2021, do LinkedIn, revelou, também, os três comportamentos que estão levando negócios a ladeira abaixo, de acordo com os consumidores:

  • 48%, fornecendo informações enganosas sobre um produto, seu preço, etc.
  • 44%, não entendendo minha empresa e suas necessidades.
  • 43%, não entendem o próprio produto ou serviço.

Então, se a sua equipe quiser estar mais perto do crescimento do negócio do que da falência, qual é a solução? Uma mistura de pesquisa de mercado, estudo do produto e da empresa e personalização pode ajudar. Embora um bom vendedor possa ler a linguagem corporal pessoalmente, existem, também, as pistas digitais e seus dados de comportamento. Quais landing pages um lead visualizou antes de preencher seu formulário de contato? Quando eles abrem e respondem as mensagens no WhatsApp? Existem ferramentas que podem dizer quando eles estão interagindo com seu site e com os seus canais de comunicação em tempo real?

As tendências de vendas 2022

As tendências de vendas 2022

Tudo isso ajuda a proporcionar uma experiência mais humanizada, especialmente se o cliente estiver pesquisando sobre a sua empresa. Na verdade, a personalização é tão importante que a revista Forbes conseguiu compilar incríveis 50 estatísticas sobre sua influência. Aqui estão algumas para entendermos a sua importância: 

  • 91% dos consumidores dizem que são mais propensos a comprar de marcas que têm ofertas e recomendações que são relevantes para eles.
  • 72% dos consumidores afirmam que interagem apenas com mensagens personalizadas.
  • 66% dos consumidores afirmam que encontrar conteúdo não personalizado os impediria de fazer uma compra.
  • 98% dos profissionais de marketing afirmam que a personalização melhora o relacionamento com o cliente.
  • 80% das empresas relatam ter visto uma melhora desde a implementação da personalização.

Além de vários pontos de contato com o cliente, a personalização pode realmente fazer a diferença para os vendedores. Por exemplo, os representantes, normalmente, fazem o acompanhamento do cliente apenas duas ou três vezes, após a primeira reunião, mas 50% das vendas acontecem após a quinta tentativa. Follow up é muito importante para qualquer negócio!

Uma abordagem personalizada pode ajudá-lo a simplificar isso, fornecendo as informações necessárias nas primeiras abordagens com o cliente ou garantindo que os leads não fiquem desmotivados antes da quinta interação vital.

 

  1. Social Commerce: evitando spam e atalhos

Se você não pode conversar sobre seu produto enquanto toma um café ou estar junto com seus clientes em potencial em um evento enquanto come canapés, como você vai quebrar o gelo?

Que tal usar seus perfis nas mídias sociais? Afinal, oferecem um caminho para a construção de relacionamentos que o e-mail frio ou qualquer outra mensagem simplesmente não consegue. Você identifica um lead no LinkedIn, começa curtindo algumas postagens, avança para os comentários e, quando sentir que um relacionamento foi estabelecido, você pode enviar uma mensagem direta a ele.

74% dos vendedores afirmaram que pretendem expandir sua presença digital nas mídias sociais e na rede LinkedIn em 2021, e você pode esperar que isso continue em 2022. Mas você pode estar à frente vendo-o como um canal de comunicação separado que requer um conteúdo exclusivo de abordagem. Com muita frequência, você receberá uma mensagem ou solicitação de conexão de alguém e, antes mesmo de ter a chance de responder, essa pessoa já enviou um spam para você, umas quatro ou cinco vezes. Na realidade, um processo lento e constante que se desenvolve ao longo do tempo provavelmente será mais eficaz.

31% dos profissionais de B2B afirmam que o social commerce permitiu que construíssem relacionamentos mais profundos com os clientes. E quando esses visitantes estão prontos para se tornarem leads ou evoluem uma etapa no funil de vendas, você pulou a fase de conversa fiada, podendo se comunicar com mais eficácia e atender as necessidades dos seus clientes.

Há, também, o outro lado da moeda do social commerce – construir seu próprio perfil e se tornar mais visível e ganhar autoridade para clientes em potencial. Se você se estabelecer como um líder inovador, será mais atraente para os consumidores! Na verdade, 92% dos consumidores B2B interagiram com vendedores que são conhecidos como líderes em seu setor.

Empresas como a Chat2desk, oferecem um excelente suporte e atendimento ao cliente para empresas que buscam vender em escalar no digital e com muita personalização. Pois nossos sistema trabalha com inteligência artificial e machine learning, coletando e organizando os dados e ainda disponibiliza relátorios avançados com todos os dados estratégicos importantes.

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