Instagram: 9 dicas de como aumentar o engajamento

Até que fim, empresas no Instagram! Até que fim, os empresários tomaram consciência da importância das redes sociais para o seu negócio e que o Instagram não é só uma ferramenta de influencers de moda. Mas um vitrine da sua empresa e que poderá não só educar o seu cliente, como construir um relacionamento genuíno com a sua audiência. Se manter presente na vida dos clientes, construir autoridade e uma comunidade forte. Por conta do momento atual, lojas fechadas e a necessidade de distanciamento social, não teve outra opção. 

Além disso, diferente dos meios publicitários antigos, hoje, com as redes sociais, qualquer pessoa pode conhecer o seu negócio sem barreira geográfica. Você não precisa investir rios de dinheiro para a propaganda do seu negócio aparecer, apenas, alguns segundos no horário nobre. E ainda é possível que as pessoas compartilhe a sua mensagem, do jeito que você a criou, com centenas de outras pessoa, simultaneamente.

Ao contrário do que se pensava os pequenos empreendedores, as redes sociais não só os ajuda muito, como é também uma grande oportunidade de ter bons resultados sem precisar investir tanto quanto antes. Vai além, você pode colher informações estratégicas que te ajudarão a otimizar todos os processos do seu negócio no que tange a entrega ao cliente. Além de ser possível verificar as métricas, o que não era possível na mídia tradicional. Sem contar que com o advento da mídia paga, você pode direcionar quem vai receber sua mensagem. 

Por isso reunimos algumas dicas de como potencializar seu instagram, alcançando mais prospects e tendo mais engajamento com os seus seguidores

1. Post seus Instagram stories para os horários de pico

Não há um horário definido para todos os dias e que seja perene. O horário de pico depende da sua audiência, nicho e como é o comportamento do consumidor que te segue. Logo, isso pode mudar, caso você atinja um novo público ou o comportamento da sua audiência mude. 

Geralmente, os melhores horário são pela manhã, no horário de almoço e bem de noitinha. 

Mas o ideal é você olhar o “Instagram Analytics”, nas informações do Instagram, em atividades, tem os melhores horários de cada dia. Mas, saiba, que para você estar sempre entre os primeiros dos stories ou mesmo aparecer nos stories dos seus seguidores, é necessário fazer, no mínimo, 10 stories.

Pois o Instagram limita de só ter disponível para cada usuário 200 perfis nos stories. Logo, só estarão disponíveis os que mais postam e tem relevância para os seguidores. Portanto, se for fazer vários stories ao dia, pode ir monitorando os melhores horários e postar os conteúdos de maior valor nos melhores horários.

2. Use os adesivos do Instagram Stories para começar conversas

Use os adesivos que o instagram disponibiliza nos stories, faça enquetes, testes, perguntas. Pois além de você fazer com que o usuário tenha uma ação ativa, comunicando o algoritmo que o seu conteúdo é relevante para ele. E ao usar o adesivo de perguntas, você ainda pode ter ideias de conteúdos para posts e assuntos para abordar. Aliás, a dúvida de um pode ser a dúvida de muitos.

3. Teste e analise novos tipos de conteúdo

Amplie seu leque de conteúdo, não só o tema central do seu nicho, mas os temas também relacionados. Temas complementares ao seu nicho ou mesmo aprendizados de outro nicho que possa ser aplicado no seu também. Ou mesmo uma ideia legal que você acredite que te ajude a solucionar um problema, pode ser, também, a solução que os seus seguidores estavam buscando. Então, não tenha medo de criar um conteúdo que fuja da sua linha editorial, mas que agregue algum valor. E é sempre bom um respiro, ter ao menos, de 20% do seu conteúdo voltado para assuntos que humanize tua marca e que não necessariamente tenha a ver com o seu nicho.

Não se esqueça, antes de planejar o seu conteúdo da semana, verifique o que deu melhor resultado na semana anterior, sempre avalie seus resultados e faça pesquisa com a tua audiência para que você sempre faça posts de valor.

