WhatsApp lança pacote de stickers e modo escuro para versão web

Nesta quarta feira (8), o WhatsApp lançou um pacote de novidades que vai agradar tanto os usuários quanto os profissionais que trabalham com o aplicativo. Se você é daqueles que se comunicam por emojis então, pode ficar feliz que você foi contemplado com essa atualização. Pois, agora, o WhatsApp tem stickers animados em seu aplicativo para os smartphones, tanto Android quanto iOS e, também, para a sua versão web. As figurinhas que se movimentam estão acessíveis na aba de figurinhas do WhatsApp, podendo ser baixadas diretamente pelo aplicativo. O lançamento já deve aparecer para os usuários que possuem as versões mais atuais do aplicativo

A funcionalidade já havia sido flagrada, pois alguns usuários a tinha disponível para período de testes desde a segunda metade do mês passado. E agora está disponível a todos os usuários do WhatsApp. Apesar do WhatsApp ser o pioneiro em figurinhas entre os mensageiros para smartphone, disponibilizando emojis desde 2018, somente agora tem os stickers disponíveis, enquanto, o seu concorrente, o Telegram, tem já os tem desde o ano passado. 

Após causar todo o burburinho no mercado nacional por conta do WhatsApp Pay, em que o Banco Central suspendeu o funcionamento para análise. Mas, ao que tudo indica, em breve estará disponível para os usuários. O aplicativo resolveu investir em outras melhorias para recompensar seus usuários. E como, desde sempre, os emojis é uma febre entre os seus usuários. Então, o WhatsApp sempre vem investindo em melhorias em suas figurinhas, como a possibilidade de mudar a cor da pele no emojis, lançamento de pacotes com novas opções. Ou obtendo os mais diversos tipos emojis para representar inúmeras situações. Depois possibilitou outras figurinhas em que os próprios usuários a criam e até mesmo ter acesso aos pacotes de figurinhas de terceiros.

Como adicionar o pacote de figurinhas animadas no WhatsApp?

  1. Com o WhatsApp aberto em algum conversa, toque no ícone “smile”, no canto inferior esquerdo;
  2. Aperte o botão “+” para acessar as opções de pacote de stickers do WhatsApp;
  3. Abrirá uma aba em que é possível ver os pacotes de stickers animados disponíveis, basta clicar no ícone em forma de “play” ao lado do nome do pacote de figurinhas. Para baixar, só clicar no ícone em formato de “seta para baixo”.
  4. Após concluído o download, o pacote estará disponível em seu menu de figurinhas do 

WhatsApp.

Para adicionar o pacote de stickers animados, só é possível via aplicativo instalado no smartphone. Após baixar os pacotes, as figurinhas ficam disponíveis, também, na versão web, mas sem a opção de adicionar qualquer figurinha nesse formato, ainda. Agora, você pode utilizar em qualquer formato do aplicativo e enviar para amigos e clientes.

Vale lembrar que o WhatsApp sempre libera aos poucos suas atualizações para os usuários. Caso ainda não tenha disponível em sua conta, atualize o aplicativo ou, caso já esteja atualizado, porém, ainda não tenha acesso, só aguardar alguns dias.

 

Stickers de xícara que sempre faz sucesso no WhatsApp
Stickers de xícara que sempre faz sucesso no WhatsApp

Modo escuro para o WhatsApp Web

Já era uma tendência e muitas empresas já vinham utilizando o WhatsApp para os seus negócios, mas com a quarentena, isso se intensificou. Muitos colaboradores de grandes e pequenos negócios passam o dia fazendo o atendimento, pós venda, compra e venda, etc no aplicativo. Pensando em gerar mais conforto aos seus usuários, o aplicativo decidiu investir na experiência do usuário e lançar o modo escuro para a versão web também.

Pois fica mais fácil de digitar e a maioria dos usuários que trabalham pelo aplicativo, utilizam esse versão web. O modo claro era uma reclamação recorrente por conta de ambientes com pouca luz, então, o WhatsApp atendeu os pedidos de quem ficava com os olhos cansados por conta da claridade. 

No entanto, é preciso ficar atento, os especialistas não recomendam o modo escuro para pessoas que permanecem lendo ou trabalhando por muitas horas seguidas. Como as conversas profissionais, geralmente, não são longas, a ajuda é muito válida. Mas caso fique por muito tempo, o ideal é alternar. 

