Cliente permitindo que a empresa entre em contato via WhatsApp

Nesses tempos difíceis muitas empresas tem ido abordar seus cliente por meio do WhatsApp Business API, ou seja, uma abordagem direta e ativa, em que a empresa envia a primeira mensagem. Para isso, você precisa obter o opt-in de quem vai receber, no caso, o cliente. O opt-in é uma forma do cliente autorizar o recebimento de mensagem da empresa, demonstrando que realmente quer manter contato com a sua empresa pelo WhatsApp Business API. Sendo uma forma de evitar que o WhatsApp Business API tenha spam ou que a sua empresa envie para os clientes. 

Como faço para obter o opt in do meu cliente no WhastApp Business API?

O convite precisa ser feito por meio de outro canal, como website, e-mail ou landpage e etc. Deve ser objetivo, ter o visual e a logo do WhatsApp Business API e o seu nome de usuário. O cliente também precisa informar o seu WhatsApp por meio de uma ação ativa, como o próprio a digitando.

Já o opt-out é exatamente o inverso do opt-in, ou seja, é quando o cliente não deseja receber suas mensagens via WhatsApp. Nos dois casos, a empresa é responsável por gerenciar as autorizações e recusas dos clientes para receber mensagem pelo WhatsApp Business API.

É importante respeitar o desejo do cliente. E se em algum momento o cliente que autorizou receber as mensagens e, agora, não queira receber mais mensagens da sua empresa. Você precisa retirá-lo da sua lista de envio, pois mantê-lo, além de ser inconveniente, não vai convencê-lo a permanecer. Você ainda pode ser bloqueado ou receber uma reclamação nas redes sociais.

As chances de comprar no seu e-commerce após tirar as dúvidas via aplicativos são maiores
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Qual a diferença de conversas para notificações no WhatsApp Business API?

Existe até a possibilidade de conversar com o seu cliente sem a necessidade do opt-in por um período de 24 horas a partir do momento em que a última mensagem, enviada pelo cliente, caso ele que tenha entrado em contato com a sua empresa. E sempre que o cliente enviar nova mensagem, esse período de 24 horas de liberação é reiniciado.

Vale lembrar que essa interação com o cliente pode ser feita por chatbots ou mesmo atendentes humanos ou ambos. Mas, se sua empresa quiser enviar mensagem depois de passar as 24 horas de liberação, sem o opt-in, essa mensagem será considerada pelo aplicativo como notificação. Neste caso, as notificações no WhatsApp Business API são pré pagas e podem, também, ser enviada por meio de chatbots ou atendimento humano. Este recurso pode ser muito válido em casos de avisos, horário marcado, atualização sobre serviços e produtos, promoções, ofertas entre outros. 

A outra saída é em caso o cliente inicie um diálogo com a sua empresa, respondê-lo em até 24 horas e manter o cliente sempre engajado, que aí não precisará investir em notificações para isso. 

Além disso, você pode utilizar mensagens padrão ou modelo, que são as mensagens que você envia quando deseja iniciar uma conversa com o cliente, a abordagem ativa. No entanto, não basta escrevê-la e enviá-la, esse tipo de mensagem é necessário passar pela revisão do WhatsApp Business API e aprovação do mesmo, para que a empresa possa utilizá-la. Essa mensagem pode ser utilizada, também, quando a empresa não responder o cliente naquele prazo de 24 horas e queira reativar a conversa.

 

O que é mensagem padrão do WhatsApp Business?

Existem algumas regras para o funcionamento da mensagem padrão, já que nem todo o conteúdo é permitido o uso desse tipo de mensagem. Tipos de conteúdo que não são permitido esse tipo de mensagem:

  • Conteúdo de vendas e promoções;
  • Recomendações de produto ou ofertas;
  • Conteúdo recorrente;
  • Conteúdo para reengajar o cliente;
  • Arquivos de mídia – imagens e vídeos -, só são autorizadas quando o cliente inicia a conversa;
  • Solicitação de avaliação dos aplicativos da empresa
  • Envio de lembretes sobre produtos ou algum serviço da empresa que o cliente tenha mostrado interesse em ver.

O cliente se sente mais confortável ao se comunicar pelo WhatsApp Business API

As pessoas que utilizam o WhatsApp costumam acessá-lo várias vezes ao dia, se duvidar, o tempo todo. Diferente de outros meio de comunicação do meio digital, onde os algoritmos norteiam quando é melhor entrar em contato com o seu cliente ou não, o WhatsApp trabalha de forma cronológica. 

