Colaborador planejando os atendimentos no Instagram direct

No dia 19, o Facebook lançou sua função Instagram Shop, com o intuito de auxiliar as pequenas empresas que estão sofrendo as consequências da desaceleração da economia por conta da pandemia do novo coronavírus. 

O Facebook Shops já funciona há um tempo, além da própria aba de marketplace do Facebook, você pode publicar seus produtos nos grupos, em sua linha do tempo. Mas com o Shops, tem a possibilidade de personalização, a empresa terá uma seção só para vendas, terá espaço para a descrição do produto e período de entrega. Além da possibilidade de entrar em contato diretamente com vendedor via WhatsApp e Messenger, é possível fazer venda pelos stories, pela aba explorar e os usuários ainda podem salvar seus produtos preferidos e montar suas sacolas. 

Com o instagram Shops, você ainda tem a vantagem de se comunicar diretamente pelo directs, dessa forma, obtendo maior retenção, pois é constatado que muitos clientes desistem quando tem que ser direcionado para uma outra página ou aplicativo. Já que pode atender diretamente o cliente por meio do direct, tirar dúvidas, receber solicitações ou mesmo receber pedidos.

Ainda é possível otimizar o trabalho, existem serviços de software de automação que ajudam a fazer atendimento via Instagram Direct de forma personalizada e mais rápido, como os do Chat2Desk. Além disso, os chatbots fazem toda a jornada do cliente, organizam os dados, geram relatórios e te direciona todo o histórico do cliente quando for algo de atendimento manual. Fatores essenciais para satisfação do cliente.

Nos Estados Unidos, já é possível efetuar pagamento direto no aplicativo. E é bem provável que futuramente os usuários possam comprar diretamente nas transmissões ao vivo. A empresa tem liberado, também, vários stickers para ajudar as empresas a promover seus negócios. 

 

Novos Stickers do Instagram

Pedido de refeição

O Instagram criou a feature de pedido de comida via delivery diretamente pelos stories. Por ser, originalmente, um aplicativo de fotos e comida é muito visual, o Instagram aproveitou esse seu diferencial para ajudar os restaurantes e ganhar novos anunciantes. Em parceria com o Uber Eats e Rappi, é possível ser direcionado do storie direto para um dos aplicativos parceiros e já efetuar o seu pedido. Você precisa ter uma conta comercial e estar na categoria de estabelecimento alimentício.

  1. Para adicionar o sticker pedido de refeição:
  2. Basta ir em “editar perfil”, 
  3. Próximo passo, é ir em “opção de contatos”, 
  4. Depois “adicionar botão” e escolher uns dos parceiros. 
A praticidade de ter o Instagram no celular, onde você pode carregar contigo para onde for
A praticidade de ter o Instagram no celular, onde você pode carregar contigo para onde for

Apoie as pequenas empresas 

A melhor forma de usar esse sticker ao seu favor é estimular seus clientes a usarem para te indicar, por ter gostado do seu serviço/ produto. A empresa mesmo pode usar, como uma forma de influência.

Como usar o instagram de forma profissional e conseguir conversão em vendas?

Primeiro passo para ter um perfil comercial bem sucedido é definir seu nicho, tenha um tema principal que você irá falar 80% do tempo e os 20% restantes de assuntos correlacionados que estejam dentro desse universo.

Algumas dicas te ajudam a definir o seu nicho

  • Qual é o seu objetivo no instagram?
  • Qual conteúdo você tem domínio para dividir com as pessoas? Faça uma lista;
  • Como é o público que você quer atrair?
  • Quais são seus comportamentos?
  • O que ele gosta de ver?

Análise da concorrência

Após escolher o nicho, você precisa fazer uma análise da sua concorrência no Instagram, até para ter uma visão melhor do seu nicho, como se comporta a audiência desse mercado, o que funciona, o que não funciona e quais os aspectos mais importantes. Será a partir da análise de concorrência, que você terá percepção de quais lacunas tem o seu mercado.

Você pode fazer análise de concorrência de 3 formas: 

  1. Através de pesquisa com o público que tenha o mesmo comportamento de consumo do seu público ideal  verificar suas referências;
  2. Verificando quais nomes é reconhecido pelo mercado e canais de comunicação;
  3. Pesquisa através das hashtag e analisar as publicações mais importantes.

Aproveitando essa análise dos concorrentes e faça um apanhado dos assuntos mais falados e que o público aparenta gostar mais no Instagram. Perceba se há alguma estratégia que funciona melhor, se falam de algum conteúdo de forma incompleta que você pode falar em sua totalidade. 

Faça uma análise SWOT da sua concorrência, considere os seguintes pontos:

  1. Fraquezas;
  2. Forças;
  3. Oportunidades;
  4. Ameaças.

Criação de Conteúdo 

Agora é o momento que você usará as respostas das perguntas anteriores e irá fazer pesquisas tudo, essas ferramentas podem te auxiliar:

Iniciando o benchmarkeing no Instagram dos concorrentes.
Iniciando o benchmarkeing no Instagram dos concorrentes.

