Pular para o conteúdo

Adoção de tecnologias de realidade aumentada e virtual em setores como varejo, saúde e treinamento.

Realidade virtual e realidade aumentada não são tecnologias recentes, mas muitas pessoas ainda fazem confusão a respeito delas.

Ambas possuem diferentes aplicações no dia a dia, porém elas são responsáveis por aumentar a experiência que vivemos no uso da tecnologia.

Para saber mais sobre a diferença entre essas tecnologias, vamos compreender mais sobre essas tecnologias e também sobre a realidade mista.

O que é realidade virtual

A realidade virtual é um ambiente virtual simulado por computador e dispositivos, como óculos e fones de ouvido de realidade virtual.

Na realidade virtual, o ambiente é simulado, gerando uma espécie de desconexão da vida real e levando o usuário para um novo ambiente virtual, onde ele pode experimentar novas experiências.

A imersão vai desde a sensação de participar de uma jogatina online, assim como os sentimentos de poder explorar novas regiões.

Como funciona

Essa imersão se dá através de óculos e fone de realidade virtual, porque esses dispositivos preenchem totalmente o campo da visão, então quando uma pessoa coloca um óculos de realidade virtual, o ambiente físico é abafado.

Quando ligado, o dispositivo VR possui telas e sensores que levam a visão do usuário até o jogo ou universo que ele deseja explorar, simulando um novo ambiente, junto com os movimentos e interações do usuário.

O que é realidade aumentada

Diferente da realidade virtual, a realidade aumentada não busca levar o usuário para um novo ambiente virtual gerado por computador, mas sim trazer informações e conteúdos digitais para o mundo real.

A realidade aumentada captura o ambiente em que o usuário está e traz informações e conteúdo digital para esse ambiente, isso é possível através de smartphones e outros dispositivos.

Como funciona

Um grande exemplo disso é um filme 3D no cinema que busca trazer uma nova experiência ao reproduzir efeitos 3D. Essa tentativa de trazer efeitos visuais dando uma nova experiência visual para o usuário é realidade aumentada.

Essas novas tecnologias podem e devem ser utilizadas em alguns setores atualmente como forma de trazer ainda mais benefícios. Ao analisar setores como: varejo, saúde e treinamento de colaboradores chegamos seguintes resultados:

No varejo pode usar e abusar da realidade virtual fazendo com o cliente tenha a experiência de ter o produto antes de realizar um processo de compra.

Já na saúde é possível testar a tecnologia de realidade virtual em pesquisas que visam tratar doenças, dando uma noção mais ampla ao pesquisador. estudantes de medicina já estão sendo treinados fazendo cirurgias em ambiente virtual, para que tenham mais segurança no momento da cirurgia real.

Já quando se fala em treinamento as pessoas podem ser treinadas em ambientes e situações simuladas.

Viu quantos benefícios a tecnologia pode gerar às pessoas?

Por isso, é importante implementar a tecnologia nos processos da sua empresa, além de benéficas elas podem ser um destaque diante da concorrência, não fique de fora e conte com a Chat2Desk para melhorar cada vez mais o seu negócio.

Solicite já uma demonstração e conheça todas as nossas funcionalidades!