Planejamento de um modelo de produção enxuta

O método de produção enxuta é uma filosofia em que defende a gestão de negócios enxuta, evitando gastos desnecessários – seja de tempo, investimento ou energia etc-. Utilizando somente o essencial para que se tenha produtividade de excelência durante alguma atividade ou algum processo. Originada nos anos 80, no Japão, o modelo de produção enxuta começou a ser utilizado na indústria automobilística. No entanto, somente 10 anos depois que ganhou popularidade com o lançamento do livro “A Máquina Que Mudou o Mundo”, do professor do MIT, James Womack. E passou a ser importante para a indústria automobilística japonesa, sendo seu maior utilizador, a Toyota.

Em 2011, Eric Ries, lançou “Startup Enxuta”, outro livro em que fala sobre o método de produção enxuta, dessa vez, adaptando a realidade não só de empreendedores, mas de intraempreendedores também, nos mais variados setores. Esse sucesso se deve, em grande parte, à universalidade de seus princípios, que podem ser facilmente adaptados para diferentes realidades e modelos de negócio.

Quais os princípios do modelo de produção enxuta?

Abaixo, você confere como o pensamento de produção enxuta se aplica e pode melhorar o trabalho em algumas áreas. Uma das maiores vantagens do método de produção enxuta é que líderes e gestores conseguem produzir mais com menos recursos em diversas áreas da empresa. Basta seguir as seguintes diretrizes. 

  • Elimine qualquer problema identificado o que dificulta os processos da empresa;
  • É importante que o trabalho flua bem para os colaboradores e que não tenha ruídos na comunicação;
  • Ter claro as demandas que pedem urgência, assim, como as entregas;
  • Dar o suporte que sua equipe precisa para ter entrega com qualidade e consistência;
  • Tendo como o seu principal objetivo analisar os resultados e focando no que importa: a satisfação do cliente. 

Logo, todo processo é direcionado para dar prioridade a produção em si e o que gera impacto positivamente nos consumidores. Todo o resto pode ser eliminado, isso não só otimiza os processos como melhora os resultados, sem ter que aumentar a equipe ou que os mesmos tenham que ficar exausto, O propósito é ter um método de trabalaho inteligente. Pode até parecer uma atitude radical falando desse modo. Mas, de fato, o método de produção enxuta tem se, comprovado durante os anos, um guia de como performar cada vez melhor e sem sobrecarregar a equipe.

 

Tem aplicabilidade em quais áreas da empresa?

No entanto, engana-se quem pensa que é só mais um modelo de gestão do tempo ou de organização dos processos da empresa. O maior princípio do modelo de produção enxuta é que todos esses ajustes venham de dentro para fora, o que o faz ser perene em sua eficiência. As melhores técnicas não são as estéticas, mas as que mudam a base do negócio. Em que possuem estrutura para que a empresa possa lidar com as mais altas demandas, de uma forma, em que a produção esteja alinhada com suas vendas

Além desses pontos, existem outros fatores que são importante para sua aplicação e que os gestores que pretendem utilizá-las devam ter conhecimento. Inicialmente, eram somente sete fatores, porém, um último foi inserido, por conta de toda importância das habilidades pessoais, que os colaboradores devam ter para sucesso de uma equipe. O método de produção enxuta deve-se aplicar nas seguintes áreas da empresa:

  • Transporte
  • Estoque
  • Movimentação
  • Espera
  • Superprodução
  • Processamento excessivo
  • Defeitos 
  • Desperdício de habilidades

Como aplicar o método de produção enxuta no seu negócio?

Alguns passos no processo são importante e algumas ferramentas também.

 

Faça um planejamento 

Antes de iniciar o processo de mudanças e eliminações, defina os objetivos, veja quais áreas tem mais prioridades, faça um escopo que trace as mudanças conforme o tempo e a necessidade. Denominando os responsáveis por cada setor, quais as suas responsabilidades, quais recursos precisam para executar determinada tarefa ou mesmo realizar tais mudanças e seus prazos. 

 

Fortaleça a sua equipe

Para que haja foco no que importa é preciso ter uma equipe forte, unida e alinhada com o propósito da empresa. É preciso inserir essa cultura e que todos estejam cientes de que mudanças são necessárias para que melhorem os seus processos. E cada um entenda o seu papel nessa mudança e na busca por melhoria contínua. 

No entanto, para que a equipe participe dessa mudança é necessário que eles tenham conhecimento do que se trata a modelo de produção enxuta, todas as suas etapas e todos os seus princípios. E entender que é looping infinito, não para, é busca incessante por melhoria contínua.