 

Outra novidade é o QR code

Essa atualização já era muito aguardada, já que os novos smartphones tem leitura nativa de QR code. E muitos já utilizam aplicativos tanto para criar o QR code do seu contato do WhatsApp no plano de fundo do celular ou até estampado na blusa, quem aí não viu alguém vestindo a camisa, da Reserva, QR crush no carnaval? 

O propósito da nova atualização é ajudar clientes e empresas que tem utilizado muito o WhatsApp para atendimento e vendas. Pois os usuários podem enviar mensagem para as marcas sem precisar salvar o contato da empresa no WhatsApp. Basta escanear o QR code e enviar a resposta após o recebimento da mensagem pré definida da empresa. E ainda fica disponível o catálogo de produtos das empresas para que os clientes possam ter acesso, mesmo sem ter o número salvo. O lançamento está disponível para as empresas que utilizam o WhatsApp Business.

Em tempos de pandemia em que o aplicativo virou ferramenta essencial, uma das mais práticas e preferidas por marcas e consumidores para se comunicar no meio virtual, o WhatsApp vem buscando facilitar a comunicação de todos os seus usuários. Cada usuário receberá o seu QR Code para que outras pessoas possam adicionar o seu contato de forma mais prática. A ideia é não precisar digitar o número e ter que salvar, acelerando o processo e não interrompendo a conversa ou mesmo agilizando as negociações. 

Emoji de óculos escuros evitando a claridade
Emoji de óculos escuros evitando a claridade

 

Atualização para grupo de videochamadas

As chamadas de vídeo, também, receberá atualização melhorando a usabilidade para seus usuários. Agora será possível focar a tela em uma pessoa específica em uma chamada de vídeo em grupo. Basta tocar por uns segundos no perfil da pessoa e ela ocupará toda tela. E os grupos de videochamadas com até 8 pessoas poderão começar a call, apenas, clicando em um ícone. No entanto, é preciso ficar atento para não apertar sem querer.

Além dessa ferramentas como os stickers e o catalógo, as empresas podem aproveitar outras funcionalidades para perfis comerciais no WhatsApp Business que ajudam no atendimento ao cliente em sua decisão de compra, como:

  • Descrever o que sua empresa faz, 
  • O horário de funcionamento;
  • Deixe o endereço de email para contato de negociações mais formais, que pedem respaldo jurídico. E do estabelecimento físico, também, disponível, mesmo em tempos de pandemia, pode ser necessário, até por questões como frete ou retirada na loja; 
  • Coloque o link do seu site, da sua página do Facebook e do instagram, eles são integrados: vai diretamente para o aplicativo;
  • Utilize as mensagens de saudação e de ausência para que o seu cliente não fique sem resposta. O cliente não gosta de esperar e nem devemos deixá-lo esperando;
  • Além das etiquetas que ajudam na organização interna do atendimento, você pode ir criando categoria conforme o processo de venda, pós venda, relacionamento e etapas da jornada do consumidor. 

 

Cada vez mais, o WhatsApp vem investindo em melhorias para a versão business do seu aplicativo, já que cada vez mais, também, vemos grandes marcas o utilizando como canal de venda e de comunicação. Para uma gestão e atendimento eficiente, o ideal é contratar o WhatsApp Business API através de uma empresa parceira do Facebook, como a Chat2Desk.

Pois além de você poder ter várias interfaces de atendimento com um único número cadastrado no WhatsApp. Os chatbots ajudam na otimização do atendimento, direcionando tanto o cliente quanto o atendente em casos que necessite comunicação humana, uma vantagem da comunicação híbrida. Além de gerar vários relatórios em que se pode entender como tem sido a produtividade da equipe até entender todos os comportamentos da sua persona e em que etapa da jornada do consumidor, cada cliente seu está.

 

WhatsApp lança stickers animados e modo escuro na versão web 1

Related Post

    Leave a Comment

    Artigos recentes

    Adaptação ao mercado atual com a retomada da economia
    Conteúdo sobre estratégia de vendas: up sell, cross sell e down sell
    quais ações de branding é preciso tomar para resultar em brand equity
    Corretor de imóveis planejando com os dados colhidos do CRM para imobiliária
    capital da inovação e a importância da visão