A primeira empresa a alcançar o valor de US$2 trilhões, é bem provável que a Apple tenha um bom crescimento ainda nos próximos meses – estipulado em torno de 27% segundo o analista de mercado da Webush, Daniel Ives. Pois creem que a os papéis da empresa podem valer muito mais por conta do lançamento do Iphone 12 que deve ser feito em breve. Apesar da pandemia e da recessão econômica, a Apple tem previsão de crescimento para os próximos 12 a 18 meses.
Isso, por um lado deve-se ao fato de levarem em conta que um terço dos Iphones ativos, podem ter a necessidade de ser atualizados. Outro ponto importante, é que o Iphone 12 carrega a tecnologia 5G, sendo um marco na produção da Apple. Outro fator importante para essa valorização é a App Store, pois veem muita demanda reprimida com o wearables. Principalmente com a pandemia, com necessidade de distanciamento social e com a remodelação dos estabelecimentos e do comércio.
Embora a guerra tecnológica entre Estados Unidos e China possa atrapalhar um pouco a demanda por esses produtos.Já que o mercado chinês corresponde a 20% do total das vendas da Apple. Obviamente isso trará um dano, principalmente por conta do WeChat, muito utilizado lá. E em caso desse aplicativo ser proibido na App Store, não poderão usá-lo. Sabemos que existirá sempre um concorrente para o aplicativo do momento. E qualquer produto que entre no mercado tecnológico gosta de ter como cliente os App Maniac.
Qual é o diferencial da Apple?
Tabela de conteúdo
No entanto, sabemos, se tem algo que a Apple se diferencia é na solução de problemas e na sua velocidade de desenvolver inovações. Seu posicionamento de marca sempre foi de uma marca inovadora, utilitária e icônica. O que faz a Apple valer tanto são as ligações emocionais que a marca tem com os seus clientes. Alguns atributos contribuíram para construção da marca tão forte:
- Design clean, esteticamente agradável;
- O valor simbólico agregado a marca;
- E o senso de pertencimento que causa na comunidade. Pois você sempre ver pessoas que são referências com os produtos da Apple.
- Seus produtos são funcionais
- A marca contrasta das concorrentes em sua publicidade, onde o menos é mais, isso por conta da sua abordagem na simplicidade técnica.
Tudo na marca tem o seu princípio que menos é mais, sua interface é clean, o design elegante e intuitivo que nem é necessário ter manual de instruções. Nossos primeiros comandos em seus produtos costumam serem certos, mesmo sem direcionamento.
A Apple é obcecada pela experiência do usuário, fazendo com que todos os seus produtos sejam muito confortáveis para os seus clientes.
Além disso, a Apple produz todas as partes do seu produto, desde hardware ao serviço online centrado no usuário final. Aliás, tudo é produzido pela própria Apple, isso dá a possibilidade da Apple criar um produto que tenha a identidade visual da marca e que seja de fácil usabilidade.
Fale a língua do seu cliente
No site da Apple, antes de aparecer as informações técnicas, há imagens lindas e com textos, em fontes grandes, que vendem. Só após rolar a página que você encontrará as informações mais precisas, que nem todos conhecem.
A marca sabe bem como os seus clientes se comunicam e sabe se relacionar com eles. Sabe usar uma abordagem familiar, sem poluir a comunicação com muita informação, os deixando confusos. Se você parar para analisar, a Apple não vende um produto, mas o benefícios e a relevância que ele terá em sua vida. O Iphone não é somente um smartphone, mas um computador que cabe no bolso. O IMac não é somente um computador, ele torna sua experiência divertida.
Seus produtos revolucionaram o mercado, pois estão sempre solucionando um problema simples, que nenhuma outra marca se atentou sobre. Ainda agrega muito com cuidado estético que faz com que o cliente sinta que tem um produto diferenciado, nome único e uma super experiência em todos os sentidos.
O universo Apple
Não é difícil achar no Youtube, vídeos dos clientes Apple abrindo as embalagens dos seus produtos. Seus unboxings já são uma experiência em si, indo além do produto.
A “Experiência Apple” envolve todas etapas do processo de compra: são diferentes versões dos produtos, você pode testar o produto em uma Apple Store, ao receber a compra e desembrulhar ou ligar o aparelho. Cada uma dessas etapas foram muito bem pensadas. Cada passo foi criado, analisado e aprimorado, pensando em sempre ter mais necessidade para o consumidor.
Veja como os processos na Apple são bem mais ágeis que nos outros eletrônicos, seus aparelhos não travam, seus vídeos no Instagram tem boa resolução em movimento entre outros. A junção do utilitarismo, a simplificação do cotidiano, o design elegante e falta de necessidade de gastar rios com publicidade. Todos esses fatores, a torna tão exclusiva que todos querem fazer parte desse grupo seleto, que tem os melhores produtos. Todas essas questões faz com que a marca fique na mente do consumidor.
A Apple não tem clientes, mas verdadeiros evangelistas, são defensores ferrenhos da marca. Nenhuma marca conseguiu construir tantos defensores quanto a Apple, é verdade que os Apple Maniacs é um percentual pequeno de seus consumidores. Mas são poucas as marcas que conseguem fãs. Essa devoção, então, é raro. Seu posicionamento é de uma marca de que é cool, divertida e amiga – o contrário de alguns concorrentes. Esse posicionamento é muito evidente no seu comercial “Think Different”.
A Apple conseguiu monetizar tanto com o universo que criou, que seus consumidores creem que a marca os compreende e tem os mesmos comportamentos que eles. Isso é uma vantagem competitiva que até pequenas marcas conseguem ter. Aliás, é possível construir uma comunidade antes mesmo de se vender algo
Como construir uma marca forte
O passo mais importante para isso é entender bastante os valores, comportamentos e personalidade do seu público alvo. Na primeira etapa, é preciso construir um posicionamento realista e humano em sua mente primeiro. Essa será sua principal mensagem, da mesma forma que a Apple diz que menos é mais em todos os detalhes da sua marca e do seu produto.
A próxima etapa é identificar se a sua estratégia de marketing, seu texto, suas imagens, tudo isso dialoga com a sua mensagem. Cada parte é importante e deve ser uniforme com o que você escolheu para representar sua marca.
Agora, é hora de mostrar a sua audiência o que você valoriza, como suas causas, hábitos e o que sua marca muda na vida de seus clientes.
Um fator muito importante é construir um relacionamento genuíno com os clientes, no mundo atual, é preciso estar em todos os canais de comunicação. Estar acessível aos clientes, para que eles possam se comunicar com você por onde preferirem. Ter um atendimento e assistência técnica, também, é essencial. Pois os clientes querem que você, justamente, solucione os problemas deles e são desses momentos que eles irão lembrar.
Uma ferramenta que ajuda bastante no atendimento das empresas são as SaaS. Pois você consegue ter um atendimento mais ágil devido o atendimento híbrido. Já que os chatbots otimizam o tempo, com seus menus, e ainda não deixam o cliente na fila de espera para ser atendido. A Chat2Desk oferece esse serviço e ainda com atendimento omnichannel, podendo o atendente acessar todos os canais pela mesma interface. Além de organizar todas as informações do cliente, disponibilizando relatórios.