Como motivar a equipe diariamente

Para muitas empresas a motivar a equipe fica em segundo plano, porém, o que eles não sabem é que uma equipe motivada, produz mais e rende melhores resultados. Gerir uma equipe é um desafio, mas a Chat2Desk trouxe algumas dicas práticas, que são aplicadas diariamente na nossa startup, e que têm funcionado para nós.

A equipe faz parte da sua engrenagem

Sem a equipe, sua empresa não funciona. Mostre que eles fazem parte da engrenagem, valorize suas opiniões, dê liberdade para que sugiram propostas de inovação, e parabenize pelas pequenas ações que realizam com qualidade dentro da empresa. Essas ações facilitam para que seus funcionários se sintam confiantes em realizar atividades sem que você necessite delegar o tempo todo.

Não se esqueça de dar autonomia à sua equipe, dessa forma, sentirão que podem te ajudar a construir um futuro melhor para a empresa. Passe para a sua equipe a sensação de que estão crescendo junto com ela. Claro que ter autonomia não significa deixar tudo largado, porém, se o perfil de liderança é bem definido, os colaboradores entendem esses limites mesmo sem que sejam ditos.

Seja inspiração! 

Seja inspiração para seus colaboradores. O perfil de liderança fala muito sobre o sucesso da empresa, um líder que assume suas responsabilidades e trabalha em conjunto com a equipe, pode servir de inspiração. Alguém com metas pessoais, que faz seu trabalho com paixão, normalmente contagia o restante dos colaboradores com essa gestão.

Além disso, compartilhe sua história, mostre para a sua equipe de onde você veio, como foi sua caminhada, e como conquistou seu lugar de destaque. Dessa forma, a equipe se conecta com você, como gestor, passa a sentir proximidade, motivação e admiração. 

Compartilhe missão, visão e valores

Seus funcionários sabem quais as missões, visões e valores da sua empresa? Entender isso, e deixar bem esclarecido, faz com que os colaboradores saibam que têm um propósito pelo qual lutar, sentem que fazem parte de algo importante. E isso é crucial para motivar a sua equipe diariamente, pois mesmo quando estiverem desanimados, vão lutar pela empresa, pois sabe que ajuda a construir o patrimônio

Conheça seus colaboradores

Conheça sua equipe, demonstre interesse pela sua trajetória.Você sabe quais são os talentos da sua equipe? Quais seus valores? Quais desafios já enfrentaram na vida pessoal e profissional? 

Esse conhecimento faz com que o relacionamento entre gestores e colaboradores fique mais próximo. Além de ficar mais fácil compreender a personalidade, e as formas de conduzir qualquer tipo de conversa com cada um deles. Facilita também entender quais possíveis desafios aquele colaborador saberia enfrentar, o que aumenta as chances de produtividade dentro da empresa. Essa abordagem empática traça uma confiança entre o colaborador e o líder. É mais fácil motivar uma pessoa a trabalhar em um ambiente amigável.

Trace metas e dê bonificações

Se tem algo que ajuda a motivar a equipe é saber que bater aquela meta pode lhe ceder qualquer tipo de benefício. Até mesmo ganhar uma “balinha”, acompanhada de um “parabéns”, pode mudar a relação do colaborador com a empresa. 

Todo mundo gosta de ser reconhecido pelo que faz, e saber que fez da maneira certa pode motivar muito, e fazer com que queiram trabalhar mais a cada dia, e dar o seu melhor para receber outro feedback positivo posteriormente.

Abra espaço para opiniões

Busque promover eventos de interação de brainstorming com os colaboradores, deixe que façam sugestões sobre a empresa, opções de melhorias, e deixe que dêem ideias. Mostrar que valoriza a opinião deles, pode ser uma maneira de mostrar que são importantes para a empresa, e que valoriza cada um deles individualmente. 

Mesmo que nem sempre as ideias iniciais sejam 100% boas, a maioria delas podem ser trabalhadas e melhoradas em equipe. 

Motivar a sua equipe
Motivar a sua equipe

Promova o trabalho em equipe

Temos que concordar que não há nada pior que a sensação de sobrecarga, né? Quando existe um trabalho em equipe, divisão de tarefas e troca de ideias, fica mais fácil evitar que qualquer um se sinta pressionado. Além disso, entender que um setor está interligado ao outro de alguma forma, e que depende do outro, faz com que a equipe busque ser produtiva para não prejudicar o trabalho do outro.

Como o sistema de CRM pode ajudar na gestão de pessoas?

Um sistema CRM integrado facilita a comunicação entre os colaboradores. Nós utilizamos o Bitrix, e através dele é possível criar um kaban personalizado com as tarefas e todas as pessoas que poderão executá-la, também possibilita o envio de mensagens com um sistema único de chat, contém feed de notícias, e as soluções através do CRM são infinitas.