 

Garanta o apoio das lideranças da empresa

Dê autonomia e suporte para que seus líderes possam dar as suas equipes os recursos, tempo, equipamentos e espaço necessários. Os líderes, nessa cultura, tem um papel estratégico, pois eles que dão suporte aos colaboradores que estão na ponta, seja na produção ou no atendimento ao cliente final. 

 

Comece com processos simples

Comece modificando processos simples, isso ajudará a motivar a equipe. E utilize como exemplo para que eles se dediquem mais nas próximas mudanças e, mais para frente, para as grandes melhorias. Com pequenos progressos e contínuos, o resultado será melhor no final e mais consistente, com menos erros. Mudanças grandes e urgentes, podem ser mais difíceis de conseguir resolver num primeiro momento. 

 

Tenha um espaço para ter uma reunião em que discutam o progresso da aplicação da produção enxuta.

É fundamental que o gestor escuta o que cada colaborador tenha a dizer sobre esse processo. Só assim, ele saberá como auxiliar a equipe. Crie um fluxograma dos processos, também, para nortear a equipe.  Ter uma área exclusiva para as reuniões sobre melhoria de processos ajudará a ter as pautas mais focadas. Um grande quadro na parede, onde desenhar os diagramas de processos, ajuda bastante a equipe ter direcionamento de qual será a próxima etapa.

Análise dos resultados da aplicação do modelo de produção enxuta
Análise dos resultados da aplicação do modelo de produção enxuta

Ferramentas para aplicação

Algumas ferramentas de gestão e controle de qualidade podem ajudar a aplicar o método de produção enxuta:

 

Just In Time

Consiste em produzir a quantidade necessária de acordo com a demanda e no momento certo, ou sejas, a etapas de produção e de vendas devem estar sincronizadas. Eliminando, assim, a espera e o desperdício de insumos. Essa ferramenta geralmente é aplicada em conjunto com uma outra ferramenta, na realidade, sistema: Kanban.

 

Kanban

Chamado, também, como “sistema de tração” ou “gestão visual”. E foi, também, uma técnica criada pela Toyota. Em que controla a produção e o estoque de forma assertiva e econômica. Sendo um sistema completo que controla a produção,  movimentação, realização de tarefas e a entrega das demandas. Indicando, também, em que se deve reabastecer, produzir ou comprar. 

 

Manutençlão Produtiva Total

Essa ferramenta tem como princípio a manutenção autônoma, em que cada profissional tem autonomia para realizar as tarefas que foi designado. A manutenção planejada em que tenha planejamento nas operações, inclusive um calendário das manutenções preventivas dos equipamentos, evitando assim a necessidade de consertos nos momentos inoportunos. Manutenção de qualidade, controlando a qualidade das operações, além das melhorias específicas, diantes dos problemas que aparecem no meio do caminho.

 

Quais as vantagens de se utilizar o modelo de produção enxuta?

Além de ter como vantagem um trabalho eficiente, com produção enxuta, fica bem fácil de cada colaborador saber o que deve fazer no cotidiano da empresa, o fluxo de trabalho fica mais organizado. E, como resultado, você tem uma equipe mais alinhada e integrada com os propósitos e com as metas da empresaNo início, pode ser até difícil implementar o pensamento em toda equipe, mas, com o tempo, os colaboradores se adaptando, a gestão se torna mais simples e eficaz. Pois elimina os erros e os atrasos, entregando ao cliente, um serviço ou produto de mais qualidade.

Alguns sistemas que a tecnologia nos proporciona são aliados ao modelo de produção enxuta. Como por exemplo, as automações, com o uso dos chatbot para os atendimento digitais. Muito utilizado por empresas parceiras do Facebook, como a Chat2Desk. A empresa consegue ter um atendimento via WhatsApp Business API bem otimizada, já que podem ser criadas mensagens personalizadas e menus, direcionando o cliente e o atendente. Além de não deixar o cliente esperando e otimizar o trabalho dos colaboradores, pois o atendimento é híbrido. E quando o atendente for falar com o cliente, ele recebe seu histórico, que o ajuda na abordagem. 

 

Modelo de produção enxuta 1

Related Post

    Leave a Comment

    Artigos recentes

    Adaptação ao mercado atual com a retomada da economia
    Conteúdo sobre estratégia de vendas: up sell, cross sell e down sell
    quais ações de branding é preciso tomar para resultar em brand equity
    Corretor de imóveis planejando com os dados colhidos do CRM para imobiliária
    capital da inovação e a importância da visão