Para ter um CRM para imobiliária que ajude a sua empresa a ter mais produtividade e clientes satisfeitos é preciso ter inúmeras funções e ser bem específico. Ter um bom relacionamento com o cliente é fundamental para qualquer corretor de imóveis. Pois além da profissão exigir passar muita segurança e cuidado, o corretor de imóveis não vende imóveis, vende sonhos. É uma aquisição que altera a vida de mais de uma pessoa, é algo que a família espera há anos e fez concessões. É fundamental que o cliente tenha um tratamento diferenciado e se sinta especial.
Dependendo do setor, demanda algumas especificações que você precisa ter conhecimento antes de contratar um para sua empresa. Escolhendo CRM para imobiliária certo, ajudará a empresa administrar as vendas dos imóveis, além de gestionar melhor a equipe de corretores. E os gerentes terão conhecimento da jornada de compra dos seus clientes. Selecionamos os 7 atributos essenciais que você deve se atentar ao analisar um CRM para imobiliária.
1. SaaS
Tabela de conteúdo
SaaS é uma sigla em inglês que significa Software as a Service, ou seja, software que é vendido como serviço, ou seja, escolha o CRM para imobiliaria em que se paga por assinatura. Todo o acesso é por meio da nuvem, não é preciso instalação em uma máquina e muito menos licença.
Além disso, você pode escolher o plano que mais atende às suas necessidade, sendo de acordo com o tamanho da sua equipe. Seus colaboradores ou mesmo você pode acessar de qualquer computador ou celular, em qualquer lugar. O CRM para imobiliária, também, precisar ter sistema sempre atualizado automaticamente, geralmente esse serviço é de graça.
2. Funil de vendas
O funil de vendas de um CRM para imobiliária é de extrema importância, por ser uma ferramenta em que você tem a disposição todos os dados dos clientes, quase que intuitivamente você consegue identificar as oportunidades que tem e como está andando o seu negócio. Com o funil de vendas você consegue ter o direcionamento de quantos clientes se encontra em cada etapa do funil de vendas.
Quais clientes tem perfil para determinado empreendimento de acordo com o seu poder aquisitivo. Qual imóvel tem mais a ver com determinado cliente. É possível saber quem está vendendo, quem quer comprar, quem tá alugando e quem vai alugar. E ainda tem os investidores que dão um bom retorno se o corretor de imóveis conseguir fidelizar. Tem os imóveis residenciais e os imóveis comerciais.
Organizar isso por etapa ajuda muito, pois o corretor de imóveis ao ter os dados reunidos e acessíveis, por exemplo, ele pode separar um dia só para ir ao banco ver as questões dos clientes, um dia só para entrega das chaves e outro só para assinar contratos. Ou seja, são inúmeros tipos de clientes, com muitas informações, por isso a necessidade de ter um CRM para imobiliária que atenda todas essas necessidades.
3. Personalização
Bem, sabemos que o funil de vendas não segue as mesmas fases de negociações do mercado imobiliário, por ser sempre um investimento alto, demanda mais etapas e detalhes na negociação. Tem a negociação com o dono do imóvel e com quem irá efetuar a compra ou ser o locatário. E por conta de todas essas questões que o CRM para imobiliária precisa ser personalizado.
Não só isso, um cliente para comprar um imóvel com seus corretores de imóveis ou na sua imobiliária, precisa ter muita confiança no seu trabalho e que está fazendo um bom negócio. Logo, é preciso mapear bem todo o comportamento e necessidades de cada cliente para poder abordá-lo da melhor forma.
4- Calendário de atividades
Corretores de imóveis tem inúmeros empreendimentos em lançamento, vários clientes em várias situações, precisa ir no banco ajudar o cliente, olha o score dos clientes no bacen. Levar os clientes para visitar os imóveis, os decorados, negociar os imóveis com o proprietário e com o comprador. Precisa redigir contratos, enviar documentos, receber documentos, responder e-mails, tirar dúvida dos clientes. Portanto, é preciso contar com um calendário, em que possa ter um cronograma de todas as atividades que os corretores de imóveis precisam executar no seu dia a dia.
