Para gerir os resultados de uma empresa, um setor ou mesmo a produção dos produtos de uma marca é preciso ter uma boa equipe de vendas. Mas como construir uma equipe de vendas que tenha alto performance? São inúmeros fatores nessa escolha, sabemos, mas o primeiro passo é saber responder cotidianamente 5 perguntas essenciais, que estão a seguir:
- Como aumentar minhas vendas e lucratividade?
- Como diminuir e otimizar as despesas?
- Como melhorar a qualidade dos meus processos?
- Como aumentar minha margem de Lucro?
- Como melhorar minha equipe de vendas e colaboradores?
Aliás, esse é um ótimo método para gerir suas vendas: aumentar vendas, diminuir custos, otimizar processos, ter mais o lucro e motivar a equipe!
Para compreender cada um dos 5 principais fatores na equipe de vendas, é importante reconhecer e entender as principais variáveis com relação a cada um desses fatores. Vamos te falar deles mais profundamente e como deve utilizá-los na estratégia de vendas da sua empresa.
Crença no produto/serviço
Tabela de conteúdo
É muito importante que toda a empresa e, principalmente, a cultura da empresa acredite muito no produto. Assim como sua equipe de vendas precisam crer que aquele produto ou serviço é realmente valioso. Pois você só conseguirá convencer o outro, se vender algo que você mesmo compraria. Antes de vendê-lo, deve ser a primeira pergunta que devemos fazer, se compraríamos tal produto ou serviço, até porque o vendedor é o porta-voz da empresa. E em todo momento que se comunica com o cliente, você está o influenciando sobre a sua escolha.
Como vendedor, você também precisa falar todos os atributos do produto, porque é um excelente custo benefício e quebrar todas as objeções. Logo, a abordagem é mesmo uma questão de persuasão. Por isso, tenha em sua equipe de vendas pessoas que acreditem no seu produto.
Tenha colaboradores resilientes
Palavra cada vez mais necessária no mundo dos negócios, principalmente depois de 2020, em que mudou todo nosso estilo de vida. Vem sido muito exigida dos gestores devido a competitividade e as rápidas mudanças do mercado. A resiliência não é como um elástico, que você vai esticando, esticando e esticando, até que em um momento ele rompe. Ao contrário, ser resiliente é saber reconhecer o momento que devemos parar para agir de outra forma ou fazer as mudanças necessárias para que o elástico não rompa.
É o que precisamos tirar das situações difíceis, algo novo que nos amplie a visão, algum ensinamento. É muito confortável viver em um ambiente em que está tudo bem o tempo todo, em que não é preciso mudanças. Mudar o percurso pode até dar medo, mas ter sucesso nos negócios é correr riscos incansavelmente.
Organização é preciso
Imagine que sua equipe de vendas comece atirando para todos os lados, abordando qualquer pessoas que tenha acesso, sem qualquer critério. Com certeza, seus vendedores perderão muito tempo e não conseguirá atingir suas metas. Sabemos que quanto mais clientes você prospectar, mais vendas irá fazer. No entanto, temos consciência que sem planejamento, organização e critérios para essas buscas e, principalmente, boa gestão desses clientes. Logo, é preciso que essa prospecção seja de acordo com a capacidade do vendedor de atender sua demanda.
E a melhor forma de conseguir ter maior produtividade é sendo organizado, coloque no sistema todos os detalhes, retornos, quando será a próxima reunião ou contato, quais as informações importantes que podem te ajudar na abordagem e na oferta do produto. Crie o ritual de organizar o seu dia, quanto mais você tiver prospecções de forma organizada, mais resultados consistentes terá também. Parece óbvio, mas muitos colaboradores deixam isso de lado, devido o cotidiano corrido, e acabam dificultando de conseguir os resultados que tanto querem e de forma consistente.
Prepare uma boa equipe de vendas
Ter sua própria equipe de vendas é pilar essencial para a sua empresa crescer, será preciso garimpar bons profissionais. Infelizmente, essa é uma das etapas mais difíceis, caras e trabalhosa. Por isso é necessário planejar o seu orçamento e o seu tempo para que você possa contratar bons profissionais. Lembre-se de todas as etapas: anúncios de vagas, entrevistas, triagem, contratar os profissionais e treiná-los. Isso tudo, antes mesmo deles darem retorno desses investimentos para empresa.
Por isso é importante alinhar as suas expectativas quando for fazer recrutamento, não só com relação aos profissionais, mas, também, com relação a estrutura e as ferramentas que você tem na sua empresa. Logo, é preciso que você saiba bem qual é a sua estratégia de vendas e como irá executá-la. Somente dessa forma, você poderá dizer aos seus colaboradores o que de fato a empresa poderá oferecer a ele. Evitando dessa forma, muita rotatividade, funcionários desmotivados, que não vestem a camisa da empresa e que não dão retorno.
Trace metas alcançáveis
Outro ponto importante de qualquer estratégia de vendas são as metas que se deve traçar, para que, assim, possa alcançar determinado objetivo. São importantes instrumentos que não só definem onde a empresa quer chegar, mas como uma forma de motivar a equipe de vendas.
Ao definir as metas da empresa, você tem que se atentar que ao mesmo tempo em que as metas precisam ser desafiadoras, elas precisam também ser alcançáveis. Pois, assim, sua equipe de vendas estará sempre engajada.
Aposte em bons métodos de vendas
Planeje bem as técnicas de vendas, utilize técnicas atuais, que valorizam o cliente e entende que hoje, ele é tem voz e pode ser um influenciador da sua marca. E que tenha uma técnica para cada persona e cada etapa na jornada de compra. Por isso é muito importante entender bem os hábitos e comportamento de compra dos seus clientes. Dessa forma, todo o processo de vendas será mais natural e terá melhor efeito.
Estratégia de vendas
Monitore os resultados da sua equipe de vendas, você precisa verificar quais são os erros e acertos. Solucionar os problemas da equipe de vendas é essencial para empresa. Para facilitar o monitoramento e até mesmo a confiabilidade dos dados, é importante ter as ferramentas certas na equipe de vendas. Um sistema de CRM ajuda a conseguir ter todos os dados mais importantes, integrados e atualizados, diariamente. Além disso, facilita os processos devido a organização, ajudando a sua equipe de vendas a ter maior controle das atividades. É algo, também, que agiliza as tomadas de decisões e a correção dos erros, por isso é tão importante.
Sistema como o CRM da Chat2Desk, te garante essa facilidade em que você pode ter todos os dados atualizados e centralizados. Além disso, oferece um atendimento omnichannel, possibilitando sua marca se comunicar com os clientes em diversos canais. Ainda tem o atendimento híbrido. Ou seja, se o cliente entrar em contato por conta de um problema simples, por exemplo, o chatbot pode fazer o atendimento e solucioná-lo. Já os problemas complexos, são por meio de atendimento humano. Dessa forma, otimiza o trabalho da sua equipe e ela pode se dedicar aos atendimentos que realmente demandam atenção. Além disso, o sistema do Chat2Desk faz relatórios, te dá informações sobre a produtividade dos funcionários, ajudando na gestão da equipe de vendas.