4. Faça posts compartilháveis

Faça conteúdo compartilhável, que seja engraçado ou que seja uma mensagem que todos nós precisamos ouvir. Citações ou algum conteúdo que faça lembrar um amigo, será sempre um conteúdo que os usuários irão compartilhar. O segredo dos conteúdos compartilháveis são os apelos afetivos! As pessoas se identificam com emoções que já sentiram. Memes, também, são excelentes conteúdos compartilháveis, por mais que utilizamos o Instagram para gerar conteúdo de qualidade, ele não deixa de ser uma ferramenta para entretenimento. 

Empreendedor buscando referência de conteúdos
Empreendedor buscando referência de conteúdos

5. Faça conteúdo compartilhável também nos Stories 

Faça stories que, também, seja compartilháveis ou aborde um tema em que as pessoas gostem o bastante ou que ela se identifiquem muito a ponto de te mencionar em seus stories. Pois, assim, elas naturalmente irão te indicar para as pessoas e você não precisará fazer nenhum esforço adicional. 

6. Fale da sua marca e mostre os bastidores

Não tenha medo de falar da sua marca, dos seus desafios, dos bastidores. O storytelling é uma estratégia que sempre gera muito engajamento, as histórias comovem, humaniza a marca, gera identificação e aproximação. Sem falar que, por trás de uma marca, há sempre histórias de superação que emocionam e inspiram muito as pessoas. Além de você criar uma relação com os seus clientes. Esse tipo de conteúdo te dá autoridade, agregando valor a tua marca, fidelizando os clientes. E você ainda pode criar uma comunidade trabalhando os elementos únicos da sua marca, trabalhando seus diferenciais e o que faz tua audiência te acompanhar. 

7. Crie legendas maiores

Crie legendas grandes! Primeiro ponto, é que assim, você entrega mais conteúdo de valor para a sua audiência. Segundo ponto, sua audiência ficará mais tempo lendo seus posts, ou seja, ele fica mais tempo te acompanhando. Isso é uma informação que o algoritmo lerá como conteúdo de grande relevância para o usuário. Além de você ter aí mais palavras chaves para utilizar nas hashtags. Então, sabemos, textão é só vantagem!

8- Utilize as #hashtags

As #hashtags é como se fosse o SEO do Instagram, serve para você achar pessoas, conteúdos e ser achado. Portanto, elas tem que ter ligação com o seu nicho, localização que você queira atingir e o tema da publicação. É uma ferramenta que tem que ser usada com estratégia, do contrário, você poderá ser até punido pelo Instagram.

Sempre busque mesclar: use #hashtags que são muito usadas e que sejam usadas até 20k. Mas não menos do que 500 menções. As que são usadas com frequência, você aparecerá rapidamente. As que tem menos, poderá ficar entre as relevantes. Use as #hashtags para interagir, curtir e fazer comentários relevantes em posts de suas personas. Você não precisa seguir, quem gostar do seu conteúdo irá te seguir. 

   As #hashtags, também, pode servir de brainstorming, assim como, para fazer uma análise da concorrência. Identificar qual conteúdo tem mais relevância. E você pode buscar também conteúdos relacionados ao tema principal.

9- Interaja com a sua audiência

Responda os comentários, olhe os stories dos seus seguidores, curta o que eles postam, responda os directs sempre. Quanto mais interagir com os seus seguidores, mais seus conteúdos aparecerão para eles. E mais engajamento você terá e mais chance de criar fãs. Poder mandar mensagens de boas vindas personalizadas ou mesmo de ausência, para que o seu seguidor não fique sem resposta é importante.

Algumas empresas trabalham com isso, o recomendado é escolher uma que faça a comunicação omnichannel. Ou seja, que não esteja só no Instagram, mas nas demais redes sociais. Empresas como a Chat2Desk, não só oferecem esse serviço, como ainda organiza as informações dos consumidores de acordo com a jornada do cliente. Essas informações te ajudarão no seu planejamento estratégico. 

E oferece comunicação híbrida em canais como WhatsApp, Messenger, Telegram entre outros. Em que os chatbots com inteligência artificial, auxiliam com mensagens padrões, mas personalizadas. E nos casos mais complexos, atendimento humano.

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