Dessa forma, fica mais fácil otimizar o tempo e poder trabalhar de forma organizada e ainda oferecer melhor atendimento ao cliente. Ao ter um cronograma do que precisa fazer na semana, os corretores de imóveis podem trabalhar com muito mais tranquilidade, direção e fica mais fácil para a equipe também. Além de facilitar o gerenciamento das vendas e acordos, o CRM para imobiliárias pode ir encaixando a agenda dos vendedores e compradores de imóveis.
5. Relatórios completos
Corretores de imóveis tem uma comissão alta ao vender um imóvel e ainda representa a sua imobiliária, pois é ele quem lida com o cliente final. Pode metrificar o desempenho das equipes, entender tudo o que foi acertado e ter um panorama completo de todas as negociações. Isso ajuda a melhorar a gestão e a entender o andamento do seu negócio com mais assertividade.
Pois, assim, a diretoria pode ajustar tudo com os gerentes para que eles possam passar tudo para os corretores de imóveis. E ainda contabilizar quantas vendas foram efetuadas, quantas vendas cada corretor de imóvel fez, a quantidade de visita por imóvel, quantas propostas foram enviadas. Com todos esses dados de um CRM para imobiliária, fica muito mais fácil fazer um planejamento e direcionar melhor a equipe.
6- Segmentação de carteira de clientes
É bem comum que cada corretor de imóvel tenha seus próprios clientes, na realidade, rola até um concorrência entre eles, para que possam pegar o cliente e ter a comissão, não é verdade? Logo, os clientes que ele captou por sua conta ou que já tinha de outras empresas ou mesmo indicação só ele pode ter acesso. Ao ter todos os dados do cliente, isso fica documentado e ajuda a imobiliária e o corretor de imóveis.
Pois o corretor de imóveis sabe quais são suas responsabilidades e será melhor para achar os dados do cliente no sistema. E os gestores ou gerentes tem acesso a todas as carteiras, podem ver o andamento das negociações e ajudar no gerenciamento das vendas. Por isso a importância de um CRM para imobiliária que mostre o acesso de cada um no sistema e os respectivos clientes que o mesmo atendeu.
7. Histórico das negociações e vendas
Com o histórico das negociações, o corretor de imóveis consegue identificar o comportamento, os gostos e hábitos de cada cliente e poderá ter acesso a todas as antigas negociações detalhada. Imagina ter isso somente em papel ou no computador? É bem mais fácil manter na nuvem em um CRM para imobiliária, acessível a qualquer hora e sem risco de perda. E saber a preferência do cliente com relação a garantia de locação. Qual a taxa de corretagem cada corretor de imóveis aceita, no nome de quem está o imóvel e se está tudo regularizado.
Ter esses dados a hora que quiser e não precisar ficar pedindo a mesma informação toda hora ao cliente, o que poderia gerar uma má impressão com relação ao seu profissionalismo é necessário Por isso é importante você ter um histórico, ainda mais se tratando de uma negociação dessas que possui uma riqueza de detalhes. E ainda ajuda a mapear a persona, podendo te ajudar no seu posicionamento em geral, na hora de prospectar novos clientes ou mesmo como vai produzir conteúdo em suas redes sociais.
A Chat2Desk oferece um dashboard em que você tem acesso a todos os canais na mesma tela. Trabalha com chatbots, que pode ajudar no atendimento, pois você pode fazer um menu automático ou uma mensagem automática. Além disso, ele funciona 24 horas por dia, não deixando criar fila ou o cliente esperando. Faz toda jornada do cliente, com históricos e elabora relatórios. E integra com as principais redes sociais e canais de comunicação atual, sendo uma excelente opção de CRM para imobiliária.