CRM trabalhando os leads

Um bom CRM é aquele que ajuda não só em entregar melhor experiência para o cliente, mas, também, para o colaborador e para empresa. Tem uma interface intuitiva, sem ser difícil manuseio, facilitando sua utilização e otimizando o tempo investido em atividades. Além de ser ótimo provedor de informações que ajuda a empresa nas tomadas de decisões importantes. 

1- Base de dados integradas

Esse é o principal problema que um bom CRM irá resolver, ele integrará todo o seu banco de dados. Ter dados duplicados de clientes, stakeholders, colaboradores e setores podem dificultar bastante a vida do time de vendas do seu negócio.

E ter planilha para arquivar e organizar todos esses dados não é a melhor forma de utilizá-los. Pois além de não saber se a planilha está atualizada, podem existir outras planilhas com os mesmos dados, em outras máquinas ou em outras contas de email. Já em um sistema de CRM, os dados são atualizados automaticamente e é acessível a todos, principalmente se for um CRM em SaaS, ou seja, que esteja na nuvem, mas com acesso remoto por dispositivos móveis. 

 

2- Ter leads qualificados

Ter um estudo sobre quais os hábitos de compra e comportamento do seu público é essencial, até para você saber o quanto vale investir e negociar com esse cliente. Ou se é melhor focar em um outro lead que tenha mais chances de ser fidelizado pela sua marca por se identificar com ela. 

Existem algumas estratégias para qualificação de leads, como alguns critérios em que um determinado público se encaixa, por exemplo: o poder aquisitivo, ver valor na empresa e na entrega da solução que é vendida, o tempo para fechar a venda. Se o contato é quem tem o poder da tomada de decisão.

 

3- Follow up

O CRM te ajuda a não ter mais falha de follow up que é um problema grave, pois ninguém gosta de ser ignorado. E quem nunca perdeu uma oportunidade boa de negócio por ter esquecido de responder um email, ligar para pessoa ou enviar um proposta. No mínimo, isso dificulta o processo de vendas. Um bom sistema de CRM alertará aos seus usuários todas as atividades agendadas, evitando que não as façam por esquecimento. E, dessa forma, ajudando manter uma excelente relacionamento com os clientes da empresa.

 

4- CRM  geram relatórios gerenciais e funil de vendas

Mensurar os resultados da sua gestão de vendas e setores de relacionamento com o cliente é essencial para que a empresa possa identificar quais os erros cometidos, onde vale a pena investir e aprimorar. Um bom CRM, reúne todas as informações, gera relatórios com todos os indicadores importantes mensurados. Te ajuda a ter uma visão melhor dos processos que estão acontecendo. Além de ter um funil de vendas que é muito importante para manter a comunicação conforme a jornada do cliente. Tudo isso de forma acessível e bem intuitiva, qualquer gestor pode ter acesso a inúmeros relatórios.

É possível acessar a quantidade de vendas por equipe, as informações coletadas dos clientes, como foram os fechamentos das vendas e saber até o porquê de algumas vendas não terem sido realizadas. Dessa forma, é mais fácil ter controle e conhecimento de tudo o que acontece.

5- Tomada de decisões táticas

Com os seus leads qualificados, você poderá tomar as melhores decisões estratégicas do que fazer com ele. E você pode utilizar as técnicas que seu negócio mais se identifica para poder trabalhar esses leads. O CRM inclusive te ajuda nessas escolhas, pois você poderá avaliar a fidelidade x lucratividade

Você deve estar se perguntando que análise é essa, mas é simples: você acha que vale manter um relacionamento com um cliente fidelizado, que compra frequentemente seus produtos ou serviços, mas que não gera lucros? E um cliente que não é fiel a sua marca, mas é lucrativo para o seu negócio?

Relatórios-gerados-pelo-sistema-de-CRM
Relatórios-gerados-pelo-sistema-de-CRM

 É preciso que esses dois fatores andem juntos na criação das estratégias de venda, por isso analisar o comportamento do consumidor. Mas, também, a lucratividade que ele gera a empresa e um bom sistema de CRM te ajuda a chegar num resultado preciso para cada cliente.

Você pode fazer essa análise com os seguintes critérios:

  1. Cliente fidelizado, mas que não gera lucro: faça ofertas personalizadas que se baseiam em suas necessidades;
  2. Cliente fiel e lucrativo: solidifica o relacionamento  e utilize estratégias vendas na emoção;
  3. Cliente não fiel e rentável: conquistar sua lealdade trabalhando bem a comunicação, relacionamento e venda consultiva;
  4. Cliente não fiel e não lucrativo: não agrega a empresa construir um relacionamento com esse cliente, ele só demandará tempo.

Fatores importantes na implantação de um CRM

1- Adotar a cultura de CRM

Não adianta implantar um bom sistema de CRM e o seu time não estar alinhado com o propósito de construir um relacionamento com o cliente e deixá-lo satisfeito. O sistema de CRM é apenas uma ferramenta, mas será a cultura da empresa que o fará útil nos processos de venda. Pois é preciso saber manuseá-lo corretamente e utilizar todas as possibilidade que ele proporciona ao setor de executar um bom trabalho. 

2- Engaje sua equipe

É preciso treinar a equipe e fazê-la entender que o CRM é um sistema para otimizar o tempo de trabalho, gerar mais resultados e clientes satisfeitos. Por isso, treine bastante a equipe para que ela entenda tudo sobre a nova ferramenta e veja o seu valor para a empresa.

 

3- Dados completos e atualizados

Outro ponto importante, é que a ferramenta mantém os dados atualizados e unificados para todos os seus usuários, no entanto, é preciso que os campos sejam preenchidos, atualizados corretamente conforme o contato dos vendedores com os clientes. Ao contrário do que pensam, esses dados agilizam todo o processo, já que você entenderá o perfil do cliente, onde ele está na jornada de compras e quais são suas necessidades.

Escolha um bom CRM que não só auxilia sua equipe, mas que, sobretudo, deixe o seu cliente se comunicar melhor com sua empresa. Por isso, escolha um CRM completo, uma boa opção como falamos anteriormente são os SaaS. Os da CHat2Desk, que além de gerar relatórios, manter o banco de dados na nuvem, possibilitando o acesso remoto por dispositivos móveis. Ainda utiliza a inteligência artificial e a learning machine para usar as informações de forma mais estratégica e assertiva possível. 

Vantagens de ter um CRM 1

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