Gestores analisando os tipos de clientes da empresa

Nenhuma empresa sobrevive sem clientes, eles são os maiores responsáveis pelo resultado e pelo crescimento da empresa. Todos os produtos, estratégias de comunicação e marketing, abordagem de vendas, tudo, é pensado para eles. Por isso, é muito importante conhecer os hábitos e comportamento de cada tipo de clientes para que possa ter muitas vendas e conseguir atender às suas expectativas. 

Se partimos para essa lógica, chegaríamos à conclusão que isso seria o mínimo. No entanto, muitas empresas não investem em pesquisa ou mesmo analisam os dados que possuem. E não conhecem bem os seus clientes, não sabe do que ele gosta, o que faz, qual é sua inspiração, seu hobbie. Essa negligência faz com que a empresa perca muitas oportunidades de criar um bom relacionamento com o seu cliente, fidelizá-lo e criar fãs da marca. E perde a chance de se tornar líder de mercado, já que, assim, dificilmente irá conseguir entregar uma boa experiência ao cliente que lhe dê o título de melhor empresa em seu setor.

Pois quando se conhece profundamente cada tipo de cliente é bem fácil entregar uma boa experiência a ele e ser assertivo em qualquer estratégia para aproximá-lo ou ter mais vendas. É possível ter um atendimento mais humanizado e próximo, estreitar a relação nas redes sociais. Além de poder reconhecer cada tipo de cliente e em qual etapa da jornada do cliente ele se encontra.

Por isso vamos te ajudar a identificar cada tipo de cliente e como utilizar os dados que possui para ter uma visão mais estratégica e direcionada das ações da sua equipe de marketing. E, como resultado, conquistar mais clientes

Os principais tipos de clientes

Embora achamos que todos os cliente são iguais, como já ouvimos muitas vezes dizerem. Saiba que existem peculiaridades de cada um e que possuem comportamentos diferentes. Quando se tem conhecimento, fica melhor de reconhecê-los e distinguir cada um, facilitando sua fidelização e encantamento, tornando um fã da marca. 

Cliente negociador

Como o nome já diz, esse tipo de cliente só irá comprar quando ver que está levando algo de valor, que aquela aquisição é realmente vantajosa para ele. Logo, é preciso que seja bom em negociação e saiba quebrar todas as objeções. Separar uma parte do orçamento e ter colaboradores treinados para esse tipo de cliente é boa estratégia. 

Aprenda a lidar com essa situação, mas sempre fique alerta e evite dar descontos além da conta ou que não tenham necessidades. Outro questão que deve se atentar é com que frequência você tem que dar um desconto para fazer a venda. Além de no final da análise o seu cliente pode não estar dando lucro, você pode perceber que a sua empresa não entrega valor percebido ao seu cliente e como isso pode ser prejudicial ao longo prazo.

Cliente sem pressa

Esse consumidor é bem comum nas empresas. Ele quer ter o seu produto ou serviço, mas ele está aguardando o momento certo para fazer a compra, seja por questões financeiras ou por não ser algo necessário no momento. 

É muito importante ter uma comunicação diferente com esse cliente, por isso é importante reconhecê-lo logo. Em casos assim, deve se ter uma abordagem mais incisiva e fazer ofertas com datas de validade, evitando que seus vendedores desperdice muito tempo com um cliente só e que irá demorar para efetuar a compra

É necessário avaliar cada tipo de cliente da sua empresa
É necessário avaliar cada tipo de cliente da sua empresa

Cliente decidido

O melhor cliente, com certeza, já está quente. É o perfil do cliente que sabe o que quer, como e onde comprar, por isso, é bem mais fácil identificá-lo. Ele já fez toda pesquisa sobre o produto, concorrente e sabe o que irá receber. Talvez, ele só tenha algumas dúvidas que precisa sanar ou confirmar alguns dados para efetuar a compra. 

Para esse tipo de cliente, um atendimento rápido e objetivo é o suficiente. O vendedor precisa saber todas as informações para que não perca tempo, por isso todos devem ter o domínio sobre o produto que vendem e a empresa que representam. Com esse tipo de cliente pode-se fazer perguntas já que ele tem conhecimento sobre o produto. E pode falar também, como é o produto ou o serviço no pós venda, como o utiliza ou se precisa de alguma instalação, por exemplo. 

Cliente indeciso

O cliente indeciso demanda ajuda e atenção. Já que ele ainda não tem certeza se deve ou não comprar o produto ou contratar o serviço. Logo, ele vai fazer comparações entre a sua empresa e o concorrente, comparações entre o produto e a entrega. 

É importante ter respostas para todas as suas perguntas dele com uma comunicação confiante. Mas que ao mesmo tempo, lhe deixe à vontade para que possa tirar todas as dúvidas, que ele permaneça em sua pesquisa, mas possa voltar quando decidir que será essa a compra.

Cliente detalhista

Muito parecido com o tipo de cliente indeciso, o detalhista é um cliente trabalhoso que requer muita atenção e tempo da equipe de vendas. Pois ele sempre virá com muitas perguntas sobre o produto, utilização, qualidade, suporte e todos os detalhes possíveis. É um cliente exigente. 

É muito importante que sua equipe tenha todo o conhecimento, tanto para responder as perguntas quanto para lidar com esse tipo de cliente. Mantê-lo bem interessado na abordagem. É o tipo de cliente que quando é bem atendido, costuma ser fiel a marca. Como podemos ver, esses diferentes perfis comportamentais são os mais frequentes e os mais reconhecidos nas empresas de diversos segmentos. Identificar o perfil do cliente e oferecer a abordagem correta é a primeira etapa para uma boa entrega. 

Lembre-se de sempre humanizar sua comunicação, pois clientes são pessoas e é importante para qualquer empresa entender mais de pessoas do que qualquer outra coisa. Sendo imprescindível se adaptar às necessidades e as mudanças do comportamento do consumidor, assim como, o perfil de cada cliente ajuda a empresa fazer os ajustes necessários no marketing, potencialize os resultados, adeque o pitch de vendas.

A melhor forma de identificar esses tipos de cliente é ter um sistema de atendimento que não só tenha arquivado sua base de cliente, mas que organize seus dados de acordo com os seus hábitos de consumo, seu comportamento, gosto e em qual etapa se encontra na jornada de compra. Empresas como a Chat2Desk oferecem esse tipo de serviço, principalmente por trabalhar com inteligência artificial e learning machine. Já que utilizam os chatbots para otimizar os atendimentos, além de terem que integrar todos os canais de atendimento em uma única tela. E por terem tanto controle dos dados, inclusive, oferecem relatórios, que é justamente onde é possível identificar esses clientes e saber qual estratégia adotar com cada um deles.

Conheça cada tipo de cliente da sua empresa 1

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