Quando for fazer pesquisa no Google, você já terá sugestões de temas de acordo com a procura no buscador, se pegar uma dessas sugestões e fazer uma busca, terá mais sugestões ainda. Nesse caso, será mais específico, pois as sugestões tendem a subnichar os temas, o que é muito bom, principalmente quando você tiver que criar conteúdo de fundo de funil. Além do Ubersuggest, que é um planejador de palavras chaves, que te dará ideias e assuntos para posts.

Lembre-se: é para pesquisar sobre todo o universo do seu nicho, para que possa diversificar o conteúdo dentro da mesma área e não ficar cansativo.

A partir do resultado da sua pesquisa sobre assuntos para post, você irá criar sua linha editorial, que nada mais é que um calendário. Assim, como em um jornal, temos que separar nossos conteúdos em editoriais, para falarmos um pouco de  cada parte que abrange o nosso nicho. Na criação de conteúdo que vamos usar em conjunto todas as etapas anteriores, como: seleção do público alvo, as lacunas do mercado, colocar em prática todas ideais de pauta. 

Então, você fará um cronograma que, além de ter temas variados, mas que fazem parte o universo do seu nicho, pois postar sempre sobre o mesmo assunto não agrega valor a sua audiência. Também, dividirá seu conteúdo em níveis de aprofundamento do conhecimento:

  • Conteúdo para iniciante: com o propósito de atrair novos seguidores;
  • Conteúdo intermediário: para manter relacionamento com quem vem te seguindo;
  • Conteúdo avançado: para aquele seguidor fiel que já está pronto para efetuar a compra. 

Logo, você irá criar seu cronograma variando tanto os temas quanto o nível de aprofundamento do conteúdo para que ele atinja todo os públicos, os novos e os antigos seguidores que já foram, de uma certa forma, educados.  

Diversifique seu conteúdo com todos os formatos do  Instagram

É importante, também, diversificar o formato em que cria seu conteúdo, use todos:

  • Vídeos no IGTV com média de duração de um minuto a minuto e meio tem muito alcance; 
  • Vídeos mais longos para um conteúdo mais denso, destinado a um público que você sabe que irá reter;
  • O carrossel, também, serve para conteúdo mais técnico e profundo.
  • E a foto única que sempre esteve disponível no aplicativo.

Utilize as #hashtags de forma correta

As #hashtags são excelente ferramentas para buscar referências, avaliar concorrentes e até fazer pesquisas de mercado. Logo, se você as utilizam, também, pode se encontrado por quem busca conteúdo de determinado assunto.

Muitas pessoas as usam de forma indiscriminada e podem até ser punida pelo algoritmo do aplicativo. Por isso, vamos dar umas dicas e como usá-las de forma correta:

  • utilize as #hashtags que tenham a ver com o seu post e que as palavras estejam no texto ou na imagem;
  • Utilize sempre #hashtags que tenham a ver com: seu nicho, seu produto, sua postagem, suas habilidades e a sua localidade;
  • Você não precisa postar as #hashtags no post, no comentário elas tem o mesmo efeito. 
  • Procure utilizar as #hashtags que tenham menos de um milhão de alcance, pois quanto mais alcance, mais as utilizam e mais rápido o seu post vai para baixo no feed e menos pessoas veem. Mas, também, uma #hashtag utilizada poucas vezes, quer dizer que não é tão boa, então, busque um meio termo. 
cliente fazendo stories no Instagram
cliente fazendo stories no Instagram

Saiba como utilizar os stories

Enquanto o feed do Instagram serve para você ter mais alcance e ganhar seguidores, os stories servem para fidelizar sua audiência. Mostre os bastidores da empresa, no que a empresa acredita, tudo que tem a ver com o seu posicionamento e suas crenças.

Sendo o ideal para ter um bom crescimento é fazer mais de dez stories por dia e ter mais de dez publicações semanais no feed. 

Crie relacionamento

Sempre interaja com os seus seguidores, responda-os em seus comentários, no direct, de vez em quando, visite o perfil deles e curta algumas fotos. Mostre-se como amigo e que está próximo deles. Isso é importante para gerar conexão e proximidade.   

 

Related Post

    Leave a Comment

    Artigos recentes

    Funil de vendas no WhatsApp
    A nova jornada do consumidor!
    CRM para hospitais é muito importante para entregar a boa experiência aos clientes
    tendência de mercado do mundo digital
    Instagram direct é uma excelente ferramenta de vendas

    © Chat2Desk Brasil – CNPJ: 31081317000123
    Política de privacidade

    Horário de atendimento: Segunda à sexta-feira, das 08:00 às 18:00. Sábados e Domingos das 08:00 às 12:00. Suporte 24h em Inglês.

     

    Espere! Temos uma oferta especial para sua empresa!

    Na compra de um plano WhatsApp Business API Oficial

    o Setup sai de R$ 999,00 por apenas ZERO!

    Fale conosco agora e aproveite setup GRÁTIS!

    Clique aqui!

    Holler Box