O WhatsApp divulgou ontem, segunda-feira (15), que está lançando o recurso de pagamento diretamente via o aplicativo. Essa nova funcionalidade oferece aos usuários poder pagar produtos e serviços das empresas que estão cadastradas no WhatsApp Business. Além de, poder transferir dinheiro para amigos ou contatos dentro do próprio aplicativo, por meio dos smartphones Android e iOS. Essa nova função estava em período de teste na Índia, desde o início do ano, entrando, agora, oficialmente, ao rol de recursos do grupo Facebook.
Para conseguir utilizar a função é preciso cadastrar um cartão no Facebook Pay. O Brasil é o primeiro país a receber a ferramenta que tem como objetivo ajudar e facilitar as transações comerciais no Brasil, a funcionalidade será disponibilizada aos poucos para seus usuários nas próximas semanas.
A funcionalidade está disponível, também, no WhatsApp Business e no WhatsApp Business API. Até então, os pagamentos podem ser realizados pelo WhatsApp Pay através somente de cartões de crédito ou débito do Nubank, Banco do Brasil e Sicredi com as bandeiras Visa e MasterCard. E as transferências são aceitas somente por meio de cartão de débito ou combos suportados. Segundo o próprio WhatsApp, é bem provável que futuramente eles venham ter novos parceiros melhorando e dando mais possibilidades aos usuários que usam o recurso.
Já que sempre foi muito habitual utilizar o WhatsApp no cotidiano dos brasileiros, com a pandemia do coronavírus e o fechamento das lojas físicas, muitas empresas tem utilizado o WhatsApp, não só como um canal de atendimento para tirar dúvidas, como, também, para venda direta. E como todos nós sabemos, muitos clientes não gostam de migrar de plataforma para fazer suas compras.
Logo, ter como possibilidade efetuar o pagamento diretamente pelo aplicativo ajuda muitas empresas a terem alta conversão. De acordo com o diretor de operações do WhatsApp, Matt Idema, o objetivo do mensageiro é ajudar a retomada da economia e que empresas possam crescer nesse momento tão difícil. “Pequenas empresas são fundamentais para o país. A capacidade de realizar vendas com facilidade no WhatsApp ajudará os empresários a se adaptarem a economia digital, além de apoiar o crescimento e a recuperação financeira” disse o executivo.
Como o WhatsApp Pay funciona para empresas no WhatsApp Business?
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Lojistas e empreendedores poderão se cadastrar no recurso em suas contas para vender seus produtos e serviços pelo WhatsApp Business. Isso dá mais praticidade e a possibilidade oferecem maior conforto aos seus clientes. Para utilizarem o recurso é preciso configurar o Facebook Pay para receber as vendas e aceitar os termos de adesão, assim como, fazer cadastro na Cielo
Todas as transações das contas empresariais são realizadas pela Cielo, por isso é necessário ter uma conta cadastrada. A conta bancária precisa ser verificada para que a empresa possa receber os pagamentos, entretanto, o processo não deve durar mais que três dias. Após a verificação, os pagamentos dos clientes serão recebidos pela Cielo e vão para a conta bancária da empresa em até dois dias. Há a cobrança de uma taxa fixa em 3,99% sobre o valor de cada transação realizada.
Por outro lado, quem é empreendedor se beneficia bastante, pois no WhatsApp Business ou WhatsApp Business API não estabelece limite de recebimento de pagamento ou transações. Logo, as empresas poderão utilizar o recurso em tempo integral.
Como é feito o acompanhamento do pedido?
Ainda é possível acompanhar o status da transação a qualquer momento, basta ir em “Ajustes”, depois ir na aba de “Pagamentos”, nas configurações do próprio WhatsApp e verificar se está “Solicitado”, “Processando”, “Pendente”, “Efetuado”, “Não Efetuado” e “Expirado”. Assim como o histórico de pagamentos, Você pode identificar as transações em seu extrato bancário pelo código “FBPAY *WAY” ou “FBPAY-WA”, com o nome da pessoa que recebeu o dinheiro.
A solicitação ou envio de pagamento podem ser feita em grupos, também, nesse caso, todos os participantes do grupo irão ter acesso a todas as informações de pagamento, até o valor. Logo, o recomendado é sempre fazê-lo em conversas privadas para que os membros não vejam os dados pessoais dos envolvidos na transação. E, também, não tem como efetuar transferências pelo WhatsApp via web ou desktop.
Como é o funcionamento do WhatsApp Pay para contas pessoais?
O cliente deve cadastrar um cartão de crédito, de um dos parceiros do aplicativo, no Facebook Pay para poder efetuar pagamentos e transferência via WhatsApp. Os consumidores, que possuem só conta pessoal, tem o limite de R$1.000,00 por transação, podendo receber até 20 transações durante um dia. No entanto, por mês só é permitido fazer pagamentos e transações até R$5.000,00.
Porém, os usuários que possuem conta pessoal só poderão fazer transferências entre si por meio de cartão débito. Com os cartões de crédito podem, somente, realizar pagamento para empresas que utilizam o WhatsApp Business ou o WhatsApp Business API. Essas empresas, inclusive, só são liberadas por ter configurado o Facebook Pay para “Receber pagamentos por vendas”.
Mas, para você poder fazer suas compras ou enviar alguma ajudinha a amigos e familiares, é preciso que, antes, configure o Facebook Pay. Depois de configurado, é só você ir no WhatsApp, vai diretamente na conversa da pessoa que deseja fazer o pagamento ou transação e, logo em seguida, clique em “anexar”, ou seja, no ícone “+”, e pressione pagamento. Após isso, basta inserir o valor e descrever em uma mensagem de pagamento, pressione “PAGAR” e prontinho.
O valor é transferido para conta bancária que está associada ao cartão de débito da pessoa a quem o usuário enviou a transação. E o beneficiário só poderá receber a transação se tiver configurado algum cartão débito que tenha sido emitido pelos banco cadastrados no Facebook Pay. O beneficiário precisa aceitar o pagamento no decorrer de dois dias e, caso o usuário não aceite, o dinheiro irá retornar ao remetente.
Pode-se confiar no WhatsApp Pay?
Apesar de no caso das transações não ser possível utilizar criptografia de ponta-a-ponta, por contas das informações que os bancos necessitam receber dos seus clientes para liberar as transações. O WhatsApp afirma que possui um sistema robusto que armazena os seus dados e a criptografia que armazenam os dados de pagamento dos clientes estão em uma rede separada e segura. E que, além disso, os clientes recebem um código de confirmação do WhatsApp, o PIN do Facebook Pay e o código de verificação. Para manter sua segurança, o recomendado é que esses dados não sejam compartilhados com ninguém.
É cobrado alguma taxa?
Os clientes, que possuem conta pessoal, não precisam pagar qualquer taxa para pagamento de compras realizadas para empresas ou transações entre contas pessoais. Contudo, podem receber taxas de utilização dos bancos. Já os comerciantes precisam pagar uma taxa fixa de 3,99% para cada recebimento de pagamento de seus cliente pelo aplicativo. Assim como outras plataformas como PagSeguro ou Paypal.
O que é o Facebook Pay?
O Facebook Pay é uma função para pagamentos que o Facebook, grupo responsável pelo WhatsApp desde 2014, oferece aos seus usuários. O grupo tem investido já há algum tempo na integração das plataformas e por o Facebook ser uma plataforma mais completa e que já realiza pagamento para anúncios há um bom tempo, o pagamento das transações no WhatsApp será realizado através dela. Porém não é preciso ter uma conta no Facebook Business, caso você seja conta pessoal.
Você pode se cadastrar direto do WhatsApp. Basta ir em “Pagamentos”, digitar o valor e adicionar a forma de pagamento. Após aceitar os termos do grupo para utilizar o serviço, é preciso que crie um PIN do Facebook Pay e informar seus dados, como nome completo, CPF, número do cartão de um dos bancos participantes. A validação é feita por meio do código de verificação.
Com essa possibilidade, o uso massivo do aplicativo deve ser usado por empresas, nesses casos, o melhor a se fazer é contratar um serviço de software, como os da Chat2Desk. Esses serviços não só possibilitam não só o atendimento híbrido, humano e por meio de chatbot, mensagens automáticas personalizadas, por meio de inteligência artificial. Pois assim, poderá atender 24 horas por dia o seu cliente, além de obter melhor controle do trabalho realizado. E ainda, tem a possibilidade de ter um dashboard integrado em que é possível atender todos os canais de comunicação digital em que sua empresa esteja presente.