Desde 2011, o grupo Facebook vem investindo em realidade aumentada e realidade virtual, sempre com muita visão do que será o mercado futuramente, ninguém imaginava que a compra da Oculus, iria gerar frutos 10 anos depois. Ainda não sabemos, mas, é bem provável que nesse meio tempo, foram feitos inúmeros estudos e pesquisas sobre como o metaverso mudará toda a dinâmica do nosso futuro.
Juntando isso com a pressão do Governos dos EUA, sobre a regulamentação das redes sociais por conta de toda influência na mente dos jovens e dos seus usuários. E ainda recebendo as acusações de ser um monopólio por deter a maioria das redes sociais mais usadas no mundo. O grupo, que tinha como nome o seu produto pioneiro: Facebook, resolveu mudá-lo para Meta.
No dia 28 de outubro, o CEO do antigo Grupo Facebook, Mark Zuckerberg anunciou que Meta é o novo nome da holding, ou seja, a empresa mãe, mas seus produtos irão permanecer com seus respectivos nomes. Em uma live no Facebook, o CEO da empresa afirmou que o grupo está passando por um rebranding e está mudando seu nome.
De acordo com Meta, o novo nome da empresa no Facebook, não haverá paredes. Através da utilização da realidade virtual e aumentada, teremos a oportunidade de nos sentirmos mais próximos de familiares ou amigos distantes. O CEO, Mark Zuckberg diz que o plano é criar produtos com metaverso – onde podemos brincar, criar arte e nos conectar em 3D.
Qual o maior objetivo em mudar o nome do grupo para meta?
À medida que outras plataformas de redes sociais, como o TikTok, começaram a ocupar uma parcela maior do cenário de redes sociais, o Facebook sentiu a necessidade de inovar. E como já tinham comprado, uma empresa que oferece realidade aumentada e virtual e somada a melhoria da internet, com a chegada do 5G.
Em um comunicado à imprensa divulgado pela Meta, Zuckberg descreveu como o Metaverso: “o metaverso funcionará como uma combinação híbrida das experiências sociais online atuais. Às vezes, expandido em três dimensões ou se projetando no mundo físico. Ele permitirá que você compartilhe experiências imersivas com outras pessoas mesmo quando vocês não puderem estar juntos, e fazer coisas que não poderiam fazer juntos no mundo físico por algum motivo”
“Hoje somos vistos como uma empresa de mídia social, mas em nosso DNA somos uma empresa que desenvolve tecnologia para conectar pessoas, e o metaverso é a próxima fronteira, assim, como as redes sociais eram quando começamos”, disse o CEO da Meta, Mark Zuckerberg.
De acordo com Zuckerberg, o Facebook não abrange mais tudo o que a empresa faz e quer fazer. “Construir e melhorar nossos aplicativos de redes sociais sempre será um foco importante para nós. Mas, agora, toda a nossa marca está tão intimamente ligada a um produto que já não pode representar tudo o que estamos fazendo hoje, muito menos no futuro,” o CEO disse.
Por que o Facebook está fazendo essa mudança agora?
Nos últimos meses, aumentaram as análises e os olhos voltados do Governo dos EUA, da mídia e dos protestos com relação ao impacto da empresa na mente das pessoas e, em particular, nos adolescentes.
Zuckerberg respondeu a este debate público dizendo que há, sim, questões importantes em que a empresa deve se concentrar no presente. E buscar o aprimoramento e diminuir os efeitos colaterais em seus produtos, causando menos danos à mentalidade das pessoas.
No entanto, nunca haverá um momento perfeito para olhar para o futuro, se focarmos só no presente. A meta da empresa é que 1 bilhão de pessoas ingressem nesse mundo virtual – conhecido como Metaverso – nos próximos dez anos.
Meta revelou um novo logotipo, que é o símbolo do infinito. A empresa explicou que o “símbolo foi projetado para viver dinamicamente no metaverso – onde você pode se mover por ele e ao redor dele”. E, por causa disso, o logotipo do Facebook foi alterado na sede no Vale do Silício.
Zuckerberg disse que não quer mais que as pessoas conheçam o Facebook apenas como uma empresa de redes sociais, mas uma empresa de tecnologia social que conecta pessoas. E, portanto, o nome da empresa foi alterado.
O CEO, também, afirmou que a mudança de nome não trará mudanças na estrutura corporativa da empresa e, sim, uma mudança na forma como a empresa relata os resultados na entrega dos seus produtos e em seus resultados financeiros.
O que é metaverso?
O metaverso é uma rede de ambientes virtuais sempre ligados em que as pessoas podem interagir umas com as outras e objetos digitais, enquanto operam representações virtuais – ou avatares – de si mesmas. Pense em uma combinação de realidade virtual imersiva com um RPG multiplayer online massivo, é isso está sendo cada vez mais conhecido como metaverso.
Um conceito de ficção científica que muitas pessoas na indústria de tecnologia imaginam como o sucessor da internet de hoje, o metaverso é apenas uma visão neste ponto. Mas empresas de tecnologia, como o Facebook, pretendem tornar o cenário virtual para muitas atividades online, incluindo trabalho, brincar, estudar e fazer compras.
Especificamente, metaverso é uma mala de viagem ao meta – ou seja, transcendência mesmo – e verso, do universo. Embora o metaverso possa ser muitas coisas, existem três aspectos principais dele: presença, interoperabilidade e padronização.
O primeiro elemento crítico – a presença – é a sensação de estar realmente em um espaço virtual, com outras pessoas inseridas no mundo virtual. Décadas de pesquisa mostraram que esse senso de incorporação – que pode ser alcançado por meio de tecnologias de realidade virtual, como monitores tipo head-mounted – melhora a qualidade das interações online.
Em segundo lugar, a interoperabilidade significa ser capaz de viajar perfeitamente entre espaços virtuais com os mesmos ativos virtuais, como avatares e itens digitais. Ao mesmo tempo, tecnologias baseadas em blockchain, como criptomoedas e tokens não fungíveis, podem facilitar a transferência de bens digitais através das fronteiras virtuais.
Finalmente, a padronização é o que permite a interoperabilidade de plataformas e serviços no metaverso. Tal como acontece com todas as tecnologias de mídia de massa – da impressora à mensagem de texto – os padrões tecnológicos comuns são essenciais para uma adoção generalizada.
Acredita-se que o resultado disso será um mundo cada vez mais conectado e pessoas usando ainda mais redes sociais, sejam para trabalhar, se divertir ou comprar. E, justamente, por isso, é tão importante que empresas fiquem atentas às novidades de mercado para se adequarem e estarem à frente da concorrência. Mais do que nunca as redes socais e o ambiente digital farão parte das vendas.
Empresas como a Chat2Desk já vem utilizando inúmeras tecnologia para facilitar a vida das empresas no ambiente digital. Com um sistema que ajuda tanto os processos internos quanto com relação aos clientes. E oferecendo a possibilidade de diversas automação utilizando a inteligência artificial, para personalizar cada vez mais o atendimento ao cliente nas principais redes sociais. Além da integração com diversas ferramentas úteis, sendo uma ferramenta imprescindível para quem deseja ter uma empresa de sucesso no ambiente digital.