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5 dicas para facilitar o pagamento para o seu cliente

Empresas foram feitas para dar lucro e para isso precisamos que nossos clientes se sintam bem em realizar compras e pagamentos em nossas empresas, isso é um fato! E é justo, pois sabemos o quanto é difícil manter uma empresa em nosso país com todos os desafios que enfrentamos. Não vou convencê-lo de que existem maneiras de fazer seus clientes gostarem de gastar dinheiro comprando coisas, mas podemos te ajudar a fazê-los ter prazer em pagar sua empresa com recorrência devido sua boa entrega.

 

A relação entre uma empresa e seus clientes

Quando se trata de pagar as contas, existem algumas estatísticas importantes que nos fornecem um contexto para compreender a relação entre uma empresa e seus clientes. Segundo o estudo da Forrester Consulting (2018), as empresas centradas no cliente ganham o dobro do lucro comparado das que não focam no cliente. Além disso, uma pesquisa da P&G com 180 executivos de marketing diz que a individualização do cliente é uma prioridade, porque eles estão aprendendo que quanto mais pessoal a abordagem, maior a chance de uma resposta positiva.

 

A tecnologia está evoluindo e tornando as cobranças de pagamento mais fáceis

A tecnologia mudou as expectativas do consumidor em todos os sentidos com relação a todas as empresas. Pense em todas as coisas que as pessoas podem fazer com facilidade: pedir qualquer coisa da Amazon, pagar com um clique, fazer transferências ou até mesmo pedir uma pizza em um aplicativo.

As empresas evoluem constantemente e criando novos produtos para tornar a vida do consumidor e suas compras mais fáceis. É uma regra simples – torne a compra na sua empresa o mais fácil possível e os clientes irão comprar da sua empresa com mais frequência. Se o processo de compra for trabalhoso e desorganizado, as pessoas podem procurar em outro lugar.

Infelizmente, muitas empresas ignoram essa tendência com relação a simplificar as formas de pagamentos para os seus clientes. Entregar as os boletos para o cliente e receber seus pagamentos precisam ser atividades voltadas para o cliente. Eles são tão importantes para a experiência do cliente quanto navegar em seu site ou obter um ótimo atendimento.  

A maioria das empresas, tirando os grandes líderes de mercado, não tem um portal próprio, hoje. Onde você pode fazer: login, visualizar faturas e aberto, histórico de compra, realizar pagamentos e registrar contestações. Exigindo que os clientes façam solicitações por mensagem ou por telefone com um atendente, com longos tempos de espera.

Esse processo não apenas irrita os clientes, mas, também, consome tempo e trabalho valiosos dos funcionários. Se a sua empresa mantém essa forma de pagamento, mesmo possuindo uma base de clientes recorrente que frequentemente compram de você, esse processo é muito amador ainda.

  

Como garantir que um cliente faça o pagamento na data de vencimento

Uma forma de garantir que o cliente pague dentro do prazo é definir claramente as datas, taxas, condições de pagamento e outros detalhes importantes no momento da contratação. E enviar sempre lembretes pelos canais de comunicação que usam para se comunicar. Isso permite que seu cliente, especialmente se ele for novo, entenda o que esperar em relação à sua política de pagamento.

Incluindo, sobre as datas de envio de faturas e quando deve ser realizado o pagamento. Isso pode garantir que você mantenha seu fluxo de caixa .

Esses problemas costumam ser recorrentes e, por isso, iremos te ajudar, nesse artigo, fornecendo algumas práticas recomendadas que ajudarão a resolver os desafios da sua empresa com relação aos pagamentos e inadimplências.

 

5 dicas para facilitar o pagamento para o seu cliente
5 dicas para facilitar o pagamento para o seu cliente

Como simplificar o pagamento para o seu cliente

Aqui estão 5 maneiras de fazer seus clientes pagá-lo sem qualquer objeções.

 

1. Deixe disponível para os clientes o histórico de cobrança e faturas abertas online 

Se a sua empresa preza por receber o pagamento mais rápido, deixe disponível para os seus clientes o histórico de faturamento e pagamento por meio de um portal de autoatendimento. Muitas vezes, seus clientes não se lembram se pagaram uma conta, permitindo que eles possam ver seus pagamentos, é uma forma de evitar ligações inconvenientes. Ao mesmo tempo, que os clientes consigam ter ciência dos seus débitos. Além disso, não terão motivos para deixarem de pagar, já que as informações de que precisam estão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana.

 

2. Pergunte como desejam receber as faturas.

Reconheça que os processos de contas a pagar (AP) variam de acordo com o cliente. Alguns clientes preferem débito automático, outros cartão de crédito ou boletos. Alguns de seus clientes podem ter um financeiro mais burocrático, enquanto a maioria usa o bankline. Se você entregar as faturas automaticamente no formato da preferência do cliente, o pagamento será mais rápido. Afinal, a experiência do cliente agora é mais importante do que nunca.

3. Faça o trabalho pelos seus clientes.

Envie um PDF ou imagem impressa de uma fatura. E em vez de usar a entrada manual de dados para colocá-la no sistema, aproveite as vantagens da tecnologia de automação de atendimento e pagamentos. Agende envio de mensagens com os boletos, lembretes e cobrança. Assim, você receberá o pagamento mais rapidamente e não terá atrasos.

4. Transfira-os diretamente da fatura para o pagamento eletrônico com um clique.

Imagine o seguinte: você é cliente da minha empresa e recebe a sua fatura pelo WhatsApp ou por email. Em que possui a opção de pagar com um clique e você clica imediatamente no “pagar agora”. O sistema já te direciona para um portal com várias opções de pagamento e o seu método de pagamento preferido disponível. O que você faz? Faz um pagamento rápido e seguro. Uau! Essa foi fácil.

5. Ative o pagamento automático.

Você provavelmente já se esqueceu de que paga suas contas de luz e água todos os meses, porque as colocou no pagamento automático há seis anos  atrás. Então, saia de sua conta corrente uma vez por mês. Imagine se seus clientes pudessem pagar as faturas da sua empresa de uma forma tão fácil também.

PIX e WhatsApp Pay

Hoje, sabemos que tanto pix quanto WhatsApp Pay são cada vez mais usados para pagamentos eletrônicos e transferências de dinheiro. As empresas gostam de usar pagamentos em pix ou WhatsApp Pay, porque é uma forma de transferir dinheiro de uma conta bancária para outra sem usar dinheiro físico e em apenas uns cliques. Muitas vezes, os clientes não querem usar o cartão de crédito para usar em outras compras. Então, é importante ter a opção de transferências, também.

Para conseguir agendar as mensagens é importante ter um bom sistema de CRM como o da Chat2desk para que possa não só agendar os lembretes e as cobranças, como deixar todo o processo bem personalizado. Assim como, ter as várias integrações entre meios de comunicação e gateway de pagamentos. Além do atendimento 24h por dia, 7 dias por semana, podendo ser automatizado e personalizado.