Pular para o conteúdo

WhatsApp Business recebe novas atualizações

Essa semana, o WhatsApp lançou sua nova atualização para a versão beta do aplicativo das contas que usam android. As contas que estão instaladas no sistema iOS, também receberão atualização, mas, apenas, que corrige alguns bugs que o WhatsApp apresentava. As mudanças previstas para o aplicativo são mais voltadas a versão do aplicativo para contas profissionais. Já que com a pandemia do coronavírus, inúmeras empresas começaram a utilizar o WhatsApp Business como um meio de comunicação e suporte entre empresas e clientes

E a tendência não é só que isso permaneça, mas que aumente. Desde então, o aplicativo vem buscando melhorar sua experiência de usuário e dar mais estrutura para as empresas que utilizam o aplicativo. Além de aumentar, também, o número de contas do WhatsApp Business API, que tem inúmeras funções que melhoram o atendimento, e ter mais empresas parceiras.

 

Mudanças na função catálogo do WhatsApp Business

O catálogo, do WhatsApp, é uma função disponível somente para contas profissionais, para que as empresas possam anunciar seus produtos, listando e descrevendo cada um deles, ou encaminhar links para o site. Mas caso o cliente queira ver as opções dos produtos, é preciso clicar no perfil da empresa para ter acesso ao catálogo

Como a melhora do recurso Catálogo, que antes não era achado com facilidade, depois dessa atualização, será mais utilizado. Pois muitos clientes não são ligados a tecnologia e tinham dificuldade de achar. E, sabemos, cliente quer o que é mais fácil e mais rápido. Então, buscando melhorar a experiência do usuário, torna a ferramenta mais acessível para ambas as partes. O WhatsApp está com essa nova versão, ainda, em teste. Os clientes receberão uma notificação de que a empresa tem catálogos, como um atalho, o botão fica no topo da tela conversa. E as empresas não precisam mais ficar enviando sempre os links dos produtos. 

 

 Atualização do botão chamada

A atualização, no entanto, muda o botão de chamada que, agora, estão concentrados em um único botão. Ou seja, esse botão servirá para chamadas de áudio e de vídeo, em que o usuário deverá escolher a opção desejada. As contas do WhatsApp Business que foram cadastradas no Programa Beta do Google, são as que terão acesso às atualizações.  

E apesar da atualização ainda estar em fase de implementação, em breve, essa nova versão estará acessível para as contas instaladas no sistema android. Já as contas que estão no sistema iOS, ainda não tem previsão.

WhatsApp Business terá novas atualizações
WhatsApp Business terá novas atualizações

Arquivos enviados serão autodestrutivos

Outra novidade do WhatsApp que vem por aí, é que o aplicativo está com uma outra  atualização em teste, para lançar um recurso que seus usuários estavam esperando por muito tempo. O site WABtainfo anunciou que o WhatsApp beta, da versão com a numeração 2.20.201.1, teria a função de poder determinar a autodestruição de fotos ou vídeos enviadas para os contatos

Essa nova funcionalidade tem um ícone que ao ativá-lo, define que o arquivo enviado – imagem, vídeo ou GiF – será apagado, logo, assim, que o usuário sair da tela da conversa. Caso a pessoa que recebeu fecha o app, após, ter aberto o arquivo e, depois abrir novamente, a janela da conversa, a imagem já aparece como apagada. E não deixa qualquer vestígio de que foi mandada, pois o WhatsApp apaga, inclusive, sua referência no histórico – ou seja, não mostra nem uma mensagem como “mídia removida/apagada/expirada”. Ela simplesmente desaparece. 

Alguns aplicativos já utilizavam essa função, que começou a se tornar popular com o Snapchat, posteriormente, o Telegram, também, começou a utilizar o recurso e, obviamente quem não poderia ficar de fora, o Instagram também adotou a funcionalidadeMas no WhatsApp, ao menos na versão beta, não é possível ainda estipular um prazo para o arquivo ser apagado. 

A atualização ainda não entrou em funcionamento, mas capturaram a tela de envio no WhatsApp beta. A função, também, não está disponível para as contas instaladas no sistema iOS, o que deve acontecer antes da função ser ativada. 

 De acordo com WABetaInfo, ainda não tem previsão de lançamento da função no WhatsApp. Pois, antes de ser lançado, o recurso precisa ter algum tipo de controle com relação a captura de tela, que pode ocorrer antes de apagar a mídia. Invalidando, assim, o objetivo principal da função. Só depois dessas etapas que poderá ser lançado para os bilhares de usuários

Uso simultâneo do aplicativo em até quatro dispositivos será lançado em breve 

O site WABetaInfo, também, informou outra atualização que visa melhorar a experiência das contas comerciais. A função que já era possível, também, no aplicativo rival, Telegram, chega ao aplicativo do Facebook. Apesar de muito aguardada, até antes da pandemia, o WhatsApp não demonstrava interesse em ter essa funcionalidade no aplicativo. O recurso que permite que uma única conta poder ser acessada em até quatro dispositivos diferentes. E já está em fase final dos testes para verificar se está apta para o grande público. 

Além disso, não é necessário que o dispositivo principal esteja conectado a internet para que os outros fiquem logados. Dessa forma, é possível que envie mensagem pelo desktop, mesmo que o celular esteja desligado. O desafio, agora, é a empresa conseguir uma forma de integrar o histórico na sua interface do celular para o computador

Se por um lado essa atualização facilita o trabalho das pequenas empresas, tem um contraponto, pois torna a conta mais vulnerável a clonagem. Que, inclusive, vem sendo bem habitual nas contas pessoais. Por isso para empresas, o ideal é utilizar o WhatsApp Business API, pois tem uma segurança maior já que é integrado em um sistema, que conta com inteligência artificial, sem falar que a conta ainda pode ser verificada. Além disso, vale lembrarmos que o WhatsApp já permitia que dois dispositivos diferentes tivesse acesso a uma mesma conta: o smartphone e o desktop. Só não era possível ter acesso aos dois dispositivos quando o smartphone estava desligado.

Para conseguir acessar as funções da nova atualização, é necessário atualizar a versão beta do seu aplicativo. Se a atualização for feita, mas ainda não conseguir ter as funções do aplicativo, o recomendado é esperar até que passe 24 horas. Mas vale lembrar que as versões de testes, de fato, só algumas contas tem acesso.

Já para ter acesso ao WhatsApp Business API é preciso que a empresa contrate uma empresa que ofereça o serviço de SaaS. Empresas como a Chat2Desk, além de oferecer o WhatsApp Business API, trabalham com a comunicação omnichannel. Ou seja, são inúmeros canais, como Telegram, Instagram Direct, Messenger entre outros. E você tem acesso a isso tudo em um único sistema, o melhor a interface é toda integrada, dessa forma, o atendente tem acesso as mensagens de todos os canais em uma mesma tela. O sistema organiza as informações de acordo com a jornada do cliente e ainda faz relatórios que podem ser muito úteis no planejamento estratégico de marketing e vendas.

 

WhatsApp Business recebe novas atualizações 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *