O WhatsApp Marketing tem sido uma excelente ferramenta utilizadas nas estratégias para posicionamento de marca e realizar vendas neste período de crise. Momento em que procuramos poupar em alguns investimentos, porém permanecemos na busca por bons resultados, o WhatsApp Marketing atende essas duas necessidades. Além de ser econômico, é acessível e tem resultados rápidos. Pois basta um celular e um aplicativo do WhatsApp que você tem a possibilidade de se comunicar com milhões de clientes, já que é um dos meios mais utilizados para interagir virtualmente.
Um dos mensageiros mais utilizados no Brasil, 96% das pessoas que possuem smartphone utilizam o WhatsApp. Logo, a possibilidade de você ter público de interesse que utiliza o aplicativo é muito grande. O aplicativo ainda permite o atendimento contínuo o que é essencial na construção de relacionamento com o cliente. É possível fazer de um lead, um cliente fiel, mas para isso é preciso uma estratégia assertiva.
Como uma alternativa de vendas com as portas das lojas físicas fechadas, o WhatsApp Marketing tem sido o meio mais eficiente pelo varejo para poder se comunicar com o cliente de forma personalizada. Apesar de no marketing ser tudo muito efêmero, principalmente no ambiente digital, podemos dizer que desde os primórdios, um bom atendimento é o mínimo para um posicionamento de marca positivo.
1. Relacionamento e atendimento ao cliente pelo WhatsApp
Tabela de conteúdo
Se você tem como objetivo ter um canal de atendimento ágil e acessível, pense no WhatsApp. Sobretudo, se o seu foco for entrar em contato direto com o cliente para construir relacionamento ou vender, pois o WhatsApp tem uma taxa de abertura de 70% das mensagens, sendo um dos meios mais eficazes e com grandes chances do seu cliente ver sua mensagem.
O atendente precisa ser educado, solucionar os problemas dos clientes, tirar todas as suas dúvidas. Cliente não gosta de esperar para ser atendido, sendo muito importante respondê-lo assim que a empresa receber a mensagem. Isso é o básico do bom atendimento. O cliente pode ir se comunicar até para fazer uma reclamação ou não ter gostado de um produto, mas ao ter um bom atendimento, essa má impressão pode ser revertida e você ainda pode fidelizar o cliente.
2. Envio de promoções pelo WhatsApp
Já que o WhatsApp é tão usado por todo mundo, torna-se uma excelente ferramenta de marketing para a divulgar promoções e ofertas. Porém, é preciso saber executar essa estratégia para não enviar spam ou mensagens indesejadas. Logo, sempre peça a permissão do cliente e peça-o para salvar o número da empresa entre os contatos, como uma forma de permitir a comunicação de vocês pelo WhatsApp. Atente-se, também, com a frequência com que manda mensagem, é muito chato quando você não para de receber mensagem de uma pessoa, o tempo todo, todos os dias.
3.Produzir conteúdo de valor para entregar no WhatsApp
Da mesma forma que sua empresa envia promoções e ofertas, pode enviar notícias, informações e conteúdo relevante, como uma forma de complementar o conteúdo das redes sociais. Isso demonstra a importância do cliente no seu negócio, além da sua empresa se manter atualizada e buscando melhorias sempre, passando a imagem de autoridade do mercado.
Algumas marcas como Hellmann’s, O Boticário e L’Óreal estão aproveitando o WhatsApp para ajudar os clientes, seja com alguma atividade que eles tenham dificuldades ou para aprenderem algo sobre a marca. Os veículos de comunicação como o The New York Times e BBC, também, utilizaram o aplicativo para enviar notícias em primeira mão, com exclusividade, aos seus leitores mais assíduos.
4. Crie conteúdo viral
Uma maneira de gerar impacto no público e alcançar milhões de pessoas sem ter que investir em mídia é criar um conteúdo viral, ou seja, algo que seja criativo, inovador e que gere impacto. Tem que ser um conteúdo que o seu público queira compartilhar para que a sua empresa consiga atingir o maior número de pessoas possível. O WhatsApp é o canal ideal para esse tipo de estratégia, quantas vezes não recebemos um vídeo encaminhado vindo de alguém que o recebeu de outra pessoa e por aí vai?
Mas tenha cautela, essa estratégia é, do tipo, que não pode ser usada regularmente e use-a com um objetivo definido.
5. Envie link com landing pages
Produza conteúdo de valor, que interesse e ajude realmente o cliente, isso é fundamental para qualquer empresa que queira manter sua marca no ambiente digital. E, obviamente, o intuito de criar conteúdos tão ricos é converter o cliente. A melhor forma de converter o seu lead ou verificar quanto de conversão se teve em determinada ação é através das landing pages.
Pois, além do cliente clicar e ir para página de destino, é preciso executar uma ação para ter acesso o conteúdo. Essa ação pode ser cadastrar um e-mail, como mais uma forma de ter contato. Ou responder algum questionário curto sobre os interesses do seu público, como uma forma de pesquisa.
Envie link para seu público com a landing page, descreva os benefícios de ter acesso a esse conteúdo. O download pode ser um ebook, um webinar, inscrição para uma live privada ou acesso a determinado grupo privado, mas tem que ser algo de grande interesse do seu público e que seja imperdível. É umas das estratégias mais eficazes do marketing digital.
6- Utilize a função listas de transmissão do WhatsApp
Por que é importante que seu cliente salve o teu número? Porque, só assim, você entra na lista de transmissão do WhatsApp e consegue receber os conteúdos mais importantes. Essa é a função que você pode utilizar para enviar, para várias pessoas simultaneamente, conteúdos generalistas, otimizando o seu tempo.
No aplicativo do WhatsApp normal, esse recurso é um pouco limitado devido alguns problemas ocorrido em 2018 devido ao envio de mensagem em massa. Mas no WhatsApp Business API, você pode enviar para inúmeras pessoas ao mesmo tempo, e ainda tem a possibilidade de responder rapidamente, já que pode-se ter vários atendentes operando a conta, mas com um mesmo número de telefone.
7- Crie grupos do WhatsApp
Os grupos do WhatsApp podem ser de até 256 usuários e é uma excelente forma de criar interação e ajuda mútua com relação aos problemas do público com relação ao seu nicho ou até enfrentar esse momento atual. Serve como um excelente laboratório para verificar o termômetro da sua audiência, quais as suas necessidades e desejos. No entanto, é preciso que o grupo seja moderado e funcional, senão poderá ser mais um daqueles que são silenciados.
8- Venda direta
Com a pandemia do coronavírus, uma forma de conseguir manter o mercado aquecido e os empregos dos colaboradores, foi a abordagem direta das próprias marcas aos clientes. A Vivo tem feito isso, com os seus vendedores falando diretamente com o cliente. A Casas Bahia não só fez, com criou até a campanha “me chama no Zap”, informando seu público sobre o seu novo canal de vendas, em que seus colaboradores estão a disposição para atender o público. Dessa forma, sua equipe consegue permanecer trabalhando com segurança.
Alguns serviços, você pode ser prestados diretamente pelo WhatsApp, como em caso de consultoria ou consulta nutricional, você pode tirar as dúvidas ou mesmo solucionar algum problema. Lembre-se: esse é o maior objetivo de qualquer empresa, independente da plataforma que utiliza.
Outras empresas, como a Magazine Luíza, utiliza o WhatsApp como um pós vendas, informando o cliente sobre a realização do pedido, aprovação de pagamento e sobre o andamento de entrega dos produtos.
A melhor forma de prestar esse serviço é com a utilização de chatbots, que possibilita o acompanhamento da jornada do cliente por conta da inteligência artificial, e serviços de atendimento com dashboard integrado. Serviços como o da Chat2Desk podem fazer com que tanto o serviço de pós-vendas, SAC como o de construção de relacionamento sejam mais eficazes.
Pois ao acompanhar a jornada do cliente, o atendimento é personalizado, focado no que o cliente precisa e suas preferências, além da agilidade, pois com autoatendimento, ele é respondido na hora. E ainda melhora a performance da equipe da empresa, que podem focar nos casos que realmente necessitam de atendimento manual, e ainda, assim, o colaborador já recebe todas as informações necessárias para executar um excelente atendimento.