E, ainda tem o benefício de não ter que lidar com concorrência pela atenção do seu cliente e você ainda se comunica de forma personalizada, falando com ele diretamente e de forma precisa. Sem ter que ligar, já que hoje em dia, as pessoas não gostam de receber ligações, acaba se tornando um meio invasivo, desconfortável e a pessoa é surpreendida e não consegue deixar de falar. Sendo que com o cotidiano tão corrido como o que temos, a maioria das pessoas não tem tempo para falar no telefone.

Logo, mensagens de texto é uma forma mais tranquila de manter contato e mais confortável para o cliente, já que ao receber, ele pode responder na hora em que ele achar melhor.

As pessoas utilizam o WhatsApp para falar com pessoas mais próximas
As pessoas utilizam o WhatsApp para falar com pessoas mais próximas

O contato é mais próximo!

Esse é meio de se comunicar mais próximo, não a toa que é mais utilizado para falar com pessoas próximas. Isso permite uma comunicação que não precise de tanta formalidade para o cliente isso é ótimo, mas para a empresa é um pouco complicado. Porém, é preciso ter mais cuidado, pois caso sua equipe faça algo errado os efeitos negativos podem ser maior do que em qualquer outra plataforma, justamente, por ser um espaço considerado tão pessoal. 

Sempre deixe claro para o seu cliente que as conversas pelo WhatsApp são seguras, criptografadas e que não há problema algum ele informar seus dados. Utilize todas as funções da ferramenta, use os emoticons, quem tem IOS pode usar os memojis, você pode compartilhar arquivos, fotos, a sua localização e contatos. 

Como minha empresa pode adquirir uma conta do WhatsApp Business API?

Para ter acesso ao WhatsApp Business API você precisa contratar o serviço de um Solution Partner (ou Solution Provider), que são empresas especializadas, como a Chat2Desk, que disponibilizam todas as ferramentas necessárias para que o canal consiga desempenhar um bom serviço e dar conta das demandas de empresas, pois é necessário servidores, redes e bastante tecnologia.

Por isso, o Facebook criou parcerias globais estratégicas com empresas, como a Chat2Desk, para acelerar e não deixar as empresas esperando pelos seus serviços, já que a companhia não tinha infraestrutura suficiente para atender a todas as empresas que buscam ter acesso ao WhatsApp Business API.

 

O que é necessário para o processo de aprovação WhatsApp Business API?

O cliente solicitará ter acesso através da Chat2Desk, que indicará o melhor solution provider para a empresa, após a escolha, é solicitado a autorização da conta do WhatsApp Business API diretamente com o WhatsApp. Para solicitar a conta no Chat2Desk é preciso:

  • Crie ou tenha uma conta no Facebook
  • Faça o cadastro no Gerenciador de Negócios do Facebook. Tenha atenção nessa hora, pois quando você se cadastra no Facebook Business é criado um ID, ele será utilizado para criar sua conta comercial no WhatsApp Business API e não tem como mudá-lo depois.
  • Para acessar o seu ID é preciso que você acesse sua conta do Gerenciador de Negócios
  • Após isso, vá em Configurações de Negócios 
  • Clique em Informações da Empresa
  • E você verá nas informações do Gerenciador de Negócios, o seu número de identificação.

Após concluir esses passos, você já pode entrar em contato com a Chat2Desk e ter as seguintes informações para fazer sua solicitação: 

  • ID do Gerenciador de Negócios
  • Nome da sua empresa
  • Número completo da conta de WhatsApp da sua empresa (código do país + DDD + número)
  • CNPJ da empresa
  • Página do Facebook
  • Website

O número escolhido para a sua conta no WhatsApp Business API pode ser o mesmo que a sua empresa já vem usando, pode ser, também, um número fixo, 0800 ou outros números de ligação gratuita. Mas é necessário que possa receber ligações internacionais, SMS e que não tenha sido utilizado no API do WhatsApp Business anteriormente. 

OBS:. Vale lembrar que a empresa parceira não tem como garantir a aprovação, o WhatsApp Business API que fará toda avaliação do processo.

Quem consegue ter acesso ao WhatsApp Business API pela Chat2Desk, tem inúmeras vantagens, além de todos os benefícios do WhatsApp, tem acesso a estatísticas e métricas, relatórios como todas as especificações, tanto da jornada de compra do consumidor, como também, de todo trabalho de sua equipe. Além disso, possui um dashboard integrado que facilita o atendimento em todos canais que você está presente, possibilitando, assim, uma estratégia omnichannel de sucesso.

WhatsApp Business API: como ter boas maneiras e quais são as regras de etiqueta! 1

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