Quantos empresários não sentem na pele o prejuízo que é ter uma cultura organizacional fraca em sua empresa e como é desafiante ter que fortalecer a cultura organizacional. Se você busca criar um ambiente e melhor qualidade de trabalho para os seus colaboradores e, por consequência, ter melhor entrega para os seus clientes. Ter talentos que desejam trabalhar na sua empresa e colaboradores que tragam maior resultado. É preciso fortalecê-la, pois esses são uns dos benefícios de se ter uma boa cultura organizacional.
Mas se a realidade da sua empresa é bem diferente disso, na verdade, o que vem acontecendo é:
- Colaboradores saindo da empresa com mais frequência;
- Dificuldade de admitir talentos, pois os benefícios de outras empresas parecem mais atrativos;
- Conforme a empresa foi crescendo, a cultura organizacional original, de quando foi fundada, se perdeu;
- Ou, pior, com o crescimento da empresa e a abertura de novas unidades. Cada unidade possui uma cultura organizacional diferente, deixando a empresa sem identidade.
Independente da dificuldade que a empresa esteja passando, a solução pode ser uma cultura organizacional fortalecida. Sobretudo, se forem como os citados acima. Por isso, fizemos esse artigo com bastante insights de como identificar qual é a cultura organizacional e como mudá-la na sua empresa.
A empresa é a cultura organizacional
Tabela de conteúdo
A cultura organizacional é a soma dos diferentes tipos de pessoas, como elas se relacionam em um ambiente e como é a evolução do ambiente com base nessas relações. Quando uma empresa tem a cultura organizacional fraca, não tem como classificar isso como bom ou ruim, somente forte ou fraco. É como um risoto que tem um gosto diferente, mas você não conseguiu identificar o porquê. Ou seja, é a soma de muitos ingredientes sem consistência.
Na realidade, o empreendedor sente as dificuldades relacionada a não ter uma cultura organizacional quando a empresa cresce rapidamente. E é comum, pois quando cresce de forma acelerada, as maiores preocupações é com o setor de vendas, logística, financeiro. E as urgências vão se sobrepondo a criação e fortalecimento da cultura organizacional. Cada vez mais, vão necessitando de mais colaboradores e não tendo tempo de fazer treinamentos e imersão, desses novos colaboradores, com os líderes.
Bem, os resultados são os problemas que citamos acima, sem direcionamento, cada um faz a sua contribuição. Pois essencialmente uma cultura organizacional é feita por pessoas, assim, quando pessoas novas chegam, elas agregam suas visões, e a cultura organizacional muda. Quem for novo na empresa, trará consigo sua bagagem e influenciará outros colaboradores também.
Estar atento a cultura organizacional é proteger o crescimento consistente da sua empresa, sem deixar de lado os valores que a tornou grande. E ainda te ajuda a construir um caminho menos árduo para o futuro.
Cultura organizacional é, também, a comunicação da sua empresa, em todos os aspectos e o que as pessoas enxergam do que a sua empresa comunica. Como elas recebem sua mensagem. Desde a escolha da unidade, da mobília, como utilizam o espaço, a cores, como falamos, as palavras que falamos e como reagimos a cada situação.
Tudo que fazemos, falamos e escolhemos comunica a forma como vemos o mundo, como nos posicionamos dentro dele e com que tipo de pessoas queremos nos relacionar. E como esperamos que as pessoas respondam a isto.
Construir uma cultura organizacional de forma consciente em uma empresa é uma tarefa difícil. Pois sua base está em atender as expectativas que geramos no cliente constantemente. Não só com as histórias que a empresa conta, com os exemplos que cria e com as decisões que toma. Mas, sobretudo, quais colaboradores mantêm e quais demite. Aos poucos, os gestores começam a entender, ter como referência e influenciar o que valoriza, até que aquilo se torne orgânico.
Você sabe qual é a cultura da sua empresa?
Algumas perguntas pode te ajudar a ter um panorama e, conforme você for respondendo, irá construindo uma ideia de como é a cultura organizacional da sua empresa hoje.
1- Qual é o jeito de ser da sua empresa?
2- A cultura organizacional da sua empresa tem uma missão ou é apenas para fins lucrativos? Qual a causa vocês defendem?
3- As tarefas são executadas com direcionamento ou vai conforme o colaborador quer? Existe processo em todos os setores ou cada setor tem a sua forma?
4- Tem uma gestão controladora ou que delega funções e dão autonomia?
5 – Existe um temor ao risco ou ele é permitido?
6- A comunicação é diplomática ou autoritária?
7- As pessoas são egocêntricas ou trabalham em equipe bem?
8- O que tem mais valor: o que acontece dentro da empresa ou fora?
Raramente, as respostas das perguntas acima será um código binário de sim ou não. Não existe o ideal ou o ruim, mas um perfil determinado que faz sua empresa ser do jeito que ela é.
As pessoas essenciais para a cultura organizacional são que não estão mais na empresa
Parece estranho ao ler isso, mas os colaboradores desligados são mais importante do que os que são admitido na empresa. Da mesma forma, que a cultura organizacional é feita por quem fica, é, principalmente, por quem vai embora. Pois, assim, os hábitos e valores são moldados, identificando o que é aceitável e o que não.
A pior pessoa vai determinar o que é permitido na sua empresa. Logo, se um colaborador se atrasa, não gera resultado, é mal educado e nada é feito com relação a isso. A empresa legitima essas atitudes. Por consequência, os outros colaboradores irão pensar que também podem se comportar assim. Será esse o nivelamento de comportamento da sua empresa.
É impossível ter excelência ou ter uma cultura organizacional de alta performance sem retirar ou reeducar comportamentos inapropriados. Inclusive, a cobrança deve vir do próprio time. É preciso que a equipe construa compromissos com a alta performance e com as atitudes certas. Apesar de a cultura organizacional vir do mindset de seus fundadores, da forma como os empreendedores viam aquela empresa inovadora e que se diferencia de todas as outras.
Como definir a cultura da minha empresa?
Se para o fundador da empresa a cultura organizacional está clara, mas ele não ver isso acontecendo de fato nas equipes. É preciso ter mais comunicação e se atentar do alinhamento nos detalhes. O empreendedor é quem cria a cultura da empresa com sua personalidade e atitudes. O velho ditado “faça o que eu digo e não faça o que faço” nunca funciona em uma empresa. A influência das atitudes do empreendedor são bem maiores do que ele imagina.
Em período de pandemia, uma forma de manter a comunicação do time e conseguir ter controle do resultado da equipe. Ao mesmo tempo, não deixar que a falta de uma cultura organizacional forte atrapalhe a entrega da empresa aos clientes. É bom ter um sistema que consiga integrar tudo isso, como os da Chat2Desk, que além de entregar relatórios, ter um sistema de comunicação interna, tem, também, com os clientes. Assim, a empresa conseguirá ver a performance da equipe, comunicar o que deseja e ter o feedback dos clientes em várias plataformas.