quais ações de branding é preciso tomar para resultar em brand equity

Todo empreendedor que busca crescer e expandir seus negócios precisa conhecer esse método poderoso que é o brand equity. Tem ganhado notoriedade por conta de toda lucratividade que traz para empresa, além de bem simples de ser aplicado. E ainda tem como seu defensor um dos maiores empresários do país, Flávio Augusto, da Wase Up, que afirma ser uma das coisas que mais investe em suas empresas: o brand equity. Se você quer manter sua empresa competitiva, atualizada e ganhando mercado, é preciso investir em brand equity.

 

O conceito de brand equity

“Brand” traduzindo para o português, significa marca, “equity” em português é definido como “capital próprio”. Ou seja, é o valor que a sua marca tem, costumam chamar de “equidade da marca”. Muito usado pelos setores de marketing para falar de valor agregado de um produto ou serviço por conta da força da sua marca. Entendo que passa a impressão de um conceito muito subjetivo, né? Gera aquela dúvida, mas é possível calcular um patrimônio, o valor de uma marca? Mesmo sendo algo intangível? E é por isso que o brand equity não está calculado no balanço do seu negócio.

Você deve estar se perguntando, então, como irei somar ao preço final dos meus produtos? Apesar de não se ver, o brand equity é um atributo da sua empresa que pode ser mensurado.

Quanto mais sua marca é conhecida, mais valor de mercado ela tem, no entanto, não é possível dar um número exato do quanto vale em dinheiro, mas uma estimativa é possível. Porém não basta ter só uma marca conhecida, pois existem muitas marcas que possui uma fama ruim. Logo, é importante ser conhecido de maneira positiva, no final das contas, o que vale mesmo é a satisfação do cliente.

Como a sua empresa é vista pelos seus clientes será a direção para indicar o valor da sua marca. Dessa forma, com base em alguns dados, você pode calcular o valor agregado da marca ao patrimônio do seu negócio. Então, podemos concluir que o brand equity é o resultado da medição da relação do consumidor com a sua marca. Isso se relaciona diretamente com os preços e a lucro que a marca gera para a empresa.

Uma marca que tem brand equity vende um produto mais caro, mas o cliente não se importa com isso
Uma marca que tem brand equity vende um produto mais caro, mas o cliente não se importa com isso

Um exemplo para que possa ficar mais claro: quanto você estaria disposto a pagar em uma camisa comum, sem ser de marca, simples? Uns R$100,00 no máximo?

Agora, se essa camisa fosse da Dudalina ou do Ricardo Almeida? Se tivesse as características dos produtos dessas marcas? Você pagaria uns R$400,00, certo? E ficaria feliz porque essa marca traz consigo, também, uma identificação. Ficou nítido o quanto a situação muda quando se tem uma marca que transpassa poder e reconhecimento. Além disso, marcas usam matéria-prima para os seus produtos ou prestam serviço de maior qualidade

A diferença de percepção de uma camisa comum para uma camisa Ricardo Almeida é justamente o brand equity, o valor que é somado ao produto final por ser de uma marca estabelecida no mercado. Portanto, quanto melhor a imagem da empresa, maior é o seu valor de mercado.

 

Mas qual é a diferença entre branding e brand equity?

Se você ainda não entendeu qual a diferença entre branding e brand equity, é bem tranquilo. O branding é a gestão e estratégias de marcas, que tem como propósito agregar valor à marca e construir uma imagem positiva, identificação do público, diferenciação frente a concorrência e ao mercado. É uma construção contínua, por isso o “ing” do inglês.  E é importante se atentar que não é uma ação de marketing ou duas e, sim, um conjunto de fatores, é a gestão e cultura da empresa

Sua a busca é por ter mais clientes, por agregar um valor maior de seus produtos e serviços, gerando maior faturamento para negócio. Logo, o branding é uma ferramenta que visa solucionar problemas e obter maiores resultados para empresa. O brand equity é esse resultado, o valor que marca tem agregada perante os concorrentes. Ou seja, um branding bem executado gera o brand equity para empresa. Já é possível entender a importância dessas duas ferramentas para o seu negócio.

Agora ficou mais fácil de entender o significado desses dois termos para as empresas, não é mesmo? Principalmente se a concorrência anda cada vez mais agressiva e não há diferenciação entre seus produtos. Ou seja, há muita oferta para a demanda, como você irá atrair o cliente sendo igual aos outros? Como fidelizá-los? Como criar fãs com os consumidores tendo tantas opções? Como gerar valor para a sua marca…..

Hoje, mais do que nunca, é fundamental educar e exercer influência no comportamento do consumidor. E o quanto é preciso você se dedicar a fazer isso de forma eficiente para ficar na mente do seu cliente com tantos concorrentes. Então, só as marcas que possuem estratégias, brilham e são escolhidas e só um branding forte e sólido pode construir marcas memoráveis. Aquela que o consumidor compre sem pensar, que independente do valor, compram!

Todas as empresas devem investir em branding, principalmente as que estão começando e querem crescer e ampliar. É importante construir sua marca desde cedo! É importante ter em mente, também, as motivações dos clientes, que compram o produto por conta da sua qualidade, mas ele usa determinada marca por identificação e princípios compartilhados. Você tem oferecido esses dois atributos em seus produtos? A empresa tem que integrar todos os seus valores ao produto, é isso que constrói uma marca e a faz ter sucesso ao longo prazo. 

 

 Os maiores benefícios de ter uma marca forte com brand equity

 Poder de influência que a sua marca terá no mercado, pois quando se tem um bom brand equity, a chance de ser líder de mercado é grande. Assim, fica fácil ser a referência do mercado, ditar as tendências e ser parâmetro como as empresas menores devem investir para crescer. Ou seja, cria clientes fãs, vira referência e exemplo a ser seguido por stakeholders, imprensa e comunidade

Percepção de valor dos clientes que é o grande responsável pelo salto no faturamento, já que os consumidores veem a tua marca como valiosa, eles estarão dispostos a investir mais para ter um produto seu. O brand equity pode mudar a percepção que um cliente tinha do valor da sua marca. Percepção de valor é psicológico, tem a ver com emoções, valores e visão

Clientes fiéis é o sonho de toda empresa! Ter recorrência, não precisar reinvestir pesado para conquistar tantos novos clientes, pode criar uma esteira de produtos e vender para os clientes que já tem. É um patrimônio incalculável! Clientes fiéis são influenciadores e defensores da marca, é como partido político! A melhor forma de ter clientes fiéis é construindo um relacionamento forte com um atendimento de excelência.

Atendimento é um dos principais atributos que fidelizam clientes, ser acessível e estar em diversos canais. Ter um atendimento rápido e eficiente, apesar de saber que esse setor ainda é um grande problema para os clientes e que empresas ainda não conseguem estruturar bem. Quantas pessoas você já ouviu reclamar de um SAC? Inúmeras!

A melhor forma de acabar com esse prejuízo é investindo um CRM que tenha chatbots, principalmente de empresas que investem em atendimento omnichannel como a Chat2Desk. Além disso, é possível ter todos os canais em uma única interface. Por ser parceiro do Facebook, você pode integrar com as rede sociais mais utilizadas. E o atendimento pode ser híbrido, pois em casos complexos é preciso atendimento manual de um colaborador. Dessa forma, não só entrega uma boa experiência para o cliente como melhora as condições de trabalho dos colaboradores da empresa, otimizando o seu tempo.  

Brand equity: como ele aumenta o seu faturamento? 1

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