É como criar um universo para a sua marca e permitir que sua equipe faça parte desse universo. O CRM tem sido o principal fator para nosso sucesso, pois através dele conseguimos monitorar de maneira completa todo o processo da nossa equipe.

Dê feedback

Entender se o seu trabalho está sendo suficientemente bom ou não, é de mega importância para os colaboradores. Apenas com o feedback existe a chance de entender seus pontos fortes ou fracos, isso ajuda a motivar a equipe, seja a melhorar seus pontos fracos, ou potencializar os fortes.

Uma dica extra: Oferecer o acesso a cursos de especialização pode ajudar a explorarem suas potencialidades e oferecer soluções para sua empresa, já que através do estudo podem abrir a mente.

1. Você fica mais próximo da sua equipe!

Através de um sistema integrado como CRM, como o da Chat2desk que possui o Bitrix, é possível trocar ideias em um chat próprio com todos os integrantes da equipe, criar grupos segmentando cada área da empresa e os envolvidos dessa área, e conversar de maneira privada com a pessoa que você quiser. 

Esse sistema traz proximidade entre cada um dos integrantes, e por possuir uma área própria de mensagens, auxilia a não dispersar a equipe com outros tipos de conversas (como ocorre quando utilizam outros chats e apps para conversar).

É possível identificar quem está online na rede, portanto, os colaboradores sentem mais segurança ao enviar mensagens para seus superiores, tornando a comunicação mais fácil e menos invasiva também. Dessa maneira, o contato fica mais leve, e descomplicado. E isso mostra como um sistema CRM pode oferecer soluções em diferentes áreas da empresa.

2. Troca de ideias

Dentro do sistema do CRM Bitrix é possível criar uma lista de tarefas e delegar para cada setor da equipe. Esse sistema se chama Kaban, e possibilita que exista uma troca de opiniões coletivas para a resolução de cada uma das tarefas. 

Esse mesmo sistema aponta o prazo das atividades, andamento delas, e até mesmo a finalidade. Tornando o trabalho de equipe muito mais fácil, e dando autonomia a todos da empresa para que possam opinar e resultar em um trabalho final que seja satisfatório. Ter uma sensação de dever cumprido é muito importante para motivar os seus colaboradores, por isso, ter a consciência e poder ver que cumpriu prazos e tarefas é essencial para que ele se sinta útil.

Mas como esse sistema funciona? Ainda não entendi!

Vamos supor que a sua empresa precisa que o setor de marketing desenvolva uma campanha nas redes sociais, que necessita de confecção de um card, texto e legenda, e o prazo máximo de entrega é de 7 dias úteis.

  • Através do Kaban você consegue:
  • -Criar um quadro com as informações da tarefa;
  • -Incluir todos os membros da equipe que estão envolvidos nessa tarefa e precisam entregá-la e finalizá-la dentro do prazo;
  • -Comentar e opinar sobre as mudanças que precisam ser feitas nessa campanha;
  • -Identificar o andamento da atividade;
  • -Observar se essa será entregue dentro do prazo estimado;
  • -E por fim, chegar a um resultado satisfatório com a participação de todos, sem criar muitos conflitos no processo.

O sistema de tarefas não é algo pessoal, nem funciona em um sistema de chat, mas algo participativo, que várias colaboradores da equipe podem acompanhar o andamento. O que ajuda a motivar cada um em ver o funcionamento do trabalho em equipe, ao mesmo tempo, que ajuda a cada um se o que dá liberdade criativa, e autonomia para todos os envolvidos no processo, além de não abrir espaço para que sejam geradas discussões calorosas e conflitos entre os envolvidos.

3. Feed de notícias

O feed de notícias é um compilado de tudo o que está acontecendo no panorama geral da empresa, essa comunicação interna é crucial para que o colaborador se sinta integrado nos assuntos gerais da empresa da qual faz parte, e se sinta parte do processo como um todo. Isso é um ponto que ajuda a motivar a todos. Essa valorização é uma das coisas mais importantes na gestão de pessoas. Pois quando o colaborador se entende como parte do processo, ele se sente reconhecido, e sente à vontade de fazer mais pelo crescimento da empresa. 

E sua empresa não pode perder a chance de motivar a sua equipe da maneira correta. Com a Chat2desk, sua empresa aumenta produtividade, conversão e fidelização de clientes, comunica entre si e com os seus clientes de forma rápida e organizada, com controle e métricas, no PC e em nosso APP mobile.

Sem a Chat2desk, sua empresa fica perdida em várias páginas, apps, limitada, sem colaboração, demora a responder aos clientes e perde vendasEstá esperando o que para se juntar a nós? Temos muito mais para sua empresa em nosso site, e redes socias. Se inscreva para não perder nenhuma novidade do mundo CRM e entender como podemos ajudar a motivar a sua equipe